Home / * PORTAL / PALAVRAS RETINTAS | LIVRO: “Vozes de Retratos Íntimos” de Taiasmin Ohnmacht por Lilian Rocha

PALAVRAS RETINTAS | LIVRO: “Vozes de Retratos Íntimos” de Taiasmin Ohnmacht por Lilian Rocha

por Lilian Rocha

Somos frutos de uma história varrida para debaixo do tapete, mas que se revela ao olhar no espelho das famílias brasileiras.

Retorno à minha Coluna Palavras Retintas trazendo um livro de uma escritora que eu acho fantástica, Taiasmin Ohnmacht, que possui uma escrita fluída, profunda, instigante e reflexiva.
Falo do seu primeiro romance, Vozes de Retratos Íntimos, lançado pela Editora Taverna, em 2021.
“… Na terra, as cores humanas costumam determinar caminhos…” (OHNMACHT, 2021)
Taiasmin foi capaz de se desnudar e compartilhar com os seus leitores momentos da sua história familiar, ora personagem, ora narradora, vai puxando o fio dourado de sua árvore genealógica. Foi difícil encontrar o início do novelo e a história segue com as dúvidas e certezas das gerações atuais.
Falar no Brasil das relações étnico-raciais, em um país que foi construído pelo racismo estrutural, é trazer à tona mágoas, amores incompreendidos, todo o tipo de preconceito, e é escuro, o racismo velado ou declarado.
Uma narrativa que partiu de fotografias da sua família e que realiza um paralelo com a sua cor e a origem do seu sobrenome, até que essas linhas se cruzam e tomam significado.
As relações étnicas- raciais nunca foram fáceis em nosso país, apesar da grande e falsa propaganda divulgada que vivemos em plena harmonia, mas quando esses corpos são vistos juntos causam desconforto velado ou declarado, que resultam em feridas e cicatrizes profundas.
A narrativa se desenrola mesclando passado e presente, o fio condutor é um sobrenome instigante, é uma história recheada de muita emoção, resistência e coragem da autora ao resgatar a sua identidade negra, indígena e europeia.
O livro é um resgate histórico, não só da família de Taiasmin Ohnmacht, mas também de um Brasil que viveu o massacre indígena, a escravidão negra, a imigração europeia e um processo de desenvolvimento atrelado ao racismo.
“Dora estava muito magoada, mas ainda conseguiu dizer:
Ela me xinga de todas as formas, e em todas as formas ela xinga a minha raça. Eu sei que é a mãe de vocês, mas é racismo, sim.” (OHNMACHT, 2021)
O livro Vozes de Retratos Íntimos é uma leitura essencial para uma reflexão sobre as relações étnico- raciais na história do nosso país.

Vozes de Retratos Íntimos
Taiasmin Ohnmacht
Editora Taverna, 2021
ISBN 978-65-991037-4-2
Romance

 

Lilian Rocha é natural de Porto Alegre- RS. É Analista Clínica, Musicista e Escritora. Autora dos livros: A Vida Pulsa- Poesias e Reflexões, Negra Soul e Menina de Tranças. Coautora dos livros: Leli da Silva: Memórias- Importância da História Oral e Travessias de Amanaã. Patrona da Feira do Livro de Canoas/RS de 2021.

Please follow and like us:

Comente

comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.