Home / * PORTAL / #6 GIRO DA MARIA CULT

#6 GIRO DA MARIA CULT

28/08 – Sexta-feira, 18h
#6 Giro da Maria Cult
Colaboradores: Deivid Pazatto e Paola Saldanha
Nesta edição: Feira do Livro de Santa Maria, Coletivo Voe, Santa Maria Vídeo e Cinema, 907 Corp, MC West Mika, Pride Queens, Soul Birds, Magical Mistery Band e Guilty 

 

Na sexta edição do Giro da Maria Cult você confere o lançamento da Feira do Livro, Santa Maria Vídeo e Cinema no calendário de eventos do estado, exposição LGBTQI+, banda local em festival internacional e muito mais.

FEIRA DO LIVRO DE SANTA MARIA 2020 OCORRE EM OUTUBRO

Por meio de live, lançamento da feira foi feito no palco do Theatro Treze de Maio. (Foto: Ronald Mendes).

No último sábado (22/08), foi realizado o lançamento da 47ª Feira do Livro de Santa Maria, com apresentação dos convidados, patrono e homenageados e as mudanças aplicadas neste ano. A edição 2020 segue entre os dias 1º e 10 de outubro e ocorrerá no formato híbrido, com pontos de vendas de livros físicos – e online – e com atrações virtuais. Entre as adaptações está o Palco Livre, que reúne diferentes escritores, em bate papos com o público, e será transmitido pelas redes sociais do Theatro Treze de Maio.

Com o tema “A leitura conecta gerações. E a Feira do Livro se conecta com Você”, a feira recebe o financiamento da Lei de Incentivo à Cultura de Santa Maria, com realização da Prefeitura Municipal de Santa Maria, Câmara do Livro, 8ª Coordenadoria Regional de Educação (8ª CRE), Cooperativa dos Estudantes de Santa Maria (CESMA), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Universidade Franciscana (UFN) e com planejamento e produção da Veleiro Conteúdo Criativo e Denise Copetti.

Conheça os convidados:

https://www.instagram.com/p/CESAa9qMCD8/?utm_source=ig_web_copy_link

 

COLETIVO VOE PROMOVE A EXPOSIÇÃO SAPATÔNICA

Serão aceitos trabalhos de todos os estilos. Arte: Júlia Dalcin

No mês da Visibilidade Lésbica, o Coletivo Voe organiza a Exposição Sapatônica, uma mostra virtual, com o intuito de divulgar e valorizar o trabalho independente de mulheres lésbicas. Anualmente, Voe e outros coletivos da cidade produziam a festa Tesourada, na qual também havia espaço para exposição. Entretanto, devido à pandemia, neste ano o grupo buscou por uma alternativa para celebrar a data, promover visibilidade e apoiar a luta e resistência lésbica. A exposição segue até a próxima segunda-feira (31/08), no Facebook e Instagram do coletivo. As interessadas devem enviar mensagem para as redes sociais da Voe, com imagens e descrição da obra.

 

SANTA MARIA VÍDEO E CINEMA FARÁ PARTE DO CALENDÁRIO DE EVENTOS DO RS

Bate-papo durante o 13º Santa Maria Vídeo e Cinema (Foto: Alice Pozzobom)

Na tarde de quarta-feira (26/08), com 52 votos favoráveis, a Assembleia Legislativa do RS aprovou, em sessão extraordinária virtual, o PL 519/2019, que inclui o Festival Santa Maria Vídeo e Cinema (SMVC) no Calendário Oficial de Eventos do estado. O projeto é de autoria do deputado Valdeci Oliveira (PT) e foi encaminhado ainda no ano passado, logo depois do encerramento do SMVC. Nas próximas semanas, o PL deverá receber a sanção do governador Eduardo Leite.⁣⁣
⁣⁣
O festival, que foi criado no ano de 2002, em Santa Maria, durante a gestão de Valdeci Oliveira, já conta com 13 edições. Entre as atividades, o SMVC propicia exibições gratuitas de filmes na Praça Saldanha Marinho e em escolas públicas da cidade. “O cinema e o audiovisual, sempre é bom registrar, geram emprego e renda, além, é claro, de produzir educação, conhecimento e cidadania”, destacou Valdeci.⁣⁣
⁣⁣
O deputado ainda citou sete pessoas fundamentais para o surgimento e a trajetória do SMVC. “Em nome do Luiz Alberto Cassol, do Luciano Ribas, do Orlando Fonseca, do Carlos Alberto Badke, da Juliane Fossatti, do finado e saudoso amigo Clayton Coelho e da Alexandra Zanella, eu homenageio todos e todas que lutam e trabalham pelo Festival e pela cultura. Nós sabemos o quanto é difícil, ainda mais nos dias atuais, trabalhar e militar na cultura”, disse.⁣⁣
⁣⁣
Para Valdeci, a inclusão do festival no calendário gaúcho valoriza o evento santa-mariense estadual e nacionalmente e também pode contribuir na busca de apoios para a sua realização.⁣⁣

*As informações são da Agência de Notícias do Legislativo.⁣⁣

 

SEM SUÉ É A NOVA MÚSICA DO COLETIVO 907CORP

No último domingo (23/08), o coletivo de rap independente 907Corp lançou o single Sem Sué. A canção tem letra e voz dos integrantes Tchuk, Nin3 Ripe e Ls Lucvs. Os instrumentais tem assinatura de Dritxh e a captação ocorreu no estúdio da 907 Records. O videoclipe que já contabiliza mais de 1,1 mil visualizações no YouTube, foi gravado em dezembro do ano passado e teve cenas captadas no Calçadão e na Praça Saldanha Marinho. A direção ficou por conta de Viajante Sul.

Segundo o grupo, a faixa fala sobre Sué, uma gíria criada a partir da palavra swag que trata sobre estilo, o modo de se vestir. “Além de estilo, alguém que tem sué é uma pessoa que, mesmo com todas as dificuldades e obstáculos, nunca desiste e sempre dá seu jeito de seguir atrás do seu objetivo. Ter sué, é como ser liso na pista onde muitos tropeçam”, pontua o integrante da 907Corp.

Confira o videoclipe de Sem Sué, da 907Corp:

WEST MIKA ABORDA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA EM CYPHER ENTRE MCS GAÚCHOS

A MC West Mika representa Santa Maria na cypher* Tropa Noroeste 2, lançada nessa quinta-feira (27/08). O trabalho reúne mais seis nomes da cena rap gaúcha, com realização da LDR Produções (Santo Ângelo). Serjão LDR, Mano E,MC Dim, Young Léo, Mano João,  Mano Job  e MC West Mika partiram do tema “Qual o X da Questão” para compor a música.

Por ser a única mulher a integrar o grupo, West Mika considerou importante abordar a violência doméstica. A MC destacou a gravidade do problema e o aumento no número de casos de agressão e feminicídio, principalmente, durante a pandemia.

*O termo cypher é usado na cultura hip hop. Quando voltado a sonoridade, a palavra remete ao encontro de três ou mais MCs para a criação de uma música – com temática fixa ou livre, mais elaboradas ou improvisadas.

Confira a cypher Tropa Noroeste 2, com a participação da MC West Mika:

 

PROGRAMA-SE PARA O FINAL DE SEMANA…

• 2ª Edição do Pride Queens

Neste sábado (29/08), às 19h, ocorre a transmissão da segunda edição da Pride Queens. Idealizada e apresentada por Cruella X, a proposta da live é contribuir na visibilidade de novas drag queens da cidade. Estarão presentes: Mac de Marcio, Lilly T, Luna Rose, Kira Cairoshell e Candy Boom.

Acompanhe no perfil de Cruella X:

https://www.instagram.com/p/CEW81G6s3qk/

• Soul Birds no International BeatleWeek

Laura e Diego (Foto: Ernesto Sacchet)

Neste sábado (29/08), às 10h40min pelo horário de Brasília, o duo Soul Birds marca presença no International BeatleWeek. Devido a pandemia, o festival dedicado aos Beatles, que é realizado em Liverpool, na Inglaterra, será de maneira virtual. A transmissão, para todo o mundo, ocorre através da página do Facebook do Cavern Club Liverpool. Segundo Diego de Grandi, o duo, que também é composto por Laura Christmann, gravou no final do mês passado, no estúdio Caixa de Sons, cinco canções para o festival. O guitarrista antecipa que, além de músicas dos Beatles, ainda terão mashups com canções de Frank Sinatra e Stevie Wonder.

• Magical Mistery Band também estará no International BeatleWeek

É a segunda vez que a banda participa do International BeatleWeek(Foto: Divulgação)

Quem também estará no festival, por três dias, é a Magical Mistery Band. A banda santamariense gravou a sua participação para o festival no espaço Floratta, no início deste mês, com o apoio da Hvinte Eventos. A primeira exibição do show será hoje (28/08), às 18h. Então, corre lá na página do Facebook do Cavern Club Liverpool que ainda dá tempo. E para quem perder a exibição de hoje, a segunda parte ocorre na segunda-feira (31/08), às 13. Por fim, a Magical Mistery Band fará outra transmissão no último dia do festival, terça-feira (01/09), às 18h.

• Live da banda Guilty

Banda Guilty em show no Bar do Pingo (Foto: Leonardo Lima).

Em parceria com o Bar do Pingo, a banda Guilty fará uma live neste sábado (29/08), às 19h, no projeto Pingo em Casa. Formada por Anie Freire, Pedro Bagesteiro, Christian Guimarães e Alerrandro Quinhones, a banda propõe um show  versátil e repleto e hits, com influências do rock/pop internacional dos anos 1980 e 1990. A transmissão acontece pelas páginas do Facebook da Guilty, Bar do Pingo e da escola Musiartes.

 

Colaboradores:



Siga Maria Cult no Instagram e Facebook

 

Print Friendly, PDF & Email
Please follow and like us:

Comente

comentários

About Maria Cult

Maria Cult é um projeto de jornalismo, que consiste na produção de conteúdo cultural de Santa Maria. Criado para difundir a cultura local, busca fortalecer e valorizar a criação independente, diversa, acessível e popular da nossa cidade. Um projeto independente que visa a coletividade e a resistência. Que nasce na cidade cultura, marcada por diferentes histórias e costumes, de pessoas que moram e passam por aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.