Home / * PORTAL / Comunicação é fogo por Tássia Novaes

Comunicação é fogo por Tássia Novaes

Boa parte dos problemas que identifico na minha rotina profissional ocorrem por falha ou ausência de comunicação. Equipes coesas se destacam pela comunicação efetiva entre pares e isso não deve ser limitado por conta das hierarquias ou pela função que ocupamos no organograma, seja a estrutura organizacional horizontal, vertical ou circular.

Tem relação com visão sistêmica. Como explica o físico Fritjot Capra, “não há partes. Aquilo que denominamos parte é apenas um padrão numa teia inseparável de relações”, no livro A teia da vida.

Habilidades como flexibilidade, criatividade, proatividade são muito importantes para adubar cenários áridos. E a comunicação é um vetor que atravessa todas essas camadas.

Sabe quando você está fazendo um projeto ou uma análise e uma informação (oculta) que está retida no silêncio do colega muda tudo? Às vezes, a guinada de direção vem ao pé do ouvido em uma conversa no corredor ou em uma mensagem de 100 caracteres. Basta compartilhar.

Entendo a fruição da comunicação em uma equipe, entre setores e pares, como a importância do fogo em uma aldeia. Se todos precisam estar juntos para sobreviver e você guarda o fogo apenas para você, a chance de se queimar ou daquela única fonte se apagar é grande. Se você não sabe medir as coisas, faz mau uso ou é distraído, vira um incêndio. E se você distribui para quem precisa com segurança, coloca ao alcance do coletivo, todos se beneficiam com o calor e as diversas possibilidades de transformar o estado natural das coisas.

Vale a pena ser a pessoa que deixou a aldeia no escuro nas longas horas noturnas que enfrentamos todos os dias? Predadores atacam na escuridão. Em dias quentes ou em dias frios, todos são responsáveis pela manutenção do fogo nas nossas aldeias corporativas.

Se por acaso você acha que falar é chato, desnecessário ou arriscado, descubra uma forma de se expressar ao seu tom, ao seu modo, ao seu gosto, desde que seja compreensível e sem delay. Comunicação efetiva é também um mecanismo precioso de blindagem, especialmente para a manutenção de ecossistemas em cenários instáveis e competitivos.

Tássia Novaes é uma baiana que cultiva afetos ancestrais no Rio Grande do Sul. Coleciona fases como a lua. Gosta de arte, fotografia analógica e estudos sobre ocultismo. Atua como gestora de inteligência de mercado em uma instituição filantrópica de saúde. Seu plano secreto é cuidar de sua filha Maria e entregá-la ao mundo.

Compartilhe

Comente

comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.