O projeto, que iniciou em março de 2024, realizou 40 ações artísticas, além de atividades formativas e de pesquisa, levando a arte do Circo e da Palhaçaria até 7 comunidades periféricas da cidade
O Projeto Palhaçaria no SUS III, da palhaça e pesquisadora Daiani Brum, de Santa Maria – RS, foi um dos contemplados no edital FUNARTE Retomada 2023 – Circo. As ações artísticas, formativas e de pesquisa do projeto iniciaram em março de 2024 e se estendem até outubro do mesmo ano. Ao longo dos cinco meses iniciais, foram 40 ações artísticas realizadas em Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Estratégias de Saúde e Família (ESFs). As palhaças e palhaços atenderam também a APAE Santa Maria – RS e outros espaços vinculados às ações conjuntas com agentes comunitários, como o CRAS Oeste.
No momento, o projeto prepara o lançamento do documentário Palhaçaria no SUS III, que une e registra os eixos artístico, formativo e de pesquisa. A obra, que tem imagens e edição de Alan Orlando, acompanha o projeto desde as primeiras ações e retrata o cotidiano dos espaços a partir da visita das palhaças e palhaças, colhe depoimentos de enfermeiras e agentes de saúde e conta ainda com relatos dos artistas que compõem a equipe. O documentário, que terá tradução em libras, está disponível no Youtube desde 15/10, e pode ser acessado pelo link: bit.ly/palhacarianosus3
Durante as visitas das palhaças e palhaças, foram atendidos os seguintes espaços: UBS e ESF Kennedy, UBS Dr. Floriano da Rocha, ESF Vila Santos, ESF Urlândia, ESF Alto da Boa Vista, ESF Nova Santa Marta e ESF Vila Lídia. Dessa forma, o projeto contemplou os sete bairros periféricos Salgado Filho, Vila Pôr do Sol, Urlândia, Santos, Nova Santa Marta, Juscelino Kubitschek e Noal, descentralizando ações artísticas e proporcionando o contato com o Circo e com a arte da Palhaçaria a diversas comunidades.
O elenco do projeto é composto pelas palhaças e palhaços profissionais: Daiani Brum, Gelton Quadros, Janaina Castaldello, Juliet Castaldello e Renata Corrêa, que se revezavam em duplas, atendendo pacientes e equipe da saúde primária em cada visita. O projeto também contou com artistas convidados das linguagens do Teatro, Circo e Dança, recebendo os profissionais Jean Mendes e Rafaella Ferrão (Vintage Dance Studio), Helquer Paez e Julio Cesar Aranda (Cia Retalhos de Teatro) e Tiago Teles (Ilógica Cia).
Também no eixo formativo, o projeto já realizou quatro das cinco oficinas previstas, sendo todas gratuitas e abertas à comunidade. As oficinas aconteceram de março a outubro e contemplam diferentes espaços e entidades de Santa Maria – RS: o Espaço Cultural Victorio Faccin, a ONG Esquadrão da Alegria e o CRAS Oeste.
A diretriz de pesquisa do Projeto viabilizou também a publicação e distribuição gratuita de 100 unidades do livro impresso Palhaçaria no SUS, cujo tema faz parte da investigação de mestrado, doutorado e pós-doutorado de Daiani Brum, proponente, palhaça e coordenadora do projeto. Primando pela acessibilidade da pesquisa, o livro ganhará, em outubro de 2024, uma versão em audiolivro.
Sobre o projeto
É importante ressaltar que Palhaçaria no SUS III é a continuidade de uma iniciativa criada em 2020, em Santa Maria – RS, por Daiani Brum, a partir de mais de uma década de estudos e práticas da palhaçaria em contextos de Saúde. Além dessa edição, Daiani realizou, em 2023, o projeto Palhaçaria no SUS pelo edital estadual FAC – Artes do Espetáculo, com recursos da Secretaria de Cultura do Estado do Rio Grande do Sul. Daiani também coordenou, em 2021, a primeira edição do projeto, com recursos da Lei Aldir Blanc de Santa Maria – RS.
“O Projeto Palhaçaria no SUS III é a continuidade de uma prática que têm por objetivo levar a atuação de palhaças e de palhaços profissionais ao espaços de acolhimento e saúde primária situados em comunidades periféricas de Santa Maria – RS, promovendo o contato de pessoas em situação de vulnerabilidade social com a arte da palhaçaria, além de focar no trabalho de distensionamento com as multi equipes atuantes nas UBSs e ESFs atendidas por meio do riso. No Brasil existem milhares de grupos que atuam em contextos hospitalares, criados a partir da inspiração gerada pelo grupo Doutores da Alegria (desde 1991, SP), no entanto, ao levar a palhaçaria para as UBSs e ESFs periféricas, o Projeto Palhaçaria no SUS torna-se pioneiro no país.” – Daiani Brum – palhaça, produtora e coordenadora do projeto.
As localidades que foram atendidas
Santa Maria – RS
ESF Alto da Boa Vista – Nova Santa Marta
ESF Nova Santa Marta – Vila Pôr do Sol
UBS Dr. Floriano da Rocha – Juscelino Kubitschek
ESF Urlândia – Vila Urlândia
ESF Vila Santos – Urlândia
ESF Vila Lídia – Noal
ESF Kennedy – Salgado Filho
APAE Santa Maria – Juscelino Kubitschek
EMEF São Carlos – Vila Urlândia
CRAS Oeste
Espaço Cultural Victorio Faccin
ONG Esquadrão da Alegria
Garibaldi – RS
Didarte Centro Cultural
Sobre Daiani Brum, diretora e proponente do projeto
Natural de Santa Maria, Daiani Brum é artista pertencente à comunidade LGBTTQIA+ e palhaça (desde 2009). É Pós-doutoranda em Artes Cênicas (UFU, 2023 – Bolsista do CNPQ Pós-Doutorado Júnior – PDJ, chamada 25/2021); Doutora em Teatro (UDESC, 2021 – Bolsista FAPESC), Mestre em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2017 – Bolsista FAPERN), bacharel em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Santa Maria (2012). Formou-se em palhaçaria na Escola de Palhaços dos Doutores da Alegria, no curso de Formação de Palhaços para Jovens (SP, 2012-2014). Dedica-se à atuação palhacesca periférica, às ações artísticas, teóricas, formativas e de pesquisa na área de Artes Cênicas. É autora e organizadora do livro Palhaças na Universidade (EDUFSM, 2022).
Palhaçaria no SUS III – Ficha Técnica
Direção geral, coordenação e produção executiva: Daiani Brum
Palhaças e palhaços: Daiani Brum, Gelton Quadros, Janaina Castaldello, Juliet Castaldello e Renata Corrêa
Fotografia: Mariliz Focking
Documentarista: Alan Orlando
Documentário Palhaçaria no SUS II (2023)
https://www.youtube.com/watch?v=XDgAXJ2Ocmc
Documentário Palhaçaria no SUS I (2022)