Home / #CURTAS / “29” O Filme (curta/registro da manifestação #EleNão no Rio de Janeiro)

“29” O Filme (curta/registro da manifestação #EleNão no Rio de Janeiro)

Em tempos de luta pela democracia, a celebre frase de Glauber Rocha “Uma câmera na mão e uma ideia na cabeça”, foi levada a sério por um grupo de amigos com se reunia na manifestação #ELENÃO do dia 29 na Cinelândia no Rio de Janeiro. Os registros feitos com tablets e celulares se transformaram em poucos dias no curta “”29″ o filme”, que em apenas 8’34 mostra a indignação de um sociedade diante da possibilidade de um retrocesso.

O Movimento #EleNão surgiu há poucos dias com ações de grupos nas redes sociais como Mulheres Contra Bolsonaro (candidato a presidência pelo PSL, conhecido também  pelo seu discurso de ódio contra mulheres, negros e gays) e se espalhou pelo Brasil. No dia 29 de setembro milhares de pessoas foram às ruas gritar #EleNão.

O registro das imagens “29” o filme do ato no Rio de Janeiro foi realizado pela Rede Sina e produtora Montagem Paralela, que também ficou responsável pela sua edição.

Assista ao filme no vídeo acima.

Conheça os produtores/Diretores:

Ismael Machado 

Roteirista integrante de três núcleos criativos, com TV Norte (PA) 2013; Giros Projetos Audiovisuais (RJ) em 2015 e Mekaron (PA), em andamento. Nesses núcleos criou uma série de ficção (A Agência, pela TV Norte, licenciada à TV Cultura do Pará), e escreveu série de ficção, longa de ficção (Fronteira de Sangue) e séries documentais. Roteirista da produtora Castanha Filmes e Inventários Culturais (AP), no biênio 2015/2016, sendo consultor de roteiro do longa documentário Mazagão (2015). Roteirista e codiretor da série documental ‘Mad Scientists, cientistas que ninguém quis ouvir’, vencedora do Prodav 8, edição 2016, exibição em 2018 via EBC, coprodução Castanha Filmes e Amora Filmes. Sócio da Montagem Paralela, produtora paraense de conteúdo audiovisual. Roteirista do longa documentário ‘Soldados do Araguaia’, seleção oficial da 41ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo (2017) e 3º lugar no Prêmio Nacional de Direitos Humanos em Jornalismo, categoria Documentário (2017). Produção Giros Projetos Audiovisuais em parceria com CineBrasilTV. Criador e roteirista da série documental ‘Marcadas para Morrer’, vencedora do edital 2015 Cinebrasil TV, em fase de edição. A série fez parte dos projetos de Núcleo Criativo da Giros Projetos Audiovisuais. Roteirista da série documental ‘Itinerâncias, uma jornada pelo Cineamazônia’, cinco episódios exibidos pelo Canal Amazonsat em 2018. Roteirista do curta documentário ‘Uma Só América’ (2012) premiado no Festival Pachamama Cinema de Fronteira e selecionado para o Festival Cineamazônia de Cinema Itinerante em 2013. Roteirista do curta-metragem documentário ‘O circo do Cinema’ (2012) (Espaço Vídeo), melhor direção no festival de cinema de Ji-Paraná (RO), no mesmo ano. Roteirista do longa de ficção ‘Perdidos’, edital Prodecine 1-2016, em pré-produção pela produtora Espaço Vídeo (RO), com filmagens previstas para 2019. Criador e diretor da web-série documental ‘Museus Vivos’ (disponível no Youtube). Criador e roteirista da série documental ‘Ubuntu, a Partilha Quilombola’, vencedora do edital do Canal Futura 2017, com filmagens previstas para o primeiro semestre de 2019. Produção TV Norte. Autor de cinco livros, um deles vencedor como livro-reportagem no Prêmio IAP de Literatura, no Pará em 2014. Vencedor de 12 prêmios jornalísticos. Mestre em Literatura, com especialização em Semiótica (RJ) e Comunicação e Jornalismo (SP).

Michelle Maia

Produtora executiva do longa-documentário ‘Soldados do Araguaia’, (Giros Projetos Audiovisuais), selecionado na 41ª Mostra Internacional de São Paulo. Diretora de Produção da série documental ‘Mad Scientists: cientistas que ninguém quis ouvir’, seleção Prodav 8, TVs Públicas (exibição 2018). Produtora no documentário “Coisa Maravilha – Mestre Vieira 50 anos de Guitarrada” e na gravação do CD e DVD “Mestre Vieira 50 anos de Guitarrada” gravado ao vivo no Theatro da Paz – lançamento em outubro de  2013.  Produtora no Projeto: “30 Anos de Arte de P.P. Condurú”. Produtora na 2ª e 3ª edições da Mostra de Cinema e Direitos Humanos na América do Sul / Belém do Pará – 2007 e 2008. Produtora e Assessora de Imprensa na Mostra FESTCINEAMAZÔNIA ITINERANTE nos anos de 2008 e 2012 em Belém. 

Melina Guterres

Jornalista, poetisa, ativista, fundadora da Rede Sina (www.redesina.com.br), trabalha com produção de conteúdo, consultoria em comunicação. Tem curtas e vídeo clipe realizados como roteirista e diretora realizou extenso trabalho sobre ditadura militar no Brasil e América e produziu de seu primeiro roteiro de ficção de longa-metragem  “Clandestinos”  selecionado no Programa Ibermedia em 2009. Escreveu a série infantil “Despertos” para Panda Fillmes. Foi Jurada do Rota Festival de Roteiros do Rio de Janeiro e I Festival de Cinema Estudantil – CINEST. Como repórter trabalhou para Folha de São Paulo, Estadão, Uol na cobertura da tragédia da boate Kiss.  Estudou questões de gênero em disciplinas na pós-graduação da comunicação e teatro da USP. Além disso, fez cursos de interpretação com Fátima Toledo, Estrela Straus, Olga Reverbel entre outros. Foi presidente da Liga Jovem de Combate ao Câncer. Idealizadora de campanhas sociais. Criou e gerencia as fan pages e Salve Índios e As Mulheres que Dizem Não.  É roteirista associada a ABRA – Associação Brasileira de Autores Roteirista.
Mais em: www.melinaguterres.com

 

Ficha Técnica:

Produção e direção: Melina Guterres, Michelle Maia e Ismael Machado Roteiro: Ismael Machado e Viviane Porto Vídeos: Melina Guterres, Michelle Maia, Ismael Machado, Lui Machado e Mariana Carvalho Edição: Viviane Porto e Ismael Machado Fotos: Francisco Proner (drone) e Marcelo Lelis

Realização: Montagem Paralela e Rede Sina

Em tempos de luta pela democracia, a celebre frase de Glauber Rocha "Uma câmera na mão e uma ideia na cabeça", foi levada a sério por um grupo de amigos com se reunia na manifestação #ELENÃO do dia 29 na Cinelândia no Rio de Janeiro. Os registros feitos com tablets e…

User Rating: 4.45 ( 2 votes)

Comenta aí... :)

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *