Home / * PORTAL / PREMIAÇÃO DO SMVC E BATE-PAPO COM HOMENAGEADOS

PREMIAÇÃO DO SMVC E BATE-PAPO COM HOMENAGEADOS

atualizado 19//09 às 0h19

Ao todo, 56 curta-metragens concorrem ao troféu Vento Norte nas mostras competitivas local e nacional do evento

E chegou o grande dia! Neste sábado, às 20h, serão conhecidos os vencedores do 14º Santa Maria Vídeo e Cinema (SMVC). A cerimônia de premiação será transmitida ao vivo, pelo Facebook (https://www.facebook.com/SMVC.festivaldecinema) e pelo canal do festival no Youtube (https://www.youtube.com/channel/UC21AZq2fRRl7TGpXULkIv9w) a partir das 20h.

Nesta edição, 40 filmes concorrem na Mostra Fundação Eny de Curtas-Metragens Brasileiros e 16 disputam a Mostra Sinprosm de Curtas-Metragens de Santa Maria e Região. 14º Santa Maria Vídeo e Cinema (SMVC).

O Júri Oficial premia com o Troféu Vento Norte os melhores trabalhos nas categorias Melhor Curta, Melhor Curta de Animação, Melhor Curta de Ficção, Melhor Curta Documentário, Melhor Direção, Melhor Atriz, Melhor Ator, Melhor Roteiro, Melhor Direção de Fotografia, Melhor Montagem, Melhor Trilha Sonora Original, Melhor Direção de Arte e Melhor Desenho de Som. Também receberão troféus os filmes eleitos pelo público, por votação popular.

Os curtas participantes ainda podem receber uma série de prêmios especiais, como o Prêmio Clayton Coelho de Direitos Humanos, além de distinções concedidas por parceiros do festival. É o caso do Troféu Cineclube Lanterninha Aurélio, outorgado pela Cooperativa dos Estudantes de Santa Maria (Cesma); o Troféu Rede Sina, entregue ao melhor curta com temática social pelo site Rede Sina; o Prêmio Diário de Santa Maria, concedido ao melhor curta eleito por votação popular no site do jornal; e o Prêmio Jornalista Luiz Roese, sobre Justiça, juventude e prevenção, concedido pela Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM).

 

Confira os vencedores:

PRÊMIOS DA ORGANIZAÇÃO

PRÊMIO JORNALISTA LUIZ ROESE

– Por transformar um momento tão adverso em luta e esperança de uma sociedade justa, a organização do 14º Santa Maria Vídeo e Cinema concede o Prêmio Jornalista Luiz Roese, sobre justiça, juventude e prevenção para o filme “Quarentena em um Hostel Argentino”, com direção de Rafael Sanches Guerra.

PRÊMIO CLAYTON COELHO DE DIREITOS HUMANOS

– Pela temática que busca defender a inclusão e justiça social a organização do 14º Santa Maria Vídeo e Cinema concede o Prêmio Clayton Coelho de Direitos Humanos para o curta “Um Oito Sete”, com direção de Daiana Schneider Vieira.

TROFÉU CINECLUBE LANTERNINHA AURÉLIO

– Pela paixão pelo cinema de Diogo Rembold e por refletir sobre os temas da recepção cinematográfica e da importância da conservação, a organização do 14º Santa Maria Vídeo e Cinema concede o Troféu Cineclube Lanterninha Aurélio para o filme “O Colecionador”, com direção de Christian Jafas, Felipe Davson, Tiago Bravo Quintes e Vinícius Carvalho.

PRÊMIO REDE SINA

– Pela relevância do tema e a coragem de todas que expuseram suas dores e rostos o prêmio Rede Sina vai para o filme “Corpo Mudo”, com direção de Marcela Schild.

PRÊMIO DIÁRIO DE SANTA MARIA

– O prêmio do jornal Diário de Santa Maria concedido pelo voto do público no site do jornal com o Troféu Vento Norte vai para o filme “A Descoberta do Gigante”, com direção de André Borba, Rafael Happke, Thomaz Townsend
MOSTRA SINPROSM DE CURTAS-METRAGENS DE SANTA MARIA E REGIÃO 

Júri: Manuela do Monte, Paula Souza e Rafa Sieg

Menções Honrosas
– Pela relevância do tema que expõe o conflito entre a necessidade de isolamento social, e a necessidade que um artista tem de mostrar o seu trabalho em contato direto com o público, o Júri Oficial da Mostra Sinprosm de Curtas Metragens de Santa Maria e Região concede Menção Honrosa com o Troféu Vento Norte para o filme “Sozinho [ em casa ]”, com direção de Lucas Guillande.

– Pelo olhar humanizado para o outro nesse momento da pandemia, o Júri Oficial da Mostra Sinprosm de Curtas Metragens de Santa Maria e Região concede Menção Honrosa com o Troféu Vento Norte para o filme “Fica em casa, Rafael”, com direção de Calixto Bento.

– Pelo êxito na atuação cujo desempenho belíssimo entregou interpretações sinceras que envolveram naturalidade, simplicidade e verdade, o Júri Oficial da Mostra Sinprosm de Curtas Metragens de Santa Maria e Região concede Menção Honrosa com o Troféu Vento Norte para as atrizes Dayfer, Joana Fernandes e Hellen Höher Bohrer, do filme “Beira Mar”, com direção de Pedro Pellegrini.

– Melhor Desenho de Som – Recebe o Troféu Vento Norte – Pedro Pellegrini, pelo curta “Beira Mar”.

– Melhor Direção de Arte – Recebe o Troféu Vento Norte –  Milena Castro de Bittencourt Camillo, pelo filme “A Visita”.

– Melhor Trilha Sonora Original – Recebe o Troféu Vento Norte – Marcelo Schmidt, pelo filme “Quando te Avisto”.

– Melhor Montagem – Recebe o Troféu Vento Norte –  Pedro Pellegrini, pelo filme “Beira Mar”.

– Melhor Direção de Fotografia – Recebe o Troféu Vento Norte –  Bruno Fenner, Daiane Bedin e Pedro Pellegrini pelo filme “Beira Mar”.

– Melhor Roteiro – Recebe o Troféu Vento Norte –  Denys Schmitt e Pedro Pellegrini, pelo filme “Beira Mar”.

– Melhor Ator – Recebe o Troféu Vento Norte –  Afro Guga, pelo filme “Tô Viva”.

– Melhor Atriz – Recebe o Troféu Vento Norte –  Gabriele Dors, pelo filme “Beira Mar”.

– Melhor Direção – Recebe o Troféu Vento Norte –  Pedro Pellegrini pelo filme “Beira Mar”.

– Melhor Curta da Mostra Simprosm de Santa Maria e Região Pelo Voto do Júri Popular – Recebe o Troféu Vento Norte – “Beira Mar”, com direção de Pedro Pellegrini.

– Melhor Curta da Mostra Simprosm de Santa Maria e Região – Recebe o Troféu Vento Norte – “Quando Te Avisto”, com direção de Neli Mombelli e Denise Copetti.
MOSTRA FUNDAÇÃO ENY DE CURTAS-METRAGENS BRASILEIROS

Júri: Domício Grillo, Enéias Tavares, Gerson Rios Leme, Maurício Canterle, Michele Silveira, Mônica Kanitz e Solange Souza Lima Moraes

Menções Honrosas

– Por lançar luz sobre um tema invisível para sociedade, o Júri Oficial da Mostra Fundação Eny De Curtas-Metragens Brasileiros concede uma Menção Honrosa com o Troféu Vento Norte para o filme “Seremos Ouvidas”, com direção de Larissa Nepomuceno.

– Pela abordagem do tema da solidão e criação do artista no período de isolamento, o Júri Oficial da Mostra Fundação Eny De Curtas-Metragens Brasileiros concede uma Menção Honrosa com o Troféu Vento Norte para o filme “O Olhar do Artista Não Descansa”, com direção de Guilherme Carravetta de Carli.

– Pela narrativa sensível e criativa, o Júri Oficial da Mostra Fundação Eny De Curtas-Metragens Brasileiros concede uma Menção Honrosa com o Troféu Vento Norte para o filme “Um Oito Sete”, com direção de Daiana Schneider Vieira.

– Melhor Desenho de Som – Recebe o Troféu Vento Norte – Duca Duarte, pelo filme “Bochincho, O Filme”.

– Melhor Direção de Arte – Recebe o Troféu Vento Norte –  Raphael Henrique Costa Silva e Joel Gatto, pelo filme “O Menino e o Ovo”.

– Melhor Trilha Sonora Original – Recebe o Troféu Vento Norte –  Wilson Santos e Orquestra de Tambores – pelo filme “Tambor ou Bola”.

– Melhor Montagem – Recebe o Troféu Vento Norte –  Diego Muller, Rafael Karkow e Ghynn Paul, pelo filme “Maria”.

– Melhor Direção de Fotografia – Recebe o Troféu Vento Norte –  Juliano Dutra pelo filme “Bochincho, O Filme”.

– Melhor Roteiro – Recebe o Troféu Vento Norte –  Clementino Júnior pelo filme –  “1º Turno”.

– Melhor Ator – Recebem o Troféu Vento Norte dois atores – Clemente Viscaíno, pelo filme “Enquanto Está Quente”; e Daniel Veiga, pelo filme “Você tem olhos tristes”.

– Melhor Atriz – Recebem o Troféu Vento Norte duas atrizes – Liane Venturella, pelo filme “Adereços”; e
Tati Lima, pelo filme “Olhos de Cachoeira”.

– Melhor Direção – Recebe o Troféu Vento Norte –  Camila Macedo & Jessica Candal & Mano Jhow & Evandro Kbu, pelo filme “Hip Hop no Corre”.

– Melhor Curta de Ficção – Recebe o Troféu Vento Norte –  “A Beleza de Rose”, com direção de Natal Portela.

– Melhor Curta Documentário – Recebe o Troféu Vento Norte –  “Corpo Mudo”, com direção de Marcela Schild.

– Melhor Animação – Recebe o Troféu Vento Norte – “Seed”, com direção de Fabrício Rabachim e Flávia Rabachim.

– Melhor Curta da Mostra Fundação Eny de Curtas-Metragens Brasileiros pelo Júri Oficial – Recebe o Troféu Vento Norte –  “A Beleza de Rose”, com direção de Natal Portela.

– Melhor Curta da Mostra Fundação Eny de Curtas-Metragens Brasileiros Pelo Voto do Júri Popular – Recebe o Troféu Vento Norte – “Bochincho, O Filme”, com direção de Guilherme Suman.
O júri

O júri oficial da Mostra Sinprosm de Curtas-Metragens de Santa Maria e Região é formado pelas atrizes Manuela do Monte e Paula Souza e pelo ator e diretor Rafa Sieg.

A comissão julgadora da Mostra Fundação Eny de Curtas-Metragens Brasileiros conta com o comunicador e músico Domício Grillo, com o professor e escritor Enéias Tavares; com o músico Gerson Rios Leme; com o diretor Maurício Canterle; com as jornalistas Michele Silveira e Mônica Kanitz; e com a produtora de cinema Solange Souza Lima Moraes.

O festival

O SMVC nasceu em 2002 como um democrático festival de cinema para valorizar a produção audiovisual local e nacional, e convidar a comunidade para acompanhar as exibições no Theatro Treze de Maio e na Praça Saldanha Marinho. As primeiras 11 edições do evento foram seguidas por um breve hiato, entre 2014 e 2016. Em 2017, o evento foi retomado com uma retrospectiva de sua trajetória.

Nos dois anos seguintes, as atividades voltaram a ser realizadas na Praça Saldanha Marinho. A partir de 2021 – quando passa a figurar no Calendário Oficial de Eventos do Estado do Rio Grande do Sul – o evento é realizado de forma remota, em função da pandemia de Covid-19.

O festival é um projeto selecionado no edital 004/2020 – Produção Artística e Cultural de Santa Maria, realizado com recursos da Lei nº 14.017/2020 – Lei Aldir Blanc.

 

BATE-PAPO COM HOMENAGEADOS

 

Bate-papo com a homenageada local: Marlice Daronco

MARILICE DARONCO. FOTO: JULIANO MENDES

Marilice Daronco é formada pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), onde se tornou mestre e faz doutorado em Comunicação. Da especialização em Cinema, pela Universidade Franciscana, nasceram as pesquisas que resultaram nos livros “O nosso Cinema era Super (2014)” e “Milímetros da história (2020)”, que resgatam obras e personagens pioneiros do cinema local. 

A temática da memória, do esquecimento, da história oral e a recuperação de acervos fílmicos de Santa Maria são fios condutores de seu trabalho ao longo dos anos. Participou de equipes de produções locais em curta e longa-metragem e dirigiu os documentários “Esconderijos da Memória” (2003) e “Fragmentos no tempo” (2017). 

Atuou em jornais locais como A Cidade, A Razão, Diário de Santa Maria, na TV Câmara Santa Maria, Rádio Universidade e TV Campus. Foi também assessora de imprensa do Sindicato dos professores municipais de Santa Maria, trainee da Folha de S. Paulo e é repórter freelancer da Folha. Atualmente, é coordenadora de Comunicação e Marketing da Eny Calçados e da Fundação Eny. 

A jornalista recebe o troféu Vento Norte e participa de um bate-papo ao vivo com o coordenador executivo do SMVC, Luciano Ribas, e com o professor do Departamento de História da UFSM Diorge Konrad, convidado especial.

 

Bate-papo com a diretora homenageada: Camila de Moraes

Camila de Moraes é gaúcha e reside em Salvador há 11 anos. É idealizadora e curadora do Festival Cinema Negro em Ação e, atualmente, desenvolve o projeto de uma série de ficção chamada “Nós Somos Pares”, que aborda a vida de seis mulheres negras e suas relações de amizade e amores. Ela também dirigiu o curta-metragem “A Escrita do Seu Corpo”, que trata a questão da  identidade racial e de gênero por meio da poesia. 

Produziu e co-roteirizou o documentário “Mãe de Gay”, vencedor de dois Galgos de Ouro no Festival Universitário de Gramado. Fez a produção do curta-metragem de ficção “Marcelina – com os olhos que a terra há de comer”, de Alison Almeida, e assistência de produção do documentário “Poesia Azeviche”, de Ailton Pinheiro. Camila assina ainda a direção do curta-metragem documental “Mãe Solo”, realizado durante a pandemia. 

‘O Caso do Homem Errado’

Em 2018, a cineasta se tornou a segunda mulher negra a entrar em circuito comercial com um longa-metragem: o documentário “O Caso do Homem Errado”, que aborda a questão do genocídio da juventude negra no Brasil. A precursora foi Adélia Sampaio, diretora da ficção “Amor Maldito” (1984). 

Aclamado, o “O Caso do Homem Errado” esteve na seleta lista de pré-selecionados pelo Ministério da Cultura para concorrer ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro no Oscar em 2019. 

 

Bate-papo com o homenageado nacional: Glênio Póvoas
GLÊNIO PÓVOAS. FOTO: SMVC
Cineasta e professor de cinema da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Glênio Nicola Póvoas dedicou sua vida à pesquisa cinematográfica na primeira metade do século 20.
Entre seus trabalhos, a participação na consolidação da catalogação do Arquivo da Cinegráfica Leopoldis-Som, no Arquivo de Mídias da RBS TV.
Em sua tese de doutorado, buscou dados sobre as primeiras filmagens realizadas no Rio Grande do Sul. Como escritor, lançou quatro livros. Entre eles, “Vento norte: história e análise do filme de Salomão Scliar”. A obra, originalmente escrita como dissertação de mestrado, analisa o primeiro longa-metragem gaúcho com som, “Vento Norte” (1951), dirigido por Salomão Scliar, da concepção à realização.
Como roteirista, colaborador ou co-diretor, participou de produções como a séries de TV “A Ferro e Fogo”, “Mundo Grande do Sul” (2001), “Memorial de Maria Moura” (1994).
A homenagem ao Glênio se dará na abertura da 14ª edição do SMVC, nesta terça-feira, a partir das 19h. A transmissão será no site do evento e também no Facebook (link está na bio).
*A entrega do Troféu Vento Norte aos homenageados, neste ano, foi feita antes de o festival iniciar, por conta da pandemia.
VEJA TAMBÉM:

Conversa com a curadoria, com a participação especial do diretor do Iecine RS, Zeca Brito

 

 

E COMEÇA O 14º SANTA MARIA VÍDEO E CINEMA – SMVC

Releases: Tatiana Py Dutra

Print Friendly, PDF & Email
Please follow and like us:

Comente

comentários

About SINA

Cultura, opinião e luta! Rede Sina - Comunicação Fora do Padrão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.