Neste sábado, 23, durante a premiação do 16ª SMVC, o curta que levou o Prêmio Rede Sina foi o documentário “Cidade de Lona” com roteiro e direção de Paulo Tavares.
O segundo mais votado foi o curta de ficção “Lente de Aumento” com direção de Pedro lucas de Castro e roteiro de Dani Reule.
Neste ano, o Prêmio foi avaliado por uma comitiva de colaborares, parceiros e convidados da Sina. São eles: Boca Migotto, Camila Vermelho, Déborah Evangelista, Márcio Bernardes, Marquita Quevedo, Odemir Tex Jr., Renata Quartiero, Roger Machado, Tadany dos Santos, Vitor Biasoli.
Desde 2018, a Rede Sina vem premiando curtas com temáticas sociais. A criação da categoria Melhor Curta com Tema Social foi criada pela fundadora da Rede Sina Melina Guterres (Mel Inquieta) para premiar curtas baseados na relevância social apresentada em dois Festivais parceiros da Rede Sina, o Rota Festival de Roteiro no Rio de Janeiro-RJ e o Festival Santa Maria Vídeo e Cinema-SMVC de Santa Maria-RS. Até agora 11 curtas ja foram contemplados no Prêmio Rede Sina.
O prêmio foi entregue ao Paulo Tavares pela Melina Guterres, fundadora da Rede Sina.
DOCUMENTÁRIO: CIDADE DE LONA
Trabalho coletivo, organização, luta por moradia, resistência e comunidade são temas representados em Cidade de Lona (2022) – primeiro episódio da série documental Nova Santa Marta, com direção de Paulo Tavares e realização da TV OVO.
O documentário foi produzido ao longo de 2022 e envolve representatividade, identidades e um mosaico de memórias pela ótica comunitária. A partir de pesquisas prévias, reuniões e entrevistas, buscamos contar essa história, relembrar e documentar o movimento social mobilizado por cerca de 34 famílias, que, em 07 de dezembro de 1991, ocuparam uma área antiga da Fazenda Santa Marta para batalhar pela realização de um sonho coletivo: um lugar para viver, construir e morar.
Esta edição, a 13ª do projeto Por Onde Passa a Memória da Cidade, registra e conta parte da história do Bairro Nova Santa Marta, uma das maiores ocupações urbanas da América Latina, que completou 30 anos em 2021. O bairro começou a se formar a partir de uma ocupação liderada pelo Movimento Nacional de Luta pela Moradia de Santa Maria (MNLM) em 1991. O local escolhido para a ocupação era parte da área da antiga Fazenda Santa Marta, desapropriada pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul em 1978. Segundo Carlos Farias (2011, p.16), “foi autorizada a doação de, aproximadamente, 340ha da propriedade para a Companhia de Habitação do Estado do Rio Grande do Sul – COHAB, com a finalidade de construir um conjunto habitacional no prazo de cinco anos”. Porém, o projeto não foi realizado e a área voltou para o domínio do estado.
Desde o princípio do movimento, a comunidade é engajada e unida pelo objetivo de buscar por melhorias habitacionais. Foi a partir do mapeamento de quantas pessoas não tinham onde morar e por meio da organização e articulação do MNLM, que as pessoas à frente do movimento realizaram um cadastramento de famílias que não possuíam moradia própria ou que viviam em situação de habitação precária para ocupar a área em questão.
No episódio Cidade de Lona, você poderá acompanhar como foi o período inicial da ocupação, o relato dos personagens sociais/moradores que vivenciaram a realidade dos dias de ocupação, além de fotografias e vídeos que registram esse momento da comunidade. E conhecer Bruno, que chegou na Nova Santa Marta ainda na barriga da sua mãe e é quem conduz a narrativa.
O documentário faz parte do Projeto Por Onde Passa a Memória da Cidade 2022 e tem financiamento da Lei de Incentivo à Cultura de Santa Maria (LIC/SM). É um projeto que existe há mais de 10 anos, se transforma e se consolida para continuar recuperando memórias de Santa Maria e região e que acredita ser imprescindível documentar a história de um povo. O episódio Cidade de Lona tem recursos de acessibilidade, com tradução em LIBRAS, legendas descritivas, e legendas em português, inglês e espanhol. Este é o primeiro de uma série de três episódios. Os demais deverão ser produzidos nos próximos anos.
Além da realização da produção audiovisual, o Por Onde Passa a Memória da Cidade ainda contou com uma programação de rodas de conversas e exibições abertas e gratuitas ao público. O documentário piloto da série, Terra Prometida – Esse dia vai chegar! e o documentário Tempos de Peste foram exibidos na Praça CEU Sandra Feltrin. Já as rodas de conversa ocorreram na Praça Ceu Sandra Feltrin e no Centro de Referência de Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter, com os temas “ Política Cultura Viva, Economia Solidária e Pontos de Cultura”.
SINOPSE
Bruno Martins, 30 anos, a partir de um achado na estante de casa, procura organizar e conhecer as histórias e as memórias do Bairro Nova Santa Marta, a maior ocupação urbana organizada da América Latina.
EQUIPE TÉCNICA
Direção: Paulo Tavares
Roteiro: Paulo Tavares
Pesquisa: Paulo Tavares
Produção Executiva: Denise Copetti
Produção: Paulo Tavares
Ass. Produção: Álvaro Xavier Bazana, Bianca Trebien, Nadriel Massaia, Bruna Muller Santos, Camilly dos Santos Barros, Isabela Michel dos Santos, Nathália Arantes
Fotografia: Alan Orlando, Alexsandro Pedrollo de Oliveira, Marcos Borba
Assistente de Câmera: Nadriel Massaia
Captação de Som direto: Victor Mascarenhas, Heitor Leal, Evandro Depiante
Desenho de Som: Victor Mascarenhas
Drone: Marcos Borba
Making of: Bruna Muller Santos, Nathália Pitol
Foto Still: Bruna Muller Santos, Nathália Arantes, Nathália Pitol
Assessoria de Divulgação: Tayná Lopes
Identidade Visual e peças gráficas: João Vitor Galarça
Fotos de divulgação: Alan Orlando
Produção de acessibilidade: Vertente
Tradução em LIBRAS: Jadson Abraão
Legendas descritivas: Kemi Oshiro
Legendas em Português: Nathália Arantes
Legendas em Espanhol: Dion Alvira Nunes
Legendas em Inglês: Dion Alvira Nunes
Trilha sonora
Sina de Ocupante
Letra: Paulo Tavares
Produção musical: Evandro Depiante
Interpretação: Antônio Soares GD
Sina de Ocupante (Amanhecer)
Sina de Ocupante (Despertar Coletivo)
Sina de Ocupante (Percurso)
Composição e Produção Musical: Evandro Depiante
PARTICIPAÇÃO
Bruno Oliveira Martins
Elenir Ávila de Carvalho
Elso Ferreira Pires
Érika Quevedo Martins
Ir.ª Lourdes Maria S. Dill
Ivanete Regina Unfer Ponpeo
Josiane Costa Quevedo Martins
Júlio Quevedo Martins
Leonel Pacheco Ernesto (MNLM)
Luiz Fernando Vargas de Menezes
Maria Elisabete Rezende Pinheiro
Maria Genair Silveira Martins
Marta Xavier
Pe. Ireneu Stertz
Pedro Zoé Barcelos *
Rita de Cássia Silva Leal
(Release/Cidade de Lona: Tayná Lopes|TV OVO)
Parte da comitiva de avaliação com equipe do curta premiado Cidade de Lona e participantes do Festival. Foto: Luciano Rorato.
COMITIVA DE AVALIAÇÃO DO PRÊMIO REDE SINA | SMVC 2023:
Boca Migotto – Diretor, pesquisador, fotógrafo e metido a escritor. Dirigiu varios documentarios longas-metragens como “Filme sobre um Bom Fim”, curtas e médias documentais e ficção. É doutor pela UFRGS e recentemente publicou seu terceiro livro, “A última praia do Brasil”. Colunista da Rede Sina.
Camila Vermelho – Camila dos Santos, nome artístico Camila Vermelho, é doutoranda e mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais na Universidade Federal de Santa Maria (PPGART-UFSM, Santa Maria, RS). Pesquisa e atua explorando e criando dispositivos de transmissão, escuta e interfaces com o corpo humano e a tecnologia.
Deborá Thomaz Evangelista – Advogada, Professora Universitária e Afrocoaching. Mestre em Direito, cidadania e Desenvolvimento, Criadora do Método Afrocoaching de Desenvolvimento pessoal e profissional para Mulheres Negras, Apresentadora do Programa Viva Ubuntu na TV Santa Maria, Coordenadora do Polo de educação a Distancia da ULBRA Santa Maria, Líder do Comitê Igualdade Racial do Grupo Mulheres do Brasil.
Márcio Bernardes – Advogado, Doutor em Direito pela UFSC, professor de Direito da UFN, escritor. Presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB/RS subseção de Santa Maria. Como pesquisador publicou artigos na área do direito e na literatura participou de diversas coletâneas. Autor dos livros Tardes de Espelho para Vida de Menino (2019), Crônicas dos Tempos da Peste (2023), publicado pela parceria da Rede Sina com a Bestiário.
Marquita Quevedo – Ativista da causa LGBTQIA+, organizadora da Parada Gay de SM. Presidente da ONG Igualdade (parceira da Rede Sina).
Odemir Tex. Jr – Odemir Tex Jr. é sindicalista, poeta e escritor. Formado em Letras; especialista em Teoria da Literatura e Produção Textual. Possui mais de 30 prêmios literários pelo país, é autor dos livros Para Uma Nova Didática do Olhar (2013) e A Triste Balada dos Herculóides Contra as Leis Terrenas (2019). Colaborador da Rede Sina.
Renata Quartiero. Advogada. Bacharel em Direito pela UFN; Especialista em Direito e Processo Civil; Presidente da Comissão Especial de Diversidade Sexual e Gênero da OAB/SM, Membro da Comissão de Direitos Humanos da OAB/SM, Mestranda em Gestão de Organizações Públicas/UFSM.
Roger Baigorra Machado – Historiador, Mestre em Integração Latino Americana pela UFSM, servidor público federal. Conselheiro de Desenvolvimento Econômico e Conselheiro de Educação do Município de Uruguaiana. Ex-coordenador Administrativo da Universidade Federal do Pampa. Pai do Gabo, da Alice e esposo da Andreia. Colunista da Rede Sina.
Tadany Cargnin dos Santos – Cidadão Global. Advaita Vedanta Acharya (Mestre Espiritual). Palestrante. Poeta. Escritor. Pensador. Conselheiro Empresarial e Pessoal. Formado em Administração de Empresas pela UFSM. Já trabalhou em vários países ao redor do mundo e, atualmente, é Globalization Champion na IBM Índia. Colunista da Rede Sina.
Vitor Biasoli – Nasceu em Pelotas, em 1955. Lecionou História no Magistério Estadual, na UFSM e atualmente está aposentado. Publicou livros acadêmicos e também de poemas e contos. Levou anos planejando e escrevendo um romance, “Os caminhos de Santa Teresa”, publicado neste ano numa parceria entre Rede Sina e Editora Bestiário. Colunista da Rede Sina.
CURTA “LENTE DE AUMENTO”:
O segundo curta mais votado pela comitiva foi o curta “Lente de Aumento”, que levou Menção Honrosa na Mostra Nacional do SMVC. Confira o trailer:
HISTÓRICO | CURTAS VENCEDORES | PRÊMIO REDE SINA:
2018
SINA/ROTA: Vidas Cinzas de Leonardo Martinell
SINA/SMVC: “O Vestido de Miriam” de Lucas Rossi
2019
SINA/ROTA: Vinde como Estais de Rafael Ribeiro e Galba Gogóia
SINA/SMVC: Procuram-se Mulheres de Rozzi Brasil
2020
SINA/ROTA: Gilson de Vitória Di Bonesso
SINA/SMVC: (não teve Festival este ano)
2021
SINA/ROTA: “NEGUINHO” DE MARÇAL VIANNA (ROTA FESTIVAL)
“ERA UMA VEZ EM SÃO PAULO” DE IZAH NEIVA (ROTA FESTIVAL)
SINA/SMVC: “CORPO MUDO” DE MARCELA SCHILD (SMVC)
2022
SINA/ROTA: Engenho de Dentro de Willian Lima
SINA/SMVC: Verônica – Direção: Heitor Leal (Documentário – 20min)
2023
SINA/ROTA: (não haverá competição de curtas este ano)
SINA/SMVC: CIDADE DE LONA, com roteiro e direção de Paulo Tavares
Mais sobre:
https://redesina.com.br/category/portal/sinaeventos/premio/
CONHEÇA TODOS PREMIADOS NO SMVC EM 2023:
Curtas vencedores do Festival Santa Maria Vídeo e Cinema – SMVC de 2023
2 comments
Pingback: Curtas vencedores do Festival Santa Maria Vídeo e Cinema - SMVC de 2023 - Rede Sina
Pingback: 05/10 - QUI - 19H30 | 12ª SINA POÉTICA - Rede Sina