Home / * PORTAL / ENTREPAPO por JOÃO VITOR LIMA | Você valoriza ou já valorizou a ancestralidade e luta de uma mulher negra?

ENTREPAPO por JOÃO VITOR LIMA | Você valoriza ou já valorizou a ancestralidade e luta de uma mulher negra?

Hoje, dia 25 de julho, celebramos o Dia da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha, que aqui no Brasil se celebra especificamente como Dia de Tereza de Bengela e da Mulher Negra, evidenciando ainda mais figura e ancestralidade desta mulher que diante da sua luta e travessia, faz com que outras mulheres e a negritude em geral, se espelhe e continue a combater o preconceito racial nas suas mais diversas formas.

Tereza de Benguela foi uma líder quilombola que deu visibilidade ao papel da mulher negra na história brasileira. Ela liderou por 20 anos, a resistência contra o governo escravista, na época, e coordenou as atividades econômicas e políticas do Quilombo Quariterê, localizado na fronteira do Mato Grosso com a Bolívia. Tereza se tornou a rainha do quilombo após a morte do companheiro, José Piolho, e, sob sua liderança, a comunidade negra e indígena resistiu à escravidão por duas décadas, sobrevivendo até 1770, quando o quilombo foi destruído e a população foi morta ou aprisionada.

Ao longo da história em que vivemos, a mulher negra passou e ainda passa por diversas discriminações e opressões que, sempre de maneira direta ou indireta, tentaram diminuir a sua devida relevância que até hoje, nunca estave instalada de forma digna em nossa sociedade.

Celebrar não só acima de tudo a luta, mas, celebrar a esperança de dias melhores no respeito a ancestralidade, o reconhecimento e valorização da história em geral, na sociedade, instituições e nas escolas.

Honrar a memória dessas figuras que tem suas histórias conhecidas publicamente, mas também as várias não conhecidas que muitas outras mulheres passaram, é valiosíssimo! Manter viva a chama da luta contra a escravização, as opressões colonialistas, das que “modelaram nossas culturas e tradições”, que ainda é infligida. Que neste dia possamos celebrar a resistência dessas mulheres, suas vivências e conquistas, para que tudo isso seja uma luz de expectativas positivas num breu tão doloroso de incoerência e Intolerância que atualmente temos.

Feliz Dia, Mulheres!

 

 JOÃO VITOR LIMA

Comunicador, estudante e produtor de conteúdo. Desde 2018 tem um canal no YouTube direcionado à entrevistas, receitas e dicas. Desde 2020 a 2022 apresentou a live/programa `João Entrevista’, onde promoveu de forma remota entrevistas ao vivo em sua página no Instagram, com personalidades da arte, cultura, política e televisão. A cantora já falecida Deborah Rosa, a diretora do Theatro Treze de Maio – Ruth Pereyron, a judoca Maria Portela, o cantor Agostta, a cantora nativista Oristela Alves e atriz global Nívea Maria e muitos outros já foram entrevistados por ele. Também, em 2021 apresentou o programa `Radar Social’, veiculado mensalmente pela plataforma Rede Sina, onde discute várias pautas políticas-sociais com diferentes convidados e debatedores. No ano de 2022, ganhou o Prêmio Destaques da Cultura, do Diário de Santa Maria e Revista Mix, como “Revelação do Ano” referente à 2021, no júri popular e especializado. Também recebeu o certificado “Amigo da Diversidade” no Troféu Triângulo Rosa, em homenagem feita pela Ong Igualdade.

Please follow and like us:

Comente

comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.