Ainda experimental, em processo de fornação, dirigido por Melina Guterres (Mel Inquieta), a Rede Sina começa o movimento para criação de um núcleo de dramaturgia. Na sexta, 22, foi realizada a leitura dramática de um trecho do livro “A Última Praia do Brasil” (Bestiário/Rede Sina) do cineasta, escritor e colunista da Rede Sina, Boca Migotto, que esteve no Festival de Cinema e Vídeo de Santa Maria lançando seu romance e exibindo seu longa/documentário “Um certo cinema gaúcho de Porto Alegre”, resultado de sua tese de doutorado e também livro publicado.
A primeira apresesentação foi no Hall do Theatro Treze de Maio, após a exibição do documentário. Estiveram em cena as artistas Cler Garcia, Cristine Nunes, Edinara Leão. O segundo momento da leitura dramática foi no Bar e restaurante Mojju e contou também com a participação de Joel Cambraia. A próxima será com leitura de poemas na 12ª Sina Poética que deve ocorrer dia 05 de outubro, quinta, a partir das 19h30 no Old School Pub.
Segundo a diretora, Melina Guterres, o objetivo por enquanto é seguir o processo de formação tendo como primeiro foco a leitura dramática. As apresentação foram propostas em oficina ministrada pela diretora.
Oficina “Ódio Criativo”
O desenvolvimento do Núcleo ocorre através da “Oficina Ódio Criativo”, ministrada pela diretora, onde traz técnicas de interpretação, especialmente para cinema. Melina Guterres, conhecida por Mel Inquieta é multipla. É jornalista de formação, roteirista, diretora, produtora, escritora, artista e empreendedora.
Na área de interpretação fez a escola e workshop da preparadora de elenco Fátima Toledo (São Paulo 2017-2018), Oficina da preparadora de elenco Estrela Strauss (São Paulo 2018), Escola Wolf Maia (Porto Alegre,2001), Oficina com diretor Miguel Rodrigues (2002), diversas oficinas com a atriz Eliane Carpes (1998-1995 / Santa Maria-RS). Oficina com ator e diretor Alberto Rodrigues (1997). Oficina com atriz e diretora Olga Reverbel (Porto Alegre. 1996). Também oficinas e workops de clown em Santa Maria (2005) e Salvador-BA (2004). Em 2019, em Santa Maria, produziu e fez a oficina com a atriz carioca Natasha Corbelino.
Como roteirista e diretora, assina os curtas “Assédio”, “Sempre Às Quartas”, “Case uma reabiliação é possível?”, “Resquícios”. Como roteirista teve argumento de longa contemplado no Programa Ibermedia por “Clandestinos – Brasil Sombrio”. Mais sobre em: https://redesina.com.br/melinaguterres/
A oficina “Ódio Criativo” trabalha com práticas do método Fátima Toledo, também do “Yo Afectado” de Augusto Fernandes, ambas que tem como base a memória emotiva Stanislavski. Também são utilizadas práticas do Método Feldenkrais e Bionergética.
Segundo Melina, a proposta é ir seguir com a oficina até o final do ano.
As aulas no momento estão sendo ofertadas apenas para convidados. Ainda não há previsão de data para oficina aberta ao público, mas nteressados podem entrar em contato pelo whats da Sina (5530295661) ou e-mail sinarede@gmail.com para mais informações.
Leitura no Theatro Treze de Maio
Leitura no Mojju Gastro Pub
Leia também sobre o livro:
22/09 – SEX – 17H | LANÇAMENTO DO LIVRO “A ÚLTIMA PRAIA DO BRASIL” DE BOCA MIGOTTO EM SANTA MARIA