Home / * PORTAL / #44 GIRO DA MARIA CULT

#44 GIRO DA MARIA CULT

01/10 – Sexta-feira, 18h
#44 Giro da Maria Cult
Colaboradores: Deivid Pazatto e Paola Saldanha
Nesta edição: SMVC, Arte nas Janelas, Esporas, Clube dos Ferroviários, Edmundo esta em casa, OSSM, CC Palco Online, CMPC, Eterno Rancor, DJ ONZE feat. Otaky, Nevoero, Agostta feat. Bruna Hevia, Raulzito, Godblack feat. Saucero e Wag Txai

 

Setembro não foi marcado, apenas, pelo começo da primavera e o nascimento das flores, em Santa Maria.  O mês também viu florescer diferentes ações culturais na cidade, que retorna, gradativamente, as atividades presenciais. 

 

ARTE PRA QUEM PASSA NA SALDANHA MARINHO

Na primeira quinzena de setembro, a Associação dos Amigos do Theatro Treze de Maio deu início ao projeto Arte nas Janelas.  A ação, com financiamento de instituições privadas, visa abrir as janelas frontais do Treze para ir ao encontro do público que, diariamente, passa e frequenta a Praça Saldanha Marinho. 

O Especial ABBA, apresentado por Tiane Tambara e Daiane Diniz – acompanhadas do tecladista Michel Wagner – abriu a programação de performances, no dia 14.  Já no dia 21, foi a vez de Fernando Ávila e Matheus Lopes levarem o Tangaço para quem passava pela praça. Por meio do acordeon e violão, o concerto foi composto por um repertório que mesclou tangos e milongas – entre clássicos da música latina e composições autorais.

As próximas atrações ocorrerão no dia 19 de outubro, com  Especial The Beatles – SM, com Magical Mystery,  e Recital de Canto Lírico e Piano, com Fernanda Junges e Charles Bernard, no dia 26.

Foto: Divulgação/Theatro Treze de Maio

 

AUDIOVISUAL | SANTA MARIA VÍDEO E CINEMA 

Pelo segundo ano consecutivo, o Santa Maria Vídeo e Cinema (SMVC) ocorreu de forma virtual. Entre os dias 14 e 18 foram exibidos mais de 50 obras, que concorreram nas mostras competitivas Fundação Eny de Curtas-Metragens Brasileiros e Sinprosm de Curtas-Metragens de Santa Maria.  Além da premiação das mostras, as produções também foram contempladas pelo Prêmio Clayton Coelho de Direitos Humanos, distinção especial do festival; Troféu Cineclube Lanterninha Aurélio, da Cooperativa dos Estudantes de Santa Maria (Cesma); Troféu Rede Sina, entregue ao melhor curta com temática social pelo site Rede Sina; Prêmio Diário de Santa Maria, concedido ao melhor curta eleito por votação popular no site do jornal; E Prêmio Jornalista Luiz Roese, sobre Justiça, juventude e prevenção, concedido pela Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM).

Juntamente com a exibição dos curtas, a programação também foi composta por bate-papos com convidados e homenagens ao pesquisador e professor Glênio Póvoas (homenageado nacional), a pesquisadora e jornalista Marilice Daronco (homenageada local) e a jornalista e cineasta Camila de Moraes, diretora convidada do festival.

Os vencedores foram divulgados no dia 19, após a seleção feita por meio de votação popular, avaliação de uma banca de jurados – formada por profissionais da área audiovisual – e por parceiros do festival. Com realização de Filmes de Junho Produtora, IdeiaAção Design e Planejamento e Padrinho Agência de Conteúdo, a edição 2021 teve como tema Lembro, logo existe. O intuito da proposta foi promover a reflexão sobre o papel do audiovisual na preservação, no resgate e no debate sobre a memória na sociedade brasileira.

O 14º SMVC é um projeto selecionado no edital Produção Artística e Cultural de Santa Maria, executado com recursos da Lei Aldir Blanc, e integra o Calendário Oficial de Eventos do Rio Grande do Sul.

Foto: Dartanhan Baldez

 

AUDIOVISUAL | VIDEODANÇA QUESTIONA AS MASCULINIDADES NA CULTURA GAÚCHA

No dia do gaúcho,  foi divulgado o projeto audiovisual Esporas.  A obra, uma videodança criada pelos bailarinos Helder Machado e Gustavo Dorneles, aborda a manutenção das masculinidades no contexto da cultura tradicional gaúcha.

As gravações ocorreram durante o mês de agosto, na localidade de Chiniquá, em São Pedro do Sul (RS). Para a produção da videodança, a equipe foi composta por artistas de Santa Maria de diferentes áreas, como a dança, moda, audiovisual, música e acessibilidade virtual.

Em dezembro, Esporas será levado para os palcos em forma de espetáculo de dança, no Theatro Treze de Maio. O projeto é executado através do Edital Criação e Formação – Diversidade das Culturas, realizado em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul com recursos da Lei 14.017/2020 e está disponível no YouTube.

https://www.youtube.com/watch?v=B8f-6DqHAoo

 

AUDIOVISUAL | FILME SOBRE EDMUNDO CARDOSO NARRA SUA VIDA DEDICADA À ARTE

O Ateliê do Comediante lançou, no YouTube, o filme Edmundo está em Casa. Com direção de Laédio Martins, o projeto é resultado de anos de investigação, elaboração e admiração pela trajetória pública do jornalista Edmundo Cardoso.

A produção, que traça o itinerário cultural de Edmundo – de uma vida dedicada à arte -, retrata a sua curiosidade pela vida urbana, a relação com o jornalismo, amizades e relações afetivas, o engajamento em causas públicas e na arte. E ainda aborda os sonhos compartilhados e os desafios de manter uma companhia teatral ativa no interior do Brasil.

A obra, que combina teatro e audiovisual, foi captada entre agosto e setembro, no Theatro Treze de Maio, no Largo Edmundo Cardoso e no Centro de Convenções da UFSM. A produção tem coprodução da Associação de Amigos da Casa de Memória Edmundo Cardoso, Casa Gabbi Arte Cultura e Ateliê do Comediante. O projeto foi executado através do Edital de Criação e Formação Diversidade das Culturas com recursos da Lei Aldir Blanc.

Edmundo Cardoso, além de conduzir por mais de quatro décadas a Escola de Teatro Leopoldo Fróes, também era entusiasta da sétima arte. O jornalista protagonizou o filme Os Abas-Largas, primeiro longa-metragem realizado em Santa Maria – hoje uma relíquia conservada na Cinemateca Brasileira.

Foto: Reprodução

 

AUDIOVISUAL | DOCUMENTÁRIO RETRATA OS 55 ANOS DE ATIVIDADE DA ORQUESTRA SINFÔNICA

Com a proposta de levar o espectador a uma viagem ao longo dos 55 anos de atividades da Orquestra Sinfônica de Santa Maria (OSSM), foi lançado, nessa quinta-feira (30/09), Memórias de uma Sinfônica.

O documentário retrata a trajetória da orquestra diferente, com características únicas, através de memórias, provocações e histórias de vidas que se cruzam nos bastidores de um eixo de formação, produção e construção artística.

Escrito e dirigido por Dilber Alonso, a obra audiovisual pode ser conferida em cinco capítulos, no canal da OSSM no YouTube e nas redes sociais, durante as próximas quintas-feiras. O projeto ainda conta com podcast, que traz uma série de episódios com alguns dos entrevistados.

Com produção executiva de Db Produções, co-produção da DCA Produtora, produção de videos e fotografia de Muti Produtora e produção e edição de áudio da Estúdio Chroma, o trabalho é financiado pela Lei Aldir Blanc, por meio do Edital Criação e Formação – Diversidade das Culturas, realizado pela Secretaria de Estado da Cultura em Parceria com a Fundação Marcopolo.

 

CLUBE DOS FERROVIÁRIOS SERÁ REVITALIZADO

O Clube dos Ferroviários, localizado na Vila Belga, será revitalizado por meio do projeto Iconicidades, do Governo do Estado. Santa Maria integra a lista de cinco cidades contempladas pelo edital.  

O governo irá fornecer os projetos conceituais, executivos e de viabilidade necessários para as obras de revitalização arquitetônica do prédio histórico. A Prefeitura de Santa Maria (PMSM)  ficará responsável pelos investimentos necessários — limitados a R$5 milhões — para a execução das intervenções. O município quer ter um centro de economia criativa no prédio do Clube dos Ferroviários.

Segundo o edital, Iconicidades se propõe a tornar os municípios gaúchos mais inovadores, criativos e empreendedores, por meio da revitalização de arquiteturas simbólicas que fazem parte da identidade local. Com ele, o Estado quer estimular a economia baseada no capital intelectual e contribuir para a criação de ecossistemas criativos e que estimulem novos negócios.

Foto: Alex Caceres/PMSM

 

2ª EDIÇÃO DO CC PALCO ONLINE CHEGA AO FIM

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), através da Coordenadoria de Cultura e Arte da Pró-Reitoria de Extensão (PRE), promoveu  a segunda edição do CC Palco Online. O projeto foi criado em 2020 e leva diferentes atrações artísticas para o palco do Centro de Convenções da universidade.

Neste ano, sete apresentações, entre dança, artes cênicas e  música, integraram a programação. Os espetáculos foram transmitidos ao vivo, no  canal da TV Campus UFSM no YouTube,e serão veiculados também na grade do canal 15 da NET Santa Maria e na TV Câmara SM, canal 18.2 da televisão aberta.

Nessa terça-feira (28/09), às 20h, ocorreu a última performance da iniciativa.  Eu em Rota, de Cinara Neujahr, trouxe o solo desenvolvido pela bailarina, após reviver os processos criativos da obra de dança Na Rota do Sentir, da Cia de Dança Alessandra Londero. O espetáculo da companhia teve inspiração nos poemas que circulam no transporte urbano de Santa Maria. O solo de dança de Cinara também é o resultado do seu Trabalho de Conclusão de Curso de Dança Licenciatura, na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). 

O CC Palco Online também contou com o apoio da TV Campus UFSM, da Coordenadoria de Tecnologia Educacional (CTE), do Centro de Processamento de Dados (CPD) e da Projesom. Confira todas as apresentações aqui

Imagem: Divulgação

 

CONSELHO MUNICIPAL DE POLÍTICA CULTURAL JÁ TEM SEUS REPRESENTANTES

A Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Cultura, apurou o resultado das eleições para o Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC), que escolheu os titulares e suplentes para a gestão 2021-2023. Ao todo, 260 pessoas comparecerem para escolher os representantes em até 20 segmentos culturais.

As pré-conferências foram realizadas ainda em agosto e, ao final do mês, foi realizada, virtualmente, a Conferência Municipal de Cultura. Em duas noites, os encontros somaram mais de 50 participantes e tiveram como pautas A Importância da Política de Cultura Viva para o Município e Economia Criativa.

Já as votações ocorreram nos dias 1º, 2, 3, 8 e 9 de setembro, com urna aberta na sede Secretaria de Cultura de Santa Maria. Confira, a seguir, os eleitos no CMPC:

 

MÚSICA | CONHEÇA OS NOVOS LANÇAMENTOS

A Eterno Rancor apresentou  seu segundo single. Intitulado Nulidade, o trabalho foi produzindo de forma, totalmente, independente pelos membros da banda. A canção irá compor o álbum Decadência. A obra, com previsão de lançamento para o final do ano, contará a história de um ser em busca das respostas a respeito de sua existência, com letras introspectivas e confusas, para evidenciar o sentimento de dúvida com relação a temas como fé, sentido e propósito do ser.

Foto: Reprodução/Tvhvinte

 

ONZE divulgou a música Felicidade. Segundo o DJ, a track é resultado de um trabalho que iniciou ainda em maio, logo após o lançamento de seu primeiro EP, Dark Side, e conta com a colaboração do também DJ e produtor Otaky, de São Vicente do Sul.

ONZE explica que o vocal do novo som é um sample da cena do filme Na natureza selvagem (In to the wild), em que o personagem Alex (Christopher McCandless) lê um trecho do livro Felicidade Conjugal (1859), de Tolstói, sobre a sua definição de “felicidade”.

Foto: Ego Bad See

 

Agostta apresentou SDDS DE NÓS. A segunda canção do EP Além de Love é uma colaboração – em letra e voz – com a artista portoalegrense Bruna Hevia, com produção, masterização e mixagem de Mati.

Conforme Agostta, o trabalho vem sendo planejado desde março e retrata uma relação de idas e vindas. O artista ainda destaca que a sonoridade traz elementos acústicos, passeando pelo Pop, Rap e R&B brasileiro. O clipe da música tem direção de fotografia e montagem de

 

Imaginando como seria a viagem de um gaúcho para tentar a carreira na música em São Paulo – e os desafios encontrados por lá – Raulzito lançou Voando Baixo. O trabalho é resultado de uma parceria entre o músico e o beatmaker paulista Brandio Lucas.

Conforme Raulzito, a história fictícia é baseada em experiências reais. A partir dos relatos de um amigo, o artista criou a narrativa, que está dividida em três partes. O desfecho da saga será contado em Voando Baixo 2 e Voando Baixo 3, ainda sem datas divulgadas.

O trabalho também marca a primeira produção audiovisual de Raulzito. O videoclipe foi captado por Marco Antonio Mello  e editado por Picasso

 

Godblack, Saucero e Wag Txai  divulgaram a música High Fashion. A canção dos artistas traz uma homenagem aos funkeiros MC Daleste e MC Kevin, falecidos em 2013 e 2021, respectivamente. A nova produção ainda foi apresentada com um videoclipe, com direção de Enzo Fischer.

Godblack, Saucero, integrante da BLVCK mob, e Wag Txai, membro da Txai Rap, gravaram o nova música no estúdio do DJ e produtor Yan Jacques. Algumas semanas depois, ocorreram as gravações do clipe, que também foi captado e editado por Enzo. 

 

Em homenagem ao Dia do Gaúcho, a Nevoero apresentou a releitura de Cambichos. A canção composta por Jorge Rodrigues e Luiz Bastos é um clássico do repertório gaúcho, com gravação original de César Passarinho e popularizada na voz do grupo Os Serranos. O tributo da banda santamariense ainda contou com a participação de um dos autores da obra, Jorge Rodrigues.

O grupo conta que a ideia de realizar releituras de músicas nativistas nasceu em 2020, após o lançamento de Blues do Pala Velho, uma nova versão da obra Romance Do Pala Velho, de Noel Guarany.

O clipe de Cambichos tem imagens de Alice Pozzobon e Michel Ribeiro– responsável também pela edição – e tratamento de áudio por Christian Guimarães, pela Mono Gravadora.

 

Colaboradores:

Siga Maria Cult noInstagram e Facebook

 

Please follow and like us:

Comente

comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.