is stromectol safe buy stromectol without prescription stromectol for lice- dosage ivermectin stromectol online
Home / * PORTAL / 23/06 – “Mutirão de Inverno” arrecada agasalhos para moradores de rua
Foto: Dartanhan Baldez.

23/06 – “Mutirão de Inverno” arrecada agasalhos para moradores de rua

Neste domingo, a partir das 8 da manhã acontece o Mutirão de Inverno organizado por um grupo de pessoas e entidades voluntárias para atender as necessidades das pessoas em situação de rua.  O grupo está aceitando doações de alimentos, cobertores, roupas, sapatos masculinos e remédios. As doações podem ser feitas na praça durante o evento ou entrando em contato com voluntários.

Programação:

das 8h às 9h30min. – Café da Manhã ofertando acolhimento aos presentes (participantes) – Coordenação de Juarez Felisberto e Rogério Rosado.
das 9h30min. às 10h30min. – Palestra “Prevenção contra doenças no inverno” e acolhimento espiritual com a Pastora Liliany Trindade.
das 10h30min. às 11h30min. – Ouvindo as demandas de saúde dos catadores e população em situação de rua da cidade (Participação Conselho Municipal de Saúde de Santa Maria).
às 12h – Almoço na Praça para Catadores e Pessoas em Situação de Rua. Coordenação:Rafael
Rodrigues.

SERVIÇOS :
– Orientações para a Confecção da Documentação dos presentes;
– Corte de Cabelo ;
– Distribuição de itens de inverno repassados pelo Projeto UFSM nas Ruas e Campanha do
Agasalho da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM);

ENTIDADES APOIADORAS:
Café da Manhã Solidário;
Projeto O Pouco Que Vale Muito;
Projeto UFSM Nas RUAS;
PROREXT/UFSM;
Grupo de Trabalho População em Situação de Rua de Santa Maria (GTPSRSM);
Sina – Comunicação Fora do Padrão.

O QUE DOAR :
ALIMENTOS PRONTOS: leite achocolatado, cachorro quente, bolos , sanduíches e frutas (maçãs, bergamota e laranjas); ALIMENTOS NÃO-PERECÍVEIS: pacotes de suco, feijão, arroz, massas, farinha de trigo, açúcar, etc; CALÇADOS MASCULINOS (sapatos, tênis e sandálias); TOALHAS E MOCHILAS;
ANTIGRIPANTES: Xaropes e Vitamina C.

CONTATOS PARA DOAÇÕES:
* Dora Mendes / (55) 99129-3341
* Maria Elizabeth Luz / (55)99682-2492
* Carla Freitas Alves /(55)99169-6063.
* Dafny Alves Correa /(55) 98444-3507
* Reinaldo Santos /(55)3220-9200

RAIO X :
* O QUÊ: Mutirão de Inverno de Catadores e Pessoas em Situação de Rua(1ª Edição) .
* ONDE: Praça Saldanha Marinho, Santa Maria .
* QUANDO: 23 de junho de 2019 (domingo), das 8h ás 12h30

 

Depoimento de Reinaldo Santos, ex-morador de rua e um dos organizadores do Mutirão

“Certa vez, em uma das inúmeras pautas desenvolvidas no Projeto Jornal Boca de Rua supervisionadas por jornalistas da Agência Livre Para a Informação Cidadania e Educação (ALICE), um morador da Rua Moradia (aqueles que fazem das pedras do chão e do papelão o seu colchão) ensinou-me ser o inverno;um inferno; descrevendo minuciosamente o intolerável processo de morte por sensação térmica adversa, incompatível com a resistência do organismo humano em graus Celsius negativos (hipotermia).Horrorizado com esta e outras histórias (fui morador da Rua Sobrevivência e sempre acessei serviços e programas da Fundação de Assistência Social e Cidadania (FASC) e demais redes sócio assistenciais da serra gaúcha e regiões central e metropolitana )tornei-me um entusiasmado e apartidário militante em defesa dos direitos destas pessoas e como você, caro leitor, compartilho da mesma sensação de estelionato eleitoral coletivo ao perceber a inversão de prioridades e a absoluta ausência de politicas de acolhimento para estas pessoas, provenientes de ambas as ruas, pelos que nos desgovernam. Para nos socorrer, a sociedade civil organizada. A morada que nos abriga e o ambiente que a cerca se confundem com a sobrevivência humana e o direito natural de conviver e partilhar do lugar em que vivemos.Mas quem não possui casa, obedecendo ao modelo burguês de sociedade ou a carrega nas costas peregrinando pelas ruas nunca teve este direito e desde a fundação das cidades quase nada mudou. Somos o melhor de um país e de suas cidades em meio a incompetência e corrupção palaciana
generalizadas. Cuidadores da Pólis e de seus habitantes, sempre que necessário a libertamos dos que a vampirizam, defenestrando-os com nossos votos. Enquanto os homens exercem os seus podres poderes, numa Santa Maria com apenas 50 vagas (próprias) de abrigamento e cerca de 200 pessoas em situação de rua, cidade polo do coração deste Rio grande onde nossos pobres são expostos a humilhação de esperas intermináveis em filas para tentar conseguir acesso (fichas, quando conseguem! ) em serviços da Saúde e Assistência Social , obrigados ao frio e a tomar chuva, torna-se imperioso insistir no acolher e cuidar de nossos depauperados e fragilizados sem tetos, desprovidos de ações de inclusão por parte destes enganadores partidarizados, tarefa que eleva a nossa cidadania e previne a ocorrência de óbitos evitáveis, como o do nosso inesquecível Sidney Umpierre, vitimado pelo abandono dos que são pagos com nossos impostos para acolhê-lo.Vamos saudar com palmas insistentes as Carlas, Doras, Lilianys ,Lises,julianas, Cristieles, Lidianes, Márcias e Milenes mas também aos Reinaldos, Rogérios, Severos, Juarez e Rafaéis abrindo alas e pedindo passagem para o estandarte iluminado do Voluntariado Social, humano e compromissado por uma Santa Maria de solidariedade e igualdade.Enquanto a cidade gelada de frio tenta dormir de olhos abertos e alguns intolerantes fecham-se em grades, muros, senhas e câmeras de vídeo criando um apartheid que vai do real ao virtual, basta olhar para o lado ou dividir poucos instantes nas ruas com alguém de cor, classe social, opção sexual ou religião diferente para vislumbrar um novo olhar sobre a vida e o mundo que, dizem, renasce com as manhãs. Desejo um inverno repleto de ações de auxilio genuíno a estas pessoas ,filhos e filhas dos pobres de nossa querência deserdados do sonho do Brasil grande.Vamos doar aos que nada tem para dirimir, ao menos no inverno rigoroso que se anuncia, o fosso da ultrajante desigualdade social que emperra o nosso pleno desenvolvimento enquanto Povo e Nação.”

Confira o BATE-PAPO que fizemos com Reinaldo clicando aqui

Print Friendly, PDF & Email
Please follow and like us:

Comente

comentários

About SINA

Cultura, opinião e luta! Rede Sina - Comunicação Fora do Padrão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.