Em Santa Maria -RS, os coros “Não vai ter greve, vai ter aula” e “Vai ter greve, vai ter luta”, mostram claramente as divergências entre os estudantes da Universidade Federal de Santa Maria-UFSM sobre a ocupação que já ocorre em 5 prédios dos campus. Calcula-se que até 5 mil estudantes estiveram presentes na quinta, 10, para uma Assembléia Geral. O grupo contrário a ocupação cerca de 1/3 dos presentes se retirou antes da votação.
Dentre os locais ocupados estão prédios do CCSH no campus, abrangendo diversos cursos. Há ocupações na Geografia, na Biologia, nas Letras, no Centro de Educação, na Arquitetura Urbanismo, na Engenharia Acústica.
Ficou decido que:
“1) Manter a ocupação de prédios na instituição, no Campus. E, nesses locais, há a suspensão (greve) das atividades acadêmicas. Nos prédios desocupados, em princípio, as aulas continuam.
2) Apoio à greve dos técnicos administrativos, já acontecendo, e dos docentes, indicada para começar no dia 25.
3) Greve geral dos estudantes a partir do dia 25 quando, presume-se, começa a discussão da PEC do Limite de Gastos (55, no Senado – antes 241, na Câmara dos Deputados). ” (in Claudemir Pereira)
Redes sociais da ocupação:
Mídia local:
SEDUFSM, CLAUDEMIR PEREIRA, DIÁRIO DE SANTA MARIA, A RAZÃO.
Vídeos e fotos: Rede Sina