Home / * PORTAL / Línguas de Fogo – Ensaio sobre Clarice Lispector (Nova edição/ 2023) | por Cátia Castilho Simon  

Línguas de Fogo – Ensaio sobre Clarice Lispector (Nova edição/ 2023) | por Cátia Castilho Simon  

A primeira vez que tive contato com o livro Línguas de Fogo, da pesquisadora e escritora Claire Varin, foi na saída do Museu de Língua Portuguesa, quando visitava a exposição relativa à obra de Clarice Lispector, em meados de 2007.

Do outro lado da rua, quase em frente à Pinacoteca de SP um vendedor ambulante oferecia uma esteira de livros. Fiquei extasiada com o vermelho da capa e o título já conhecido. Peguei-o como joia preciosa. Já o havia procurado, mas estava esgotado nas boas casas do ramo. A edição é de 2002, pela editora Limiar/SP.

O livro traça o percurso do encontro da autora canadense, iniciado quando ainda era estudante de letras, com a obra da nossa escritora, Clarice Lispector. Com uma linguagem fluida e ensaística, Claire diz da sedução pela escrita clariceana e nos induz a ouvir também aos silêncios, às elipses e a segui-las.

A pesquisadora veio ao Brasil, encontrou pessoas caras à Lispector e visitou lugares por onde ela viveu. Para concluir a pesquisa ficou 16 meses em nosso país, retornando várias outras vezes, segundo Otto Lara Resende no prefácio do livro.  As notas introdutórias da primeira edição e da nova que, saem 20 anos depois, são assinadas pela professora, escritora e tradutora, Lúcia Peixoto Cherem. Durante o processo de tradução e publicação estabeleceram-se laços de uma grande amizade entre ambas, sem declinarem do espírito profissional, resultando em outras parcerias de estudos clariceanos para além do Brasil e do Canadá.

A nova edição/2023 saiu pela editora Nós/SP e chegou a mim, pelas mãos de sua tradutora. Tive a oportunidade e sorte de conhecer a Lúcia Cherem através da escritora e professora Marilia Kubota que sabia do meu trabalho de pesquisa sobre a obra de Clarice Lispector, no mestrado e doutorado. O Mulherio das Letras tem nos proporcionado essa ampliação de laços e horizontes.

Tanto Claire Varin quanto Lúcia Cherem são pesquisadoras da obra de Clarice Lispector e reconhecidas pela excelência de seus trabalhos. Ambas são versadas em vários idiomas, assim como Clarice. Essa afinidade tramada em fios sonoros da diversidade linguística e cultural, alarga visões de mundo. A sensibilidade ao espírito das línguas propicia a veiculação de contundentes singularidades presentes em suas obras.

A fim de reafirmarmos a grandeza da literatura brasileira, é de suma importância instigarmos a circulação dos livros da escritora, bem como os estudos clariceanos que fazem a diferença.

Finalizo com uma das epígrafes do livro, convidando a quem tiver ouvidos que ouça e, claro, busque o livro: “Ide às chamas do vosso próprio fogo e às brasas que vós acendeis.” Isaías 50,11

 

Cátia Castilho Simon

Poeta e escritora

Vice-presidenta cultural

AGES 2023/2024

 

 

 

 

Please follow and like us:

Comente

comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.