por Rosana Zucolo / Rede Sina
Carlos Edler é o que podemos chamar de um fotógrafo singular. Ele se move silenciosamente, quase invisível, a testemunhar de modo significativo o que desponta diante de suas lentes.
Essa pequena seleção em P&B é parte de um ensaio autoral que nasceu durante a pandemia. O registro de pessoas, ruas, casas, prédios são explorados com sensibilidade em movimentos de luz e sombra que compõem o cotidiano de uma Porto Alegre atravessada por estes tempos sombrios.
Edler cursou jornalismo na Universidade Federal de Santa Maria. Começou no fotojornalismo na Sucursal da Caldas Júnior também em Santa Maria, e depois em Porto Alegre, na ZH. Atuando no caderno Casa & Cia tomou gosto pela fotografia de arquitetura e hoje é considerado um expert na área. Além de ZH, produziu fotos para as revistas Casa Claudia e Arquitetura e Construção ( Editora Abril ), e trabalhou em estúdio fotográfico.
O trabalho fotográfico e o contato do fotógrafo podem ser encontrados no instagram @carlos_edler e nas páginas do facebook: Carlos Edler Fotografia e Carlos Edler Fotografia Arquitetura.