Home / * PORTAL / Mamãe Preta – Canção de Evelíny Pedroso

Mamãe Preta – Canção de Evelíny Pedroso

Letra:

Mamãe Preta

Pra nascer
Pra sentir
Todo bicho homem passa por aqui
Pra descer
Pra sair
Lá do ventre busca força pra sorrir

Agora lute como uma semente
A do coqueiro dança a água e traz o coco
Viaja longe doutro continente
A cravar raiz na terra atravessa oceano

Agora lute como mamãe preta
Tire caroço do corpo vagabundo
Força do osso lá da bisavó
E com coragem de criança reinventa o mundo

 

Canção:(Evelíny Pedroso)
Violão: Ricardo Borges
Áudio: Estúdio Caixa de Sons
Vídeo: Erick Corrêa

 

No dia 10/08, às 19h, o programa EM PAUTA, apresentado pela Mel Inquieta vai bater um papo ao vivo com a Evelíny Pedroso, mas nós já andamos trocando uma ideia com ela sobre como nasceu essa composição.

REDE SINA – Como nasceu a música Mamãe Preta?

Evelíny Pedroso – A música nasceu naturalmente assim como nasceu meus dois filhos, os dois de parto natural sem cortes, sem hormônio artificial e com respeito ao tempo de amadurecimento de cada um pra vir a luz. O meu processo de composição musical não acontece no papel, a minha música se constrói toda primeiramente na cabeça, pensamento e emoção abraçados normalmente em momentos pós acordar de sono profundo ou durante o banho. Após eu já ter memorizado quase toda a música e melodia que se constroem ao mesmo tempo dentro de mim, é que eu me permito a abrir o canal pra decodificar a mensagem no papel. Sobre o tema da canção, sempre vem algo que foi vivenciado ou que se quer viver, como o respeito a matriz geradora da onde nasce todos os homens e mulheres convidando ambos para dissipar o machista homem e a machista mulher que sabotam a própria liberdade e a dos outros, pois onde não habita a liberdade, não há felicidade. E o nome Mamãe Preta é para que os brancos se recordem que muito das suas oportunidades e confortos foram conquistados em cima das costas do trabalho da mãe negra e que os privilegiados não devem chorar de barriga cheia. A luta frente a desigualdade racial será forte quando os brancos lutarem com amor verdadeiro frente ao racismo estrutural dando frutos em ações práticas antirracistas que profundamente redistribua as oportunidades entre todos com verdadeiro equilíbrio, pois existe uma dívida.

Saiba mais sobre a artista:

Evelíny Pedroso é cantora, compositora, mãe, professora e mulher negra que neste ano completa 10 anos de carreira. Sua formação em Artes Visuais-Licenciatura Plena na UFSM (2010) reverberou integrando a Banda Geringonça como vocalista e percussionista, misturando performances musicais com visualidade, gestando junto ao talentoso grupo uma trajetória de participações em grandes palcos dos festivais brasileiros como: Psicodália, Morrostock, Morrodália, Pira Rural e o Webfestvalda no Circo Voador RJ. Em 2015 a compositora foi classificada dentre as 20 canções finalistas no 28º Festival Nacional do GAMA- Brasília com a Música Cinco Minutinhos, com a qual também recebeu em 2018 uma premiação no 53º FEMUP, na categoria Música Nacional- PR. Assinou como musicista do grupo Geringonça gravando o primeiro EP do grupo no Midas Studio-SP e em Santa Maria, o EP Bico- Pharmacê e o EP Vexame-Phósforo, além do Single Baile de 2053. Em 2019 gravou música Semear para a 1ª Coletânea do coletivo EntreAutores e atualmente está em fase de gravação do seu 1º disco solo, do qual divulgou um gostinho ao público com a música Mamãe Preta.

Compartilhe

Comente

comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.