Banda Guantánamo Groove “OCUPA” Theatro Treze de Maio nessa sexta-feira
A causa já vem no nome “Guantánamo”, em referência ao antigo presídio americano em uma ilha de Cuba, onde diversos presos foram torturados e tiveram seus direitos violados. O local foi fechado em 2009 pelo então presidente Barack Obama após uma série de denúncias sobre abusos que lá aconteciam.
E nesse clima nasce clima “aguerrido” de lutar pelo que é justo, a banda “Guantánamo Groove” (Gustavo Garoto, Yuri ML e Vagner Uberti) esteve tocando recentemente em ocupações. “Tocar em ocupações é uma opção tanto estética quanto de sobrevivência pra banda. Foi assim desde o começo e a gente segue por esse caminho. Em SP foi assim também, tocamos na Av. Paulista e na Ocupação Ouvidor 63.”, afirma Yuri ML.
Para quem ainda não conhece, Guantánamo Groove – ou GG, para os íntimos – vem demarcando seu espaço na cena autoral do RS sem abandonar a forte identificação com o repertório cultural de Santa Maria. Sobre seu som se definem “urbano, groovado, lírico, sempre discursivo, fazendo eco entre os prédios vistosos e terrenos baldios, comuns ao cenário urbano de qualquer lugar. (..) ” (in site da banda)
Em 2014, publicou o EP BOCA, fazendo referência aos montes que cercam a cidade, ao parque Itaimbé e também aos personagens folclóricos santa-marienses. Em março deste ano, depois de uma bem sucedida campanha de financiamento coletivo, a banda lançou seu primeiro álbum completo: OCUPA que é o reflexo do trabalho intenso do trio e parceiros que acreditam na música como expressão de vida e apostam na ocupação do espaço público como chave para a conexão duradoura com seu púbico.
No começo do ano, antes de lançar o disco novo, a banda aproveitou a temporada de veraneio pra dar um “rolê” pelo litoral sul do Brasil. “A ideia era levar nosso som ainda mais longe e, de quebra, curtir uma praia com a banda”, afirmam. Foram 5 shows em 6 dias, mais de 2000 km rodados “e com muita história pra contar” dizem.
Quem acompanha os guris de perto sabe que música, arte, causa e estilo de vida são uma coisa só…Como eles mesmo dizem… “A GG é um coletivo de ativistas em prol da diversidade artística, cuja bandeira e veículo é a música com personalidade.”
Já conferiu?
Show no Treze de Maio: Guantánamo Groove Acústico
18/11 – 20h – Theatro Treze de Maio – Santa Maria-RS
“Vamos fazer releituras de uma seleção de músicas do EP e do disco, novos arranjos e concepções pras músicas. Nos acompanhará a “Orquestra Itaimbé”, formada de músicos da cidade e regida pelos Márcio Echeverría; Teremos novos audiovisuais vindo por aí, pela parceria com a Toca Audiovisual, que oferece o show de amanhã.” diz Yuri ML.
Confirme presença no evento no face.
Ingressos disponíveis na bilheteria do Treze de Maio (R$ 20,00 inteira/ R$ 10,00 meia) e com oferta especial no Polvo Louco.
Agenda da banda:
- 19, sábado, São Sepé, ao lado da banda Litoral Mente.
- 26 no Aruna, ao lado da Ultramen.
- Em dezembro, abrem o palco principal do Morrostock.
Redes sociais:
Escute #Ocupa
Assista o clipe: #Psicose
https://www.youtube.com/watch?v=uijsVPTi0Hc
“Re-escute”: A banda falando sobre o clipe em 2014.