“E no hiato de um grito, nasce um livro”
LANÇAMENTO DO LIVRO “ENGASGOS” DE MEL INQUIETA ACONTECE SÁBADO DURANTE SARAU DE POESIA – 13ª SINA POÉTICA NO TABLADO ANDALUZ
“E no hiato de um grito, nasce um livro”, afirma Melina Guterres, jornalista, fundadora da Rede Sina, que estará lançando neste sábado, 04/11, seu primeiro livro de poemas, no Tablado Andaluz, a partir das 19h durante a 13ª Sina Poética, sarau de poesia organizado pela autora. Durante o evento também estarão acontecendo lançamentos de livros de autores publicados pela parceria da Rede Sina com a editora Bestiário de Porto Alegre. O livro é o sexto da parceria que começou em abril deste ano.
Engasgos traz versos de protestos, chamados de “manifestos longe do oco” pela autora. O livro tem apresentação da Taiasmin Ohnmacht*. “Mel parece nos dizer que, para alcançar um final tranquilo, é preciso ser inquieta, pois há muita luta para quem tem por horizonte a igualdade e a justiça social. Engasgo traz um convite: sejamos flores, mas de aço”, diz. Na orelha feita pela Mária Rita Py* ela lembra “no poema que dá nome à obra, a autora transborda indignação e empatia.(…). Nas dores de afro-brasileiras, de prostitutas, trans ou gays, exercita sabedoria”.
No posfácio do João do Corujão*, “Ouso dizer que Melina, tão afetuosa nas suas relações interpessoais, exercita o fazer poético com a mesma força de Conceição, Elisa Lucinda ou outras manas que fazem das suas palavras as potentes ferramentas para criar outros mundos possíveis, sem permitir que esqueçamos os horrores que clamam por justiça e mudanças de atitudes.”, afirma João. E a Rozzi Brasil* que assina a contra-capa conclui. “Engasgos é um grito contra os preconceitos que aprisionam.
Mel conta que estava com outro livro quase pronto, quando decidiu que seu primeiro livro individual deveria trazer mais a voz das suas indignações.
“Parecia um erro começar de outra forma que não essa. Tem poemas de 2004 a 2023, quando consegui decidir que o foco estava mais nos protestos que propriamente nos versos, nasceu o livro”.
Sobre assinar com o nome artístico, ela diz que o nome nasceu em um momento de muita indignação, “então nada mais próprio que usar ele neste livro.”. Melina também publica seus poemas na sua conta no instagram @poesiacommel . Outras atividades e escritos dela podem ser encontrados em: https://redesina.com.br/
Engasgos teve pré-lançamento na 12ª Sina Poética no dia 5//10, lançamento oficial em Santa Maria dia 25/10. O livro deve participar de uma série de circuitos e custa R$ 50,00.
O livro pode ser comprado em Porto Alegre dia 4/11 no Tablado Andaluz (dia do lançamento), na livraria Érico Veríssimo e no site da editora Bestiário em:https://www.bestiario.com.br/
Mais sobre o livro em: https://redesina.com.br/livro-engasgos-de-mel-inquieta/
Mais sobre MEL em: https://redesina.com.br/
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
04/11 – SÁBADO | 13ª SINA POÉTICA
19h às 20h – Sessão de autógrafos com autores (Mel Inquieta Melina Guterres), Boca Migotto, Vitor Biasoli, Gabriel Araújo, Pitto Foliatti, Márcio Bernardes)
20h às 21h – Sarau de poesia Sina Poética / leitura de poemas Inscrições para recitar no local.
21h – 21h30 – intervalo
21h30- 23h – Sarau de poesia, leitura de poemas e outras manifestações artísticas
No Tablado Andaluz (Av. Venâncio Aires 556ª. Cidade Baixa)
Entrada opcional (contribuição voluntária de 10 ou 5 reais)
Reservas: 51 99873-0809
LIVROS | saiba mais sobre as obras
Engasgos de Mel Inquieta/Melina Guterres (poesia)
A Última Praia do Brasil de Boca Migotto (romance)
Os Caminhos de Santa Teresa de Vitor Biasoli (romance)
Papá da Terra, Mamá da Água de Gabriel Araújo (poesia)
Crônicas dos Tempos da Peste de Márcio Bernardes (crônicas)
Textos Collhidos à Mão de Pitto Foliatti (poesia)
REDE SINA | BESTIÁRIO NA FEIRA DO LIVRO DE PORTO ALEGRE
Nos dias 4 e 10 de novembro, 5 autores publicados, através da parceria da Rede Sina com a editora Bestiário, vão estar autografando suas obras na Praça dos Autógrafos na 69ª Feira do Livro de Porto Alegre. Os livros podem ser adquiridos durante a Feira na banca Érico Veríssimo.
04/ 11 – sáb – 14h
Os Caminhos de Santa Teresa de Vitor Biasoli (romance)
Papá da Terra, Mamá da Água de Gabriel Araújo (poesia)
Crônicas dos Tempos da Peste de Márcio Bernardes (crônicas)
Textos Collhidos à Mão de Pitto Foliatti (poesia)
10/11 – sex – 19h