Em 2022, o prêmio Rede Sina/SMVC para melhor curta de tema social do Festival de Vídeo e Cinema de Santa Maria foi para o curta Verônica
Sinopse
Verônica. Uma mulher que não veio para o mundo a passeio. Mãe para muitas meninas, divertida e empreendedora, encontrou nas próprias vivências uma maneira de ajudar outras mulheres que chegavam em Santa Maria, vindas de diversos lugares do Brasil e que também sobreviviam ao preconceito diariamente. Com a sua visão e muita mão na massa criou um dos poucos alojamentos para mulheres trans do país, um espaço de acolhimento e abrigo, um lar.
DIRETOR: Heitor Leal
Bacharel em Publicidade e Propaganda pela Universidade Franciscana. Associado da TV OVO, participa na realização de documentários, curtas e oficinas de audiovisual. Atualmente é técnico responsável pelo estúdio EAD da Faculdade Palotina de Santa Maria. Membro do Coletivo Voe de Diversidade Sexual, atua na organização de rodas de conversa e na realização da Parada LGBT Alternativa de Santa Maria.
PREMIADOS SMVC 2022:
O 15° SMVC é organizado pelas empresas Filmes de Junho Produtora, IdeiaAção Design e Planejamento e Padrinho Agência de Conteúdo, em parceria com outras entidades da cidade.
:: Melhor curta: Esporas
:: Melhor direção: Marcos Amaral de Oliveira, por Esporas
:: Melhor atriz: ao Coletivo Fabulare, por meio do trabalho das atrizes Camila Borges, Daniela Varotto, Denise Copetti e Luise Scherer
:: Melhor ator: Sidy Correa, por A Intenção da Noite
:: Melhor roteiro: Fabrício Koltermann, por A Intenção da Noite
:: Melhor direção de fotografia: Marcos Amaral de Oliveira, por Esporas
:: Melhor montagem: Marcos Borba e Neli Mombelli, por Tempos de Peste
:: Melhor trilha sonora original: Ronaldo Palma, por Esporas
:: Melhor direção de som: Ronaldo Palma, por A Intenção da Noite
:: Melhor direção de arte: Francine Nunes e Coletivo Fabulare, por A Casa das Lembranças
:: Menção honrosa 1: para a dupla de protagonistas do curta-metragem “Esporas”, pelo excepcional trabalho criação e interpretação da coreografia que conduz o curta-metragem com brilhantismo, poesia visual e simbologias diversas admiráveis e contundentes.
:: Menção honrosa 2: para o documentário “Verônica”, por evidenciar a trajetória e trabalho voluntário de uma personagem extremamente importante para a visibilidade e sobrevivência da comunidade trans em Santa Maria, assim como pelo retrato de uma personagem local em tema de importância global, quando o Brasil é o país que mais mata pessoas LGBTQIA+ no mundo.
:: Menção honrosa 3: para o documentário “Me dá um dinheiro aí”, por jogar luz aos trabalhadores dos festejos de carnaval do interior do Rio Grande do Sul e valorizar o poder do samba e da festa popular para a construção da nossa cultura.
:: Troféu Vento Norte de Júri Popular – A Intenção da Noite
:: Troféu Rede Sina, ao melhor curta com temática social: Verônica
:: Prêmio Júri Popular Diário de Santa Maria: Me dá um dinheiro aí