20/11 – Sexta-feira, 18h
#17 Giro da Maria Cult
Colaboradores: Deivid Pazatto e Paola Saldanha
Nesta edição: Vini, Eterno Rancor, Luciano Santos,WebApp Encontr’arte SM, Tito Azevedo, K4DU Braga, Espetáculos Irmãs Pulgas e Edmundo está em casa
VINI LANÇA A QUINTA FAIXA DO EP VERVET: NÃO CORRI NO PÁTIO
A semana começou com o lançamento de mais uma música do Ep Vervet, de VINI. A faixa da vez foi a Não Corri no Pátio que “aborda de forma cômica momentos em que estamos cheios de energia para curtir a vida e precisando colocar os sentimentos pra fora”, conta o artista. A canção, que tem a colaboração MC Blatto e beat de Edu Medre, chegou acompanhada de um videoclipe, assinado por Samuel Lemos, disponível no canal do selo Selektah Gang no YouTube.⠀
⠀
O clipe ainda conta a participação especial de alguns cães, uma forma divulgar o projeto Quatro Patas, em atuação desde 2011 na cidade. VINI conta que já acompanha a iniciativa há algum tempo e a apoia sempre que possível. O artista acredita que há muitas pessoas com disponibilidade e condições de contribuir com a causa, mas que ainda falta uma corrente mais forte de divulgação. A canção ainda faz uma homenagem a Bud, cachorro retirado das ruas por VINI, em 2011, e falecido em dezembro do ano passado.
Essa é a quinta faixa da obra, composta por sete músicas. Até o final do ano, o MC confirma o lançamento das duas últimas composições. Relacionado a uma espécie de macacos, com características semelhantes ao do homem, Vervet é utilizado por VINI como uma proposta de abordar os instintos animais presentes em cada ser humano e o quanto ele pode estar próximo do selvagem em determinadas situações do cotidiano em sociedade.⠀
Assista ao clipe de Não Corri no Pátio:
FALSA FÉ É O PRIMEIRO SINGLE DA BANDA DE METAL ETERNO RANCOR
A banda underground Eterno Rancor publicou, no último dia 11, seu primeiro single, Falsa Fé. Segundo os músicos, a canção aborda crises e questionamentos acerca da vida. “Tentamos trazer nas letras aspectos mais íntimos da existência humana, a respeito das dúvidas quanto ao propósito e se existe algum objetivo, algum plano após o material. Com isso, a letra soa bem confusa, pois são reflexões de uma pessoa que possui muitas dúvidas e perguntas, porém, nenhuma resposta”. ⠀
⠀
Os artistas afirmam que os próximos trabalhos a serem divulgados seguirão a mesma linha temática da primeira música, com conflitos existenciais no centro das composições. Essas criações estarão presentes no EP Falsa Fé, com lançamento previsto para o primeiro semestre de 2021. Quanto a harmonia, com forte influência do metal, os integrantes destacam que o grupo também bebe de outras fontes musicais para construir a sua sonoridade própria. ⠀
⠀
Criada em 2018, a Eterno Rancor é composta, atualmente, por Igor Tessele (vocal), Andrew Freitas (guitarra), João Mendes (baixo) e Marcos Eduardo Kaminski (bateria). A banda ainda integra o coletivo Boca do Monte, que reúne grupos da cena rock e metal de Santa Maria.
Ouça Falsa Fé:
LUCIANO SANTOS DIVULGA PRODUÇÕES EXPERIMENTAIS NATALINAS
Na última quarta-feira (18/11), às 20h, o artista Luciano Santos apresentou seu novo projeto visual. O criador exibiu, por meio de live em seu Instagram, a segunda produção de uma série de propostas experimentais de papelaria, com temática natalina.⠀
⠀
Luciano explicou que as composições “flertam muito entre o artístico e o artesanal, mas pensando no presente de natal”. Após divulgar sketchbooks, na última semana, dessa fez o artista trouxe calendários artísticos. O lançamento da última obra da seleção está previsto para os próximos dias.
WEBAPP ENCONTR’ARTE SM PROPORCIONA PASSEIO VIRTUAL PELAS ESCULTURAS DA CIDADE
Você já pensou em fazer um passeio virtual e conhecer as esculturas de Santa Maria? Foi a partir dessa ideia que Luísa Furquim e Virgínia Comis, estudantes do ensino médio do Colégio Politécnico da UFSM, mapearam as esculturas da cidade e desenvolveram o webapp Encontr’arte SM, a fim de valorizar o espaço urbano, social e cultural da cidade. A dupla conta que o “propósito foi, desde o início, democratizar e dar visibilidade à arte que nos rodeia e que muitas vezes passa despercebida”.
Com base em um projeto piloto criado por ex-alunos do colégio politécnico, que mapeou as esculturas dentro do campus da universidade, as estudantes resolveram expandir o mapeamento e estudar as obras presentes na região central da cidade. Além de visitar as esculturas, o Encontr’arte SM propõe também um ambiente virtual para que artistas e admiradores da arte possam compartilhar as suas criações e fazer comentários no webApp. A ferramenta ainda possibilita fazer denúncias de vandalismos e depreciações, como um modo de facilitar o encaminhamento para os órgãos públicos responsáveis.
O Encontr’arte pode se acessado por aqui
TIGH PATH: TITO AZEVEDO LANÇA NOVA TRACK
Na quinta-feira (19/11), o DJ Tito Azevedo lançou o single Tigh Path. A produção começou a ser desenvolvida após Tito receber um convite para integrar o time de DJ’s residentes da gravadora Thewav Records. A nova track reflete o psicológico do DJ, a situação em que se encontrava e foi traduzida através de um som introspectivo. “Nessa música, senti que não teria como ser diferente na hora de criar uma atmosfera claustrofóbica, pois era o momento que estava passando e acredito que é um sentimento banal em meio ao que estamos vivendo, pandemia”, conta.
Segundo Tito, a estrutura da música foi trabalhada para que fosse apresentada de maneira subjetiva e fechada. “Com um groove de baixo bem marcado, mas também com elementos melódicos ao longo da composição”, acrescenta. O DJ ainda revela uma curiosidade dessa nova track: “peguei um trecho de uma discussão de uma série, que é minha favorita (Breaking Bad), e trouxe para minha música, inserindo um elemento a mais na atmosfera obscura”.
Ouça Tigh Path nova track de Tito:
K4DU DIVULGA BRICKS IN THE HOUSE, SUA NOVA MÚSICA DE TRABALHO
Nessa quinta-feira (19/11), K4DU apresentou seu novo trabalho, Bricks in the House. A canção conta com a colaboração, em letra e voz, de VK Mac, uma das principais referências artísticas do músico santamariense. “O projeto aconteceu quando o artista capixaba postou em suas redes sociais que estaria em Porto Alegre durante uma semana. Então, a equipe K4DU entrou em contato com a produção do VK e eles deram uma grande oportunidade para nós, de podermos realizar esse trabalho”, celebra a equipe.⠀
⠀
O som tem mix/master assinados por Vini Barcelos, da All Green Records. O beat ficou por conta de Dexter, jovem beatmaker da Bahia, que já integrou outras duas produções de K4DU, Turnê e Pra Ela. O clipe tem filmagem e edição de Samuel Lemos e Enzo Fischer, pela produtora Domina Films. ⠀
⠀
Em menos de um ano, desde o lançamento do primeiro single – Dono do Jogo-, K4DU já soma mais 700 ouvintes mensais nas plataformas de streaming e seu maior sucesso, Miami Beach, ultrapassou 35.000 plays e está presente em mais de 200 playlists no Spotify.
Confira Bricks in the House:
https://www.youtube.com/watch?v=tLYFf7JIK9w&feature=youtu.be
AGENDA:
• Irmãs Pulgas
Daqui a pouco, às 19h, estreia a performance online Irmãs Pulgas, uma parceria entre as artistas Natália Dolwitsch e Raquel Guerra. Adaptado para o contexto virtual, devido a pandemia, o espetáculo contará com cinco episódios que serão exibidos no canal do Ateliê do Comediante , no YouTube. O espetáculo foi um dos projetos contemplados pelo edital Viva a Cultura 2020.
Sinopse: Duas palhaças brincam com a história do Circo de Pulgas, onde elas vivem e trabalham. Em cena, estão as palhaças Contorciocida Carniça Podre e Bamboleta Framboesa. Juntas elas são as Irmãs Pulgas. A poética do trabalho intercala jogos de cena, habilidades circenses e miniaturas de um Circo de brinquedos. Com acrobacias e bambolês, formas animadas e audiovisual, elas fazem uma bagunça de um jeito divertido.
• Treze: O palco da Cultura apresenta Edmundo está em Casa
Logo mais, às 20h, o espetáculo Edmundo está em Casa celebrará a trajetória de Edmundo Cardoso. Com direção de Laédio José Martins, a montagem teatral realiza um tributo ao jornalista, escritor e teatrólogo santa-mariense, a fim de evidenciar a importância de sua ação efetiva no fomento à cultura, na manutenção da sociedade e na preservação da memória da cidade. A apresentação será pela plataforma Viva o Palco. Os ingressos estão disponíveis no site www.vivaopalco.com.br, a partir de R$ 15.
A produção é de Luciano Gabbi e Clara Scherer Kurtz , que também participam da ação, juntamente com Gilda May Cardoso dos Santos, Bruna da Silva Rodrigues , Jovana Souza de Oliveira, Laédio José Martins, Matheus Meller , Gabriel Leite e Therezinha de Jesus Pires Santos.
Colaboradores:
Siga Maria Cult no Instagram e Facebook