REDE SINA – 5 ANOS
Uma plataforma digital e muitas ações
Está chegando o final do ano e a Rede Sina estará completando 5 anos no dia 31 janeiro de 2020. Fará cinco anos que publicou o seu primeiro conteúdo. Foram anos produzindo, reproduzindo conteúdo de forma colaborativa, experimentando, pensando sempre em agregar diferentes olhares, conectar pessoas sensíveis às causas sociais, à cultura e, mais recentemente, ao capitalismo consciente e ecossistemas de inovação.
História
Foi criado em 2015 pela jornalista Melina Guterres, que administra a plataforma. Colabora também com a edição de conteúdo a jornalista Rosana Zucolo.
A Sina
O nome Sina é atribuído ao destino, ao que não se pode mudar. Quando Melina Guterres compreendeu que a comunicação e seu espírito agregador eram permanentes em sua trajetória, concluiu que se esta era uma “sina”, ela deveria ser algo produtivo. Á época, Melina prestava consultoria, assessoria através da sua então empresa Essence Comunicação, na qual também administrava diversos canais de mídia online. A Sina foi criada pensando em ser uma plataforma que agregaria os mais diferentes públicos os quais a jornalista já conquistara em seu trabalho. A BCS Comunicação, agência de São Paulo, compreendendo a proposta realizou as primeiras marcas e o slogan “Comunicação Fora do Padrão”, então utilizados até hoje. O nome REDE passou a integrar a marca com o lançamento da plataforma online.
Números
Despretensiosamente e priorizando o marketing do “boca-boca”, a Rede Sina reúne diferentes olhares em sua plataforma que hoje conta com mais de 300 conteúdos de mais de 60 autores e mais de 500 conteúdos produzidos na forma de entrevistas, notícias, reportagens totalizando em torno de 800 conteúdos publicados. Mais de 100 mil pessoas já acessaram o portal Rede Sina, e aproximadamente 5 mil usuários acessam mensalmente o site. Nas redes sociais os números variam, pois a Rede Sina é administradora de diferentes grupos e fan pages, entre estas algumas que já ultrapassaram milhões em seu alcance em determinados períodos.
Redes Sociais
São mais de 100 mil seguidores contabilizando os diferentes canais
Produzido em parceria com dois festivais de cinema, um no Rio de Janeiro (Rota Festival de Roteiro) e de Santa Maria-RS (SMVC), criou a categoria Melhor Curta com Tema Social, a qual já entregou troféu Rede Sina para 4 curtas.
Em setembro de 2018, com intuito de reunir artistas, escritores e pessoas interessadas em poesia, criou o sarau de poesia Sina Poética, com palco aberto para todos que desejam recitar ou realizar alguma performance artística. Em novembro de 2019 está a realizar a sexta edição do sarau.
Produção Audiovisual
Produziu o documentário “29 o filme” em co-produção com a Montagem Paralela do Rio de Janeiro, além de entrevistas e debates ao vivo nas redes sociais e portal.
Cine Sina
A proposta de ver um filme e debater com diretor ou alguém da equipe em algum espaço público começa a se concretizar em dezembro de 2019, sendo o primeiro filme a ser exibido no Mercado da Vila Belga (antigo Mercado Público de Santa Maria).
Eventos
Entre os eventos que já produziu estão o workshop de performance da artista Carolina Berger, o de interpretação da atriz e diretora Natasha Coberlino, palestra com administrador Tadany Cargnin dos Santos da IBM Índia.
A Rede Sina é parceira do coletivo Memória Ativa – Em Defesa do Patrimônio Cultural de Santa Maria-RS e colaborou nas realizações de diversas ações como caminhadas guiadas pelo Centro Histórico de Santa Maria, exposições de fotos, etc em 2018 e 2019.
Impacto Social e futuro
Há quase cinco anos a Rede Sina, que nasceu de um lazer vem trazendo impacto social através de seus conteúdos, eventos, debates, etc. Um investimento pessoal que encaminha-se para se tornar uma Startup, ainda em pesquisa sobre seu modelo de negócio, onde além de produzir conteúdo humanizado e eventos culturais, seja capaz de impactar pequenos negócios e pessoas em situação de vulnerabilidade.
AS EDITORAS:
Melina Guterres é natural de Santa Maria-RS, formou-se em jornalismo pela Universidade Franciscana – UFN em janeiro de 2008. Em 2012 abriu a sua primeira empresa de consultoria e assessoria de comunicação – Essence que a levou a viajar pelo Brasil tendo contato com diferentes culturas. Em 2015 criou a marca Sina Comunicação Fora do Padrão, arte desenvolvida pela BCS Comunicação de São Paulo. com foco de investigar e investir mais nas redes sociais e cultura político-social. Melina presta serviços de produção de conteúdo para mídias, agências, produtoras, pessoas físicas e jurídicas (Veja aqui).