Giro do Paralelo 29 : Irmã de candidato a vice é cabo eleitoral de adversário à prefeitura
Candidata à vereadora pelo Progressistas, Ivone Mortari é cabo eleitoral do candidato a prefeito Sergio Cechin (Progressistas). Tudo muito natural não fosse ela ser irmã do vereador Marion Mortari (PSD), concorrente a vice-prefeito na chapa do também parlamentar Luciano Guerra, do PT.
Antes mesmo de Cechin decidir lançar candidatura própria, Ivone o procurou se colocando à disposição para pedir votos ao Progressistas, principalmente no Passo das Tropas, reduto eleitoral do irmão. Na conversa com o vice, Ivone teria dito que parte da família não concordava com o fato de Marion se aliar ao PT.
Ao final, Ivone virou cabo eleitoral e candidata à vereadora do Progressistas. Haverá uma disputa eleitoral em família entre os dois irmãos pelos votos no Passo das Tropas e nas redondezas do Distrito de Pains.
Leia ainda sobre o slogan do ex-prefeito Cezar Schirmer (MDB) a vereador em porto Alegre e apoio de José Farret (sem partido) da coluna do site Paralelo29
Com bandeira vermelha, comércio de Santa Maria não muda até terça
A prefeitura de Santa Maria anunciou que não vai recorrer da classificação de bandeira vermelha, que representa alto risco de transmissão de Covid-19. Como a cidade participa de um sistema de cogestão regional, o município poderá adotar protocolos semelhantes aos da bandeira laranja (risco médio), com poucas alterações no funcionamento de atividades econômicas a partir de terça-feira.
Esta é a segunda vez em menos de um mês que a Região Central é classificada na bandeira vermelha. As restrições mais severas para áreas em alto risco, conforme o sistema estadual, atingem atividades esportivas e educacionais (não pode haver retorno às aulas). Quanto ao comércio, a expectativa é que sejam divulgadas logo as regras para o funcionamento a partir de terça-feira. Leia mais em paralelo29.com
Tempo dos candidatos a prefeito no horário eleitoral está definido
A Justiça Eleitoral se reuniu na tarde de sexta-feira (2) com os representantes de partidos e coligações em Santa Maria para fazer a distribuição do tempo no horário eleitoral gratuito, que começa no dia 9 de outubro. As coligações (confira abaixo) “Em frente, Santa Maria!”, de Jorge Pozzobom (PSDB), e “Santa Maria agora sim”, encabeçada por Sergio Cechin (Progressistas), têm o maior tempo na propaganda: 11 minutos e 27 segundos e 11 minutos e 18 segundos, respectivamente, divididos nos quatro blocos de propaganda, dois veiculados no rádio e dois na televisão. Em cada bloco, portanto, ambos os candidatos terão pouco mais de 2 minutos.
O terceiro maior tempo no horário eleitoral para angariar votos será do candidato da aliança “Você na prefeitura!”, do candidato Luciano Guerra (PT), com 7 minutos e 41 segundos, seguido da coligação “Um novo caminho para Santa Maria”, encabeçada por Marcelo Bisogno (PDT), com 6 minutos e 30 segundos. Com menos espaço no rádio e na TV ficaram os concorrentes das alianças “Avança Santa Maria”, de Jader Maretoli (Republicanos), com 3 minutos e 41 segundos, e “A Santa Maria que queremos, a cidade que merecemos”, de Evandro de Barros Behr, com 1 minutos e 19 segundos. Todos esses tempos são distribuídos em quatro blocos de propaganda, portanto Jader e Behr terão pouco espaço para aparecer em cada um.
Confira o tempo de cada coligação no site paralelo29.com