Você que não é de Santa Maria-RS certamente já ouviu falar da tragédia da boate Kiss. Agora imagina quem é da cidade, imagine um familiar?
27 de janeiro de 2013, a boate Kiss incendia, 242 jovens falecem em Santa Maria-RS. A cidade até hoje tenta superar o luto. Familiares, amigos e a comunidade local realizam um financiamento coletivo para arrecadar fundos para criação de um memorial às vítimas.
“Um memorial para celebrar a vida. Para abrir, em meio à cidade, um oásis. Tirar das cinzas o espaço das lembranças mais tristes e transformá-lo em um lugar de luz. Tudo isso nasce de um sentimento nobre: o amor. Por quem se foi e por quem ficou. É por isso que queremos fazer do memorial às vítimas da Kiss um local para preencher a lacuna da tristeza e da indiferença. Abraçar um espaço que até então é feito de dor. Queremos que este memorial seja para a cidade abrigo de vida para quem ficou, de memória de quem se foi, uma maneira de enxergarmos um novo olhar. Metamorfosear e deixar nascer, em meio às ruínas de um prédio triste, um local que estimule a vida.”, descrevem no site do financiamento.
A campanha é dividida em 3 etapas, uma para realização do concurso público nacional de arquitetura que selecionará o projeto (150 mil); o concurso será organizado pelo IAB-RS. A segunda é o desenvolvimento do projeto arquitetônico vencedor (300 mil). A terceira é a construção do Memorial. Os valores arrecadados serão destinados à primeira e à segunda etapa.
Até o momento a campanha arrecadou R$ 113.845 através de 642 doadores. A primeira etapa encerra em 3 dias.
Saiba como colaborar em:
http://www.juntos.com.vc/pt/memorialkiss
Acompanhe também em:
https://www.fb.com/campanhamemorialkiss
Recorde os fatos:
Reportagem TV Folha quando a tragédia completou 1 ano.