Home / * PORTAL / Orlando Fonseca fala sobre obra de Manuel Puig

Orlando Fonseca fala sobre obra de Manuel Puig

A Turma do Café fala sobre suas leituras na Rede Sina. Confira no vídeo acima os comentários de Orlando Fonseca sobre o livro “Boquinhas Pintadas” de Manuel Puig.

Orlando Fonseca, nascido em Santa Maria‚ em 7-10-55. Professor Titular da UFSM – aposentado, Doutor em Teoria da Literatura – PUCRS, 1997 e Mestre em Literatura Brasileira – UFSM, 1991. Exerceu os cargos de Secretário de Município da Cultura (2001-2004) na Prefeitura de Santa Maria e Pró-Reitor de Graduação da UFSM (2010-2013). Cronista em mais de um veículo de Santa Maria, desde 1977, atualmente do Jornal Diário de Santa Maria e do Portal Claudemir Pereira. Tem vários prêmios literários, destaque para o Prêmio Adolfo Aizen, categoria aventura, da União Brasileira de Escritores, pela novela Da noite para o dia, em 2002; também finalista no Prêmio Açorianos, da Prefeitura de Porto Alegre, pelo mesmo livro, em 2002. Autor de várias obras em gêneros diversos, destaque para Poço de Luz, novela, IEL, 1989; O fenômeno da produção poética, ensaio, Editora da UFSM, em 2001; Da noite para o dia e Na marca do pênalti, novelas juvenis, WS Editor, 2001 e 2011, e o Musical Imembuy, com músicas de Otávio Segala. Atualmente exerce o cargo de Presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais.

TURMA DO CAFÉ:
Tudo começou ao redor de uma no Montserrat Café, para comentar sobre literatura, cinema, música. A princípio reunindo quatro escritores, o grupo foi aumentando, o Café foi mudando de nome – Coyote, Sr. Café, e o pessoal buscou outros lugares para se reunir. Além dos bate-papos sobre leitura, vieram os projetos de produção literária: de 2002 a 2019 já se passaram 17 anos, e a Turma do Café tem-se mantido firme no propósito de intervir com qualidade na produção cultural de Santa Maria. De início reunindo cronistas, em 2005, lançamos Tudo haver e em 2006, Nada haver. A seguir começamos projetos de criação coletiva, com o livro de contos a Nona Assassina, depois o romance Dez mandamentos; uma edição dupla – um livro de crônicas e um de poesia – O maquinista daltônico. De lá para cá, o grupo já conta com 17 obras lançadas, sendo a última o livro de contos, Baixada melancólica – contos da Depressão Central, lançada na Feira do Livro de 2019. Se prêmios literários significam alguma coisa, vale dizer que as produções da turma já renderam Prêmio da UBE (Rio de Janeiro), no Concurso Literário de Bento Gonçalves – contos, e indicação no Açorianos (Porto Alegre).
A Turma do Café tem-se encontrado todas as quartas-feiras, no Bar da Casa, e um dos pontos principais destes encontros é a leitura de livros. Há uma troca de informações sobre obras, autores, gêneros, o que leva o grupo a ler mais de 50 obras por ano.
Fazem parte: Antonio Cândido de Azambuja Ribeiro, Carlos Rangel, Francisco Ritter, Odemir Tex Jr., Orlando Fonseca, Raul Maxwell, Ronaldo Lippold, Vitor Biasoli. Participação especial: Tânia Lopes

Please follow and like us:

Comente

comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.