Meus queridos leitores, inicialmente gostaria de me desculpar pela ausência. Estas duas semanas foram bastante agitadas: treinamentos no Sul, Rio e interior do Rio. E com esta experiência surgiu a ideia do texto de hoje – a experiência de “treinar”.
Como uma das minhas paixões é estudar e uma das minhas habilidades é de “traduzir” de forma organizada matérias específicas, usei ambos para elaborar o treinamento que chamei de “Trilha Black: NA PRÁTICA”, apresentado na Open do Rio na noite de terça-feira, 02/08. A ideia surgiu a partir da conversa com três grandes líderes: Caio Carneiro, Hulim e Fabiano Barcellos, que comentaram sobre a importância de mostrar o básico na prática bem como a técnica de desenvolvimento. A partir daí comecei a fazer contas: quantos segundos demoramos em colocar um nome numa lista de contatos profissional, quantos minutos demoramos a fazer uma ligação profissional, quantas pessoas precisamos convidar para atingirmos a nossa meta, como definimos a meta, como montamos o quadro dos sonhos, quanto eu vou ganhar se fizer tudo isso, etc, etc, etc. Dúvidas atrás de dúvidas deram lugar a respostas e mais respostas. O resultado disso tudo foi uma enxurrada de e-mails pedindo para replicar a receita do bolo que foi montada, juntamente com muitos agradecimentos por estar compartilhando esse desenho de estratégia. Outra questão surpreendente foi, depois de estar escutando em diversos treinamentos que é recomendado que se trabalhe em blocos de 15 minutos, quando expus que em três blocos de 15 minutos dava para montar uma lista com 100 nomes pois cada um demora em torno de 30 segundos para ser anotado, o semblante de surpresa das pessoas foi incrível! Desde o dia 19 de dezembro de 2015, quando tomei a decisão de desenvolver este projeto e escutei o Caio falando: “divida o seu sonho impossível em várias partes possíveis” e quando li a Trilha Black onde está escrito que precisamos ser simples e duplicáveis, todas as minhas ações são com este objetivo: tornar simples, duplicável e possível! Proponho a todos que estão lendo este texto que experimentem a simplicidade, compartilhem seus conhecimentos com humildade e façam o possível, pois assim cada vez mais pessoas acreditarão que podem, pois verão que muitos conseguem, então qualquer um pode. Quando finalizei a apresentação do plano falei uma frase que gosto muito e um amigo da equipe colocou nos grupos, o João Zauk, Pérola da Jeunesse. A frase é tão clara, explícita, simples, óbvia, incrível, que quando a pronuncio parece que grita dentro da minha cabeça e da vontade de gritar bem alto para todas as pessoas: não deixem essa oportunidade passar porque em todas as oportunidades, na pior das hipóteses, aprendemos um pouco mais e CONHECIMENTO NÃO OCUPA ESPAÇO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Renata Schneider Viaro
Gaúcha de 34 anos, natural de Santa Maria, chegou ao Rio de Janeiro, em maio de 2003. Formada em nutrição, mestre em saúde pública pela Fundação Oswaldo Cruz, doutora em políticas públicas, estratégias e desenvolvimento pelo Instituto de Economia da UFRJ, desde 2012 atua como analista em Ciência e Tecnologia na Fundacentro, instituição vinculada ao Ministério do Trabalho, responsável por pesquisas e disseminação de conhecimento na área de segurança e saúde do trabalho no Brasil. É também professora de administração aplicada à engenharia de segurança do trabalho e em outubro de 2015 foi homenageada em Coimbra – Portugal, recebendo o título de Assessora para assuntos acadêmicos da Academia Brasileira de Engenharia de Segurança do Trabalho. Palestrante reconhecida pela sua preocupação com a qualidade de vida no ambiente laboral atua ativamente como distribuidora independente da Jeunesse Global[1], desde que estudou a fundo o modelo de negócios que proporciona que as pessoas tenham a oportunidade de trabalhar com qualidade de vida e, especialmente, ganhando uma condição de saúde de excelência devido ao sistema de aprimoramento da juventude, linha de produtos de alta tecnologia voltados ao rejuvenescimento. Em 01 de junho, tornou-se a mais nova Safira da empresa e ganhou um bônus promocional de avanço de título de R$ 18.000,00, com apenas 9 meses de trabalho.
[1] Jeunesse Global é uma empresa americana, munida de produtos exclusivos feitos nos Estados Unidos que possui um dos mais recompensadores planos de marketing do mercado. Cuja missão é: “A família Jeunesse cria um impacto positivo no mundo ao ajudar pessoas a aparentar e se sentir jovem, enquanto as empodera a liberar seu potencial.”, conforme pode ser acessado no site dos distribuidores independentes da empresa.