30/04 – Sexta-feira, 18h
#36 Giro da Maria Cult
Colaboradores: Deivid Pazatto e Paola Saldanha
Nesta edição: DJ’s Bills e Cappeli, Ckto e YungSix,Clube de leitura da FLISM, Coletivo Líquido & Táctil, TV OVO, Bapho!Drag
TRAP E MÚSICA ELETRÔNICA NOS LANÇAMENTOS LOCAIS
Os DJ’s Bills e Cappelli lançaram o EP Supernova, na última quinta-feira (22/04). A nova produção da dupla, que comanda a gravadora TheWav Records, conta com a faixa título e outras três releituras de Supernova. Para compor o EP, artistas de três países colaboraram no trabalho dos DJ’s: o brasileiro Ezek; Govian, da Argentina; e Leunam Innorac, da Itália.
Essa não é a primeira vez que os fundadores da TheWav Records realizam trabalhos com DJ’s internacionais. No início deste mês, a gravadora lançou um álbum com 15 faixas com artistas do Brasil, Bélgica e Índia. O VA (álbum com várias músicas) explorou gêneros como o Melodic Techno, Proug House e Indie Dance.
O EP Supernova está disponível em diferentes plataformas digitais.
Aos 17 anos, o jovem produziu todo o EP em casa. Com três faixas, Ckto e YungSix buscaram trabalhar cada música com diferentes elementos. A primeira canção, Fôlego, segue o estilo trap; já na segunda, E.T, a proposta foi trazer um R&B com elementos espaciais; e em Sua Lábia, última do EP, o artista canta sobre uma decepção amorosa que viveu. “Tô muito feliz, porque sou um artista independente sem estúdio e com pouco equipamento e pouca experiência e, mesmo assim, tô fazendo uns sons bem feitos […]. A gente não tem muito público, mas nós nos dedicamos nesse EP”, comemora Ckto.
Há um ano, o músico começou a fazer Trap. “Eu comecei fazendo trap brincando, falando coisas engraçadas com uns amigos. Daí, um dia, resolvi fazer com algo mais sério e mostrei pra umas amigas e elas gostaram muito e me fizeram postar no YouTube”, relembra Ckto. Após apagar seu canal antigo, o jovem criou um novo este ano. “Tô tentando criar uma estética minha, mas tenho muito o que amadurecer no meu som pra chegar lá”, salienta. Sobre sua parceria com YungSix, apesar de morarem na mesma cidade, os artistas se conheceram na internet e nunca se viram pessoalmente.
Pelo segundo ano consecutivo, a Festa Literária de Santa Maria (FLISM) ocorrerá, integralmente, em ambiente virtual. Entretanto, em 2021, a programação contará com um clube de leitura. A iniciativa nasceu de alunos da Graduação e da Pós-Graduação em Letras, da UFSM – Aylon Dutra, Camila Steinhorst e Emili Fano -, sob orientação da Profa. Dra. Raquel Trentin, uma das idealizadoras da FLISM.
Conforme os organizadores, apesar de ser coordenado por universitários, o clube não pretende realizar discussões teóricas e acadêmicas, mas ser um espaço de compartilhamento aberto ao público geral. O integrante Aylon Dutra frisa que o objetivo da atividade é fortalecer o vínculo entre leitor, autor e obra. “Acreditamos no potencial da leitura coletiva, especialmente para o aprimoramento das nossas emoções e visões do mundo. Em um período caótico como o qual estamos vivendo, ler, compartilhar e dividir saberes e afetos, mesmo por meio de uma tela, alimenta aquilo que temos de mais humano”, destaca.
A proposta inicial é promover a leitura dos autores homenageados da 4° edição, contudo, os participantes terão liberdade para decidir os títulos. Os encontros serão quinzenais, via Google Meet, e a primeira reunião já está marcada para a próxima quarta-feira (05/05), às 18h. No encontro, será feita a escolha da obra de estreia do clube. Os interessados em integrar o grupo devem preencher um formulário, disponibilizado nas redes sociais (Facebook e Instagram) da festa.
A FLISM nasceu em 2018, com atrações variadas e presenciais, em espaços centrais da cidade. Devido a pandemia, a dinâmica foi adaptada, para atender às medidas de isolamento social. Com isso, a programação passou a ser, totalmente, online, o que, segundo Aylon, permitiu a expansão do evento para outras cidades e a democratização do acesso ao material.
Além de painéis e sessões de autógrafo, o projeto também está presente em escolas municipais, por meio de oficinas realizadas com alunos do ensino fundamental e médio e que nesta edição acontecerão remotamente. Juntamente com ações voluntárias, em 2021, a FLISM conta com o aporte da Lei Aldir Blanc, através do edital Produção Artística e Cultural de Santa Maria.
As ruas da Vila Belga serão palco de uma ação artística, nesta sexta-feira (30/04). Com concepção e direção da professora e produtora cultural Cláudia Oliveira Nascimento, o Coletivo Líquido & Táctil realizará a apresentação Notas sobre o gesto.
Conforme a idealizadora, a principal proposta da performance é questionar como estamos nos movendo no mundo contemporâneo. “Nessa performance, buscamos apresentar gestos como rumores discretos em ruas que outrora estavam cheias de pessoas e de vida. Esses espaços serão ocupados por gestos casuais que resultarão em uma poética coletiva, em meio ao vazio”, explica Claudia.
A atuação contará com a participação de Oneide dos Santos. O artista divide o seu trabalho artístico e de gestão no Grupo Integração & Arte e também é professor temporário no Curso de Dança Bacharelado da UFSM. A ação terá captação assinada pelo cinegrafista Alan Orlando e edição da Halo Produtora Audiovisual.
Notas sobre o gesto será apresentado no dia 22 de maio, às 14h, durante o II Seminário Internacional de Artes Performativas e Práticas Contemplativas, que ocorrerá de modo remoto, a partir de 16 de maio. O evento é organizado pelo prof. Daniel Plá, atual coordenador do Departamento de Artes Cênicas da UFSM.
SÉRIE LUZ, SKATE, AÇÃO! ESTÁ COM TODOS OS EPISÓDIOS DISPONÍVEIS
A TV OVO disponibilizou, ontem (29/04), a série Luz, Skate, Ação! completa. A produção conta com seis episódios de ficção, inéditos e de curta duração e integra o projeto cultural Olhares da Comunidade 2020, financiado pela Lei de Incentivo à Cultura de Santa Maria (LIC/SM).
A proposta nasceu em 2019 e a obra foi desenvolvida durante 2020, com o objetivo de dar seguimento às formações audiovisuais em escolas públicas de Santa Maria. Impossibilitada de realizar as oficinas presencialmente, a equipe da TV OVO transformou todo conhecimento transmitido nas atividades na série. “Assim, de forma online, poderíamos nos conectar com a comunidade escolar, alunos, professores e demais interessados no conteúdo”, explicam.
Conduzida por Vini – interpretado pelo produtor cultural, ator e skatista Richard Chagas – a produção aborda, entre outros temas do universo audiovisual, roteiro, pré-produção e direção de fotografia, além de dicas práticas e depoimentos de profissionais da área.
Luz, Skate, Ação! pode ser assistida pelas redes sociais da TV OVO (Facebook e Instagram) e no YouTube. Em breve, o material será distribuído a profissionais da cultura, da educação e aos alunos do nosso município.
Assista:
BAPHO!DRAG FAZ ÚLTIMA APRESENTAÇÃO DO PROJETO BAPHO!LIVE: A BATIDA CONTINUA
No próximo sábado (01/05), às 21h30, ocorre a última live do projeto BAPHO! LIVE: A batida continua, no perfil do Instagram da Bapho! Drag. A ação, organizada pelas drag queens Lolli Flop e Mia Lestrange, contará com as performances de Ária Black, Aurora XX27, Fortuna Dean e Willow Dean.
Assim como nas transmissões anteriores do projeto, as artistas foram selecionadas através do preenchimento de um formulário, em que descreveram suas apresentações. A iniciativa é contemplada pela Lei Aldir Blanc (Lei Federal nº 14.017/2020), por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer da Prefeitura de Santa Maria. Dessa maneira, todas serão remuneradas por suas performances.
Confira as participantes:
► COLABORE COM O GIRO DA MARIA CULT
Se você gosta do nosso giro semanal, com um compilado do que ocorreu no cenário cultural de Santa Maria, nos apoie nocatarse.Para colaborar com o desenvolvimento do Giro da Maria Cult e outros projetos produzidos em parceria com a Rede Sina, acesse a plataforma de financiamento, conheça os benefícios e assine.
A REDE SINA é uma plataforma de conteúdo digital criada pela jornalista Melina Guterres (Mel Inquieta)em 2015. Abriga diversas vozes e pensamentos, especialmente, através do conteúdo deautores convidadosecolunistas.Em 2020, durante a pandemia, abriu espaço para uma diversidade deprogramas ao vivo.Contribua para o desenvolvimento da Rede Sina.
Colaboradores: