28/01 – Sexta-feira, 18h
#47 Giro da Maria Cult
Colaboradores: Deivid Pazatto e Paola Saldanha
Nesta edição: Antídoto, Marcelo Demichelli, Partido Hardcore, Jan Pedro, Duo El Negro, Robson Thomas, Bateraço, DJs Ruzzo, Onze e Calli, Sangue Ruim, Umbigo de Bruxa, Three X, Fernando Ávila, Ará Dudu, Rinoceronte, Rocksane, Toca Audiovisual e 1º Prêmio Maria Cult
O início de 2022 foi embalado por muita música na cidade, especialmente, com os lançamentos da cena do rock e suas vertentes. O primeiro mês do ano também foi marcado pelo o 1º Prêmio da Maria Cult, ação criada com o objetivo de divulgar e valorizar as produções e artistas independentes de Santa Maria, e muito mais.
1º PRÊMIO MARIA CULT
Começando o primeiro Giro com as cerimônias de anúncio e de entrega dos troféus aos destaques do 1º Prêmio Maria Cult. A primeira ocorreu por meio de uma transmissão ao vivo, realizada pela Maria Cult em parceria com a Rede Sina, no dia 07 de janeiro de 2022, que divulgou as obras e produtores escolhidos pelo voto popular. Na sequência, em 09 de janeiro, no Old School Pub, foi realizado o evento de encerramento da edição de estreia do prêmio, com entrega dos troféus aos mais votados nos segmentos de Artes Cênicas, Artes Visuais, Audiovisual, Dança, Literatura e Música. A noite ainda foi marcada pelo show especial de Márcio Vaz e Gregory Motta.
A Maria Cult acredita que a iniciativa, sua repercussão e mobilização, representam a força da cultura local e o quanto ela precisa, cada vez mais, ser reconhecida e valorizada. E, novamente, agradece a colaboração do parceiros patrocinadores e apoiadores, que contribuíram para que a premiação pudesse acontecer; A todos que participaram da campanha, por meio dos votos, compartilhamento e divulgação; Aos artistas, produtores e agentes culturais, pela confiança e apoio à Maria Cult; E aos mais de três mil seguidores, que mais que um número, expressam pessoas, organizações e grupos que acreditam na cultura local e na sua importância para sociedade, assim como nós.
O 1º Prêmio Maria Cult teve como objetivo ampliar a divulgação de criações locais e valorizar as produções independentes realizadas em Santa Maria (RS), bem como artistas, produtores e agentes culturais responsáveis pelo desenvolvimento destas obras e ações. O projeto não visou a competição, mas a celebração da cultura da região.
MÚSICA | E PARA ABRIR OS LANÇAMENTOS MUSICAIS DO ANO…
Restos de uma existência é a primeira música do projeto Sangue Ruim. Disponibilizada no começo do mês, a canção tem letra de Julian Campos e Andrew Freitas. Inicialmente, a banda foi formada em novembro de 2020, por membros da Eterno Rancor – Julian na bateria e Andrew na guitarra. Porém, o projeto se consolidou, apenas, em 2021, após a entrada de Igor Tessele – também membro da Eterno Rancor – no vocal. A produção do som de estreia do grupo ficou nas mãos de Michel Peixoto, que também produzirá o primeiro EP da Sangue Ruim. A previsão de divulgação é para o primeiro semestre de 2022.
Onze apresentou a sua mais nova música, Luar. Desenvolvida em abril do ano passado, a track – descrita pelo artista como um som mais introspectivo e melódico – é uma parceria com Ruzzo. Conforme o DJ, a canção foi disponibilizada de graça para download como uma forma de retribuir o carinho das pessoas e também uma maneira de ter uma ligação maior com os seus fãs. Além da obra inédita, o produtor adianta que está trabalhando em outros setores da carreira, como a grife de roupas de seu projeto Lótus Label.
[ALERTA: CONTEÚDO SENSÍVEL]
Lágrimas de Alento é o recente trabalho de Marcelo Demichelli. Produzida pelo próprio guitarrista, juntamente, com Wolney Martins, a música conta com a participação especial de Paola Matos. Divulgada na primeira semana do ano, a obra foi finalizada em 21 de setembro de 2021, no Dia Mundial do Combate ao Suicídio. A composição foi criada como a segunda parte de Lágrimas, composta há 20 anos por Marcelo e integrante do álbum Totus Tuus(2009).
Para o artista, ainda que delicado, o tema abordado na canção precisa ser mais debatido, especialmente, na atualidade. “Lágrimas de Alento’ mostra isso, que todos somos finitos e que, as vezes, alguns de nós escondem uma dor tão dilacerante e angustiante, ao mesmo tempo tão bem ‘camuflada’, que quando essa dor se manifesta em um ato contra si mesmo, nos sentimos chocados, surpresos e impotentes. Lágrimas de Alento é o grito de perdão de quem fica e não soube entender ou perceber a dor de quem foi. Ao mesmo tempo, é a esperança de um reencontro em outro plano e de respostas a tantas perguntas que ficaram, quase todas resumidas num ‘Por Quê?'”, finaliza.
MÚSICA | PARA OUVIR E VER
Os artistas locais também investiram em videoclipes, para apresentarem seus trabalhos. A Antídoto fez isso duas vezes. Inicialmente, com a versão de Por Supuesto. A música integra o álbum de estreia da cantora Marina Sena, De Primeira, e ganhou repercussão nas redes sociais e plataformas digitais, em 2021. Conforme a banda santamariense, a ideia de criar novas interpretações para canções que fogem do estilo da Antídoto já era antiga.
Em seguida, o grupo lançou o primeiro single autoral de 2022, Coisas Que Me Deixam Leve. A captação da canção foi realizada por Kauê Flores, pela estúdio Gemini, e a mixagem e masterização ficaram sob responsabilidade de Tadeu Patolla – músico e produtor que descobriu e trabalhou com a banda Charlie Brown Jr. Já o videoclipe tem direção de fotografia, edição e finalização de Iggor Portalet.
A Partido Hardcore apresentou o clipe de Reflexo. A faixa serviu de inspiração para a escolha do nome do álbum do qual ela faz parte, O Reflexo de um Sistema Doentio e Incoerente (2019). O grupo destaca que a música “aborda o tema da apatia social […] sobre a falta de vontade do povo de se revoltar contra os problemas que os afligem, a fome, miséria, corrupção”. Além disso, a canção explora a ganância do homem que humilha, dissimula e desengana seus iguais. A composição foi escolhida pelos ouvintes da banda através de uma votação popular no perfil do Instagram da Partido Hardcore. O clipe tem direção de Gustavo Afonso.
Gravado em plano-sequência, dentro de uma fábrica de laticínios abandonada, em Camobi, Caô é o atual trabalho da Three X. A captação é assinada por Julien Moretto e a edição é de Ericson Friedrich. A canção, que faz parte do EP Saga-Cidade (2019), também ganhou um novo direcionamento no videoclipe. Conforme Lucas, vocalista da Three X, a banda compreendeu a necessidade de abordar e protestar, por meio da produção, as ações do atual governo, principalmente, as fake news propagadas nesse período.
https://www.youtube.com/watch?v=TNfAcNmRoGQ
Finalizando o mês musical no rock, a Rocksane divulgou My Salvation, que aborda a relação do artista com a música. A produção chegou com um videoclipe em stop motion – técnica de animação gravada quadro-a-quadro – que levou oito dias para ser concluído. Daiane Diniz, vocalista do grupo, lembra que demorou quatro dias para registrar as 520 fotos utilizadas no clipe e mais quadro dias para realizar a edição.
Entrando em outros estilos, Jan Pedro divulgou Sai da Frente. O novo trabalho autoral do artista tem produção musical de Jadson SP e trata-se de um funk dançante, assim como as músicas anteriores do cantor. O quinto lançamento de Jan veio acompanhado de um videoclipe, gravado na Brita Pinhal. A produção executiva do audiovisual foi realizada por Bruno Bassin, de Santiago (RS).
O duo gaúcho El Negro veiculou sua nova música, Você Dançou. A composição é o quarto single do disco Como um raio silencioso que antecede o trovão, que sairá em 2022, pelo selo Toca Discos. A dupla, formada por Leandro Schirmer (bateria) e Mumu (vocal/guitarra), busca a perfeita sinergia do seu habitual desert rock com a música eletrônica. Entre riffs e beats, o duo fala de percepções e viagens sobre a pista de dança. A produção musical do videoclipe é de Felipe Rodarte e a direção é de Luís Floriano e Leonardo Savaris.
Esperança, que integra o álbum de estreia de Pitto Foliatti, ganhou uma versão em videoclipe. O audiovisual tem captação de José Romenito, Gabriel Haesbaert e Iggor Portalet – também responsável pela edição, finalização e direção de fotografia – e performance da dançarina e atriz Rafaella Ferrão. A canção é a quarta obra do projeto disponibilizada pelo artista. O trabalho conta com a participação dos músicos convidados Josué Farias, Gyliel Souza, Filipe de Césaro, Gustavo Kramer e Matheuzinho Shuc. As composições autorais do disco trazem reflexões a respeito de liberdade de escolhas e críticas à algumas formas autoritárias de impor opiniões ideológicas religiosas e conservadoras.
MÚSICA | ENTRE ADAPTAÇÕE, AOS POUCOS, AS APRESENTAÇÕES PRESENCIAIS VOLTAM
Os DJ’s de Santa Maria, Callil, Onze e Ruzzo lançaram um set de música eletrônica no YouTube, gravado na última edição da VouC E-Culture, que ocorreu no Hotel Fazenda Pampas. De acordo com Callil, esse já era um sonho antigo dos amigos. O set tem duração de duas horas e apresenta o gênero House Music e suas vertentes, como o Dance e Nu Disco. As imagens foram registradas Iggor Portalet e Renan Mattos. Já o som tem captação assinada pelo DJ Basso.
Uma composição local fez parte da programação do 20º Festival Nacional de Acordeon de Termignon, realizado na França. Tango pour Carla, criado por Fernando Ávila, foi interpretado por Nikodem Sobek. Essa não foi a primeira vez que o acordeonista polonês apresentou uma peça de Fernando. Há, aproximadamente, dois anos, Nikodem vem interpretando a composição do artista santamariense em diferentes festivais e competições de acordeon pela Europa. O evento francês teve início no último sábado (22/01) e segue até esta sexta-feira (28/01), também com transmissões pelo Facebook.
Com a consciência da importância de se manter em movimento diante do contexto delicado para aqueles que vivem da arte e para manter vivo o desejo de respirar, criar e compartilhar música, a Rinoceronte lançou seu mais novo projeto. Acústico Rinoceronte apresenta 14 canções, temas dos discos Nasceu (2010) e O Instinto (2013), em formato acústico. Com produção executiva e artística de Paulo Noronha, guitarrista e vocalista da banda, o trabalho foi gravado no Theatro Treze de Maio, em setembro de 2021. O show contou com participações de Cassiano Cassanta, nos violões e backing vocals, e de Ninu Ilha, nas percussões, mas sem a presença do público – por conta dos protocolos de segurança em vigência no período.
Após um evento inédito, que marcou Santa Maria e o Rio Grande do Sul com mais de 120 músicos reunidos para tocar suas baterias ao mesmo tempo, em 2019, o Bateraço voltou ao palco do Shopping Praça Nova. A atividade reuniu, desta vez, cerca de 50 bateristas, com a participação de Kiko Freitas, reconhecido internacionalmente, que ministrou um workshop aos músicos. A apresentação também contou com as performances de Patric Junior André Prates, Guilherme Araújo, Thaigor Farias, Lawrence Wendt, Daiane Diniz, Renato Molina, Joca Farias, Marcelo Massário, Alessandro Nunes, Marcio Correia, Manu Ferraz, Clauson Kraemer, Dadá Alves e Renata Assis Brasil.
ARTES CÊNICAS | OPORTUNIDADES
A Umbigo de Bruxa lançou o curso online Conexão Através do Brincar – Atividades com Bambolê. A iniciativa é voltada para educadores, pais e mães que desejam estabelecer uma conexão real e profunda com as crianças. O curso foi criado a partir dos anos de estudo e experiência com arte e educação de Camila Matzenauer e Natália Dolwitsch. As artistas disponibilizam uma série de atividades lúdicas com bambolê, que podem ser usadas tanto em sala de aula quanto em casa, com a família. São doze meses de acesso às aulas, que podem ser assistidas quando e quantas vezes quiser.
A Toca Audiovisual abriu o processo de seleção de casting, para o filme A Intenção da Noite, que será gravado em 2022. A produtora de conteúdo abriu as inscrições na última terça-feira (25/01), em busca de oito atores/atrizes, para desempenhar papeis principais e também atuar na figuração. Poderão concorrer profissionais oriundos dos cursos de Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) – formados ou cursando -, integrantes de companhias teatrais locais e também participantes de projetos comunitários e sociais de ensino de atuação/teatro, que se encaixem nos perfis solicitados. As inscrições poderão ser feitas até às 23h59 do dia 10 de fevereiro. A chamada de artistas faz parte da fase de pré-produção do audiovisual, que seguirá até abril. Já as gravações ocorrerão entre maio e junho. Para mais detalhes, acesse o edital.
AUXÍLIO EMERGENCIAL DA CULTURA
A Prefeitura Municipal de Santa Maria (PMSM), por meio da Secretaria de Cultura, divulgou a lista final dos aprovados a receber o Auxílio Emergencial para o Setor Cultural. No total, mais de 500 inscrições foram homologadas. Os profissionais da cultura receberão, em parcela única, R$ 800. O auxílio foi anunciado no começo de dezembro de 2021, através da união entre Estado, municípios e empresas parceiras, para auxiliar os trabalhadores da cultura, que foram fortemente atingidos pela crise econômica causada pela pandemia de coronavírus.
AUDIOVISUAL | DOCUMENTÁRIOS RETRATAM O FAZER ARTÍSTICO NA REGIÃO
Na segunda semana de janeiro, foi lançado o documentário RIBEIRO: Estória cantada-proseada e versada no canto. Com direção do cantor Robson Thomas e Eduarda Teixeira Streck, a produção é descrita como o início de uma viagem profunda no universo do álbum RIBEIRO, que será divulgado em breve. As imagens do audiovisual foram captadas durante uma imersão no interior do Rio Grande do Sul, na cidade de Tuparendi. Os registros foram realizados para dar início ao processo de pré-produção e concepção do disco inédito do músico. Na parte 1, já disponível no canal do YouTube do artista, Robson fala sobre a poética e as inquietações que lhe serviram de base para pensar o seu novo trabalho.
O projeto Obirin – mulheres em rede mudando histórias, realizado pela Associação de Arte e Cultura Negra Ará Dudu, ganhará um documentário, em 2022. Em desenvolvimento desde setembro do ano passado, a ação se aproxima da fase final e, para relembrar e celebrar as atividades realizadas durante esse período, uma produção audiovisual será desenvolvida. Com lançamento previsto para início de abril, a obra apresentará trechos de um poema inédito da escritora Maria Rita Py Dutra, além dos relatos de participantes e integrantes do projeto. Obirin foi contemplada no Programa de Combate à Violência Contra a Mulher, promovido pela Magazine Luiza, através do Fundo Magalu. A iniciativa visa o fortalecimento de mulheres, principalmente, negras, oriundas da região Centro e Pampa do estado.
Colaboradores:
Siga Maria Cult noInstagram e Facebook