Home / * PORTAL / Um tesouro nas ruas de Santa Maria

Um tesouro nas ruas de Santa Maria

Você já brincou de caça ao tesouro? E já imaginou que, de repente, você passa por ele todo dia? Esta é a sensação ao fazer uma visita guiada, com arquitetos, na Av. Rio Branco, Vila Belga, Estação da Gare, o Centro Histórico da cidade de Santa Maria-RS.

Neste dia 30, esteve na cidade  Paulo Edi Rivero Martins,  professor da UFRGS, doutor em Arquitetura pela Universitat Politecnica de Catalunya, na Espanha, e que atua principalmente em arquitetura, turismo e expressão gráfica.

Visita foi acompanhada também pela imprensa local e TV OVO que realiza com o jornalista Marcelo Canellas documentário sobre o patrimônio local

Pela manhã, guiado por Fábio Muller,  coordenador do curso de arquitetura da UFSM e acompanhado de integrantes do coletivo de defesa do patrimônio de Santa Maria, o professor conheceu, fotografou a arquitetura local e disse que irá mostrá-las em Miami, nos Estados Unidos, local onde concentra o maior conjunto de arquitetura Art Déco do mundo. Nos anos 70 esse patrimônio foi preservado pelo movimento de algumas pessoas que hoje constituem a Miami Design Preservation League – MDPL.

“Santa Maria possui um rico material para o desenvolvimento do turismo e da economia aqui”, afirma o professor visitante.

Pela tarde, ele realizou a aula inaugural “Patrimônio Cultural, Arquitetônico, Histórico e Gestão Pública”. O reitor Paulo Burmann lembrou que a realização desse evento se deu pela iniciativa do Coletivo de Defesa do Patrimônio de Santa Maria, que sugeriu a vinda do professor. A promoção foi da Pró-Reitoria de Extensão (PRE),  pós-graduação em Patrimônio Cultural e em Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo e curso de Arquitetura e Urbanismo da UFSM.

Galeria de fotos da visita, fotos de Dartanhan Baldez Figueiredo:

LIVES:

Visita a Vila Belga e Gare com o professor visitante Paulo Edi Martins, coordenador do curso de arquitetura da UFSM, Fábio Muller, integrantes do Coletivo de defesa do patrimônio e imprensa local.

“Patrimônio Cultural, Arquitetônico, Histórico e Gestão Pública” – Aula inaugural de Paulo Edi Rivero Martins na UFSM: 

 

Bate-papo pós aula com integrantes do Coletivo de defesa do patrimônio de Santa Maria.  

Mais lives em: https://www.facebook.com/pg/redesina/videos/

 

Leia também a crônica do jornalista Marcelo Canellas, integrante do coletivo.   

Art Déco

O Art Déco é um estilo arquitetônico com influência no cubismo e apreço pela simplicidade das formas, que surgiu na Europa dos anos 1920, mas foi no continente  norte-americano que houve maior desenvolvimento irradiado em toda a América Latina devido ao movimento do rural para o urbano e o desenvolvimento das cidades. Chegou ao Brasil ainda no final da década de 1920, quando predominava na arquitetura a intenção de torná-la mais limpa e funcional. É possível encontrar inúmeras construções neste estilo no Brasil como o Cristo Redentor que é a maior estátua Art Déco do mundo e a Torre do Relógio da Central do Brasil. Além desses, é possível citar o Teatro Carlos Gomes no Rio de Janeiro, Estádio do Pacaembu em São Paulo, Biblioteca Mário de Andrade, também em São Paulo, e a Estação Ferroviária de Goiânia, em Goiás.

Em Santa Maria:

De acordo com a arquiteta Márcia Kummel, a representatividade do estilo está na Av. Rio Branco, desde o Hotel Jantzen até a Gare, possuindo 16 exemplares contíguos, a maior parte sobrados e prédios de quatro pavimentos, com valor estilístico, histórico e construtivo. Esse número de edificações, em linha contínua, há somente em Miami, EUA. Mais detalhes sobre a Art Déco em Santa Maria podem ser acessados na dissertação de mestrado de Márcia Kummel.

Clique e conheça os 16 prédios da Av. Rio Branco apontados pela arquiteta:

Veja também: https://www.ufsm.br/pro-reitorias/pre/2019/03/28/patrimonio-cultural-santa-mariense-em-debate/

Santa Maria/ Plano Diretor e decreto de proteção de 135 prédios

Em 27 de julho de 2018, o prefeito Jorge Pozzobom sancionou, a lei que institui o Plano Diretor Municipal de Santa Maria. Na mesma ocasião, o chefe do Executivo aproveitou para assinar o Decreto Executivo 84/2018 que dispõe sobre a proteção do patrimônio histórico e cultural e a tramitação dos processos de tombamento no Município e sobre a construção da nova Lei de Patrimônio Histórico de Santa Maria.

Após a Câmara de Vereadores de Santa Maria -RS  aprovar o novo Plano Diretor  que  suprime a proteção ao que resta do patrimônio arquitetônico local, o decreto do executivo tomba, provisoriamente, 135 prédios  do centro histórico da cidade, entidades e moradores de Santa Maria se organizam em um coletivo que visa a defesa do patrimônio histórico, cultural e arquitetônico da cidade.  Leia manifesto do coletivo em defesa do patrimônio aqui.

Reveja reunião com vereadores com Marcelo Canellas, Orlando Fonseca, Márcia Kummel e demais integrantes do coletivo.

Relembre mais sobre a questão do patrimônio em Santa Maria aqui!

 

Em Miami

A Miami Design Preservation League – MDPL – é uma organização de preservação e artes sem fins lucrativos, fundada em 1976, que preserva, protege e promove a integridade arquitetônica, cultural, social e ambiental de Miami Beach e arredores. Originalmente organizada por Barbara Baer Capitman e amigos em 1976, é a mais antiga Sociedade Art Déco do mundo. A MDPL oferece programas culturais e educacionais para os residentes do Condado de Miami-Dade, condados vizinhos, cidadãos da Flórida e para visitantes e turistas nacionais e internacionais. Os programas são desenvolvidos para o público em geral e têm apelo especial para os interessados ​​em arte, design, arquitetura, história, preservação, planejamento e desenvolvimento urbano e comunitário.

Festival em Goiânia 

Goiânia tem 22 edificações em Art Déco tombadas pelo Instituto Nacional do Patrimônio Artístico Nacional. O Goiânia Art Déco Festival  é o primeiro evento no Brasil e na América Latina e está entre os maiores eventos mundiais referências nesse estilo, como o The Art Déco Weekend, de Miami (EUA) e Napier (Nova Zelândia), e o Art Déco de France, em Perpignan (França). O evento é idealizado pela ONYGO, com patrocínio do Instituto Lato Sensu e apoio institucional da Vila Cultural Cora Coralina, Governo de Goiás, Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce), Universidade Federal de Goiás (UFG), Instituto Federal de Goiás (IFG) – Câmpus Goiânia, SESC Goiás, Basileu França (ITEGO) e Prefeitura de Goiânia. Veja mais informações em: Festival de Art Déco em Goiânia

Compartilhe

Comente

comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.