Recentemente a mídia local de Santa Maria-RS, noticiou que o prefeito eleito, Jorge Pozzobom (PSDB) – diferença de apenas 226 votos em disputa acirrada com o ex-prefeito Valdeci Oliveira (PT) – deve cortar 10 secretarias das 22 do município, que atualmente possui mais de 260 mil habitantes segundo IBGE.
Santa Maria popularmente conhecida como cidade cultura, foi a primeira do interior do estado do Rio Grande do Sul a possuir uma Universidade Federal (UFSM), também foi uma das primeiras a possuir uma estação ferroviária, aliás, que há anos se fala em revitalização da Estação da Gare.
Foi pelos trens que chegaram os primeiros filmes. Santa Maria foi a segunda cidade do Estado a possuir luz elétrica, fato que contribuiu para o desenvolvimento de uma cultura teatral, cinematográfica e fonográfica. (…) A primeira exibição de um filme na cidade ocorreu em 1889, apenas três anos após a primeira sessão pública de cinema, realizada em Paris. (in Um cenário de Cinema e Vídeo de Santa Maria)
A cidade também chamada de universitária por concentrar grande número de estudantes em função da universidade federal e diversas faculdades particulares chegou em determinado período a ser chamada de pólo audiovisual do interior do Rio Grande do Sul. Todos os anos dos cursos de comunicação e artes das faculdades locais lançam novos curtas universitários.
Ainda há uma grande cena na área de teatro, música e artes plásticas devido as faculdades que a UFSM oferece. Mas não é só no meio acadêmico que nascem as produções, elas também vem da periferia que qualificaram diversos profissionais que hoje produzem cultura todos os anos e dos estudantes do ensino médio que estimulados pelos professores, artistas e festivais produzem novos vídeos.
Entre tantos movimentos artísticos…Cinema, música, teatro, artes, literatura sejam nos bares, espaços públicos ou privados, festivais, feiras, eventos.. Fato é que cultura movimenta a economia local. Só na feira do livro da cidade neste ano foram mais de 55 mil livros vendidos. O valor estabelecido para arrecadação de 2017 pela Lei de incentivo a Cultura de Santa Maria foi de R$ 1.503.300.
E diante desse cenário, não se poderia esperar nada diferente que a preocupação com esse desenvolvimento. Há rumores de que a Secretária de Cultura da cidade pode ser anexadas outras como esportes, turismo, etc. Se isso ocorrer, a pergunta que fica é esse público leitor, essa cidade que se diz cultura vai aceitar um “combo” de secretarias? E o que de fato isso significará em termos de desenvolvimento e gestão cultural?
Na tentativa de prevenir tal uma PETIÇÃO começou a rolar na internet. (Confira a seguir o que ela diz)
Parece que o desafio dessa gestão que nem se instalou, vai ser começar já se explicando…
- Haverá mudança no orçamento destinado a cultura, na Lei de incentivo? Que alternâncias haverão? O que de fato isso significará no desenvolvimento da cultura local?
Você tem alguma pergunta também? Comente por aqui…
A petição:
Por que isto é importante
Quer assinar? Clique em PETIÇÃO