Os vencedores do Prêmio AGES Livro do Ano 2023 foram anunciados em cerimônia que aconteceu na noite dessa terça-feira, 28/11, no auditório Barbosa Lessa do Centro Cultural Força e Luz (Andradas, 1223, Porto Alegre, RS).
Pela primeira vez, dois livros receberam o Prêmio AGES Livro do Ano. “Júpiter Marte Saturno”, de Irka Barrios, e “Lápis preto na linha d’água”, de Adriana Maschmann, empataram, sendo os livros mais votados pelas autoras e autores integrantes da Associação Gaúcha de Escritores (AGES). As obras são, respectivamente, as vencedoras das categorias Narrativa Curta e Infantojuvenil.
O Prêmio AGES Livro do Ano 2023 foi conferido às melhores obras publicadas em 2022, em primeira edição por escritoras e escritores naturais ou residentes no Rio Grande do Sul. É uma premiação decidida democraticamente, em votação secreta, pelas associadas e associados da entidade a partir de uma seleção de finalistas por um júri especializado.
Do primeiro júri, responsável pela seleção das obras finalistas, participaram: Jorge Rein e Janaina Pellizzon (texto dramático); Dione Detanico Busetti, Daniela Langer e Taiasmin Ohnmacht (narrativa longa e narrativa curta); Vera Ione Molina e Nóia Kern (literatura infantil e infantojuvenil); e Vitor Diel, Divanize Carbonieri e Ronald Augusto (crônica, poesia e não-ficção). Janaina Pellizzon e Nóia Kern também selecionaram as obras finalistas da categoria Especial.
A presidenta da AGES, Liana Timm, conduziu a premiação, ao lado da vice-presidenta cultural da entidade, Cátia Castilhos Simon.
Nesta edição do Prêmio AGES Livro do Ano, a AGES – Associação Gaúcha de Escritores celebrou a literatura com dois prêmios especiais, entregues a poetas que têm se destacado no cenário da literatura no Rio Grande do Sul. Receberam o Prêmio AGES Especial em 2023 a poeta Maria Carpi e o poeta Armindo Trevisan. Confira os livros escolhidos como vencedores do Prêmio AGES:
NARRATIVA CURTA
“Júpiter Marte Saturno”, Irka Barrios, Uboro Lopes
NARRATIVA LONGA
“Ela se chama Rodolfo”, Júlia Dantas, DBA
POESIA
“Sal”, Mar Becker, Assírio & Alvim
CRÔNICA
“Crônica de um mundo ausente”, Cristiano Fretta, Bestiário
NÃO-FICÇÃO
“O incendiário”, Rafael Guimaraens, Libretos
INFANTIL
“Azul Real”, de Christian David,
Casa do Lobo
JUVENIL
“Lápis preto na linha d’água”, Adriana Maschmann, Boaventura
ESPECIAL
“Caderno de desdenho”, Santiago, Libretos
DRAMATURGIA
“Liberdade”, organizado por Patrícia Silveira, Concha Editora
LIVRO DO ANO
Veja todas fotos em: https://www.facebook.com/associacaogauchadeescritores
(release Maria Alice Bragança | Diretora de Comunicação Ages)
CONHEÇA A DIRETORIA DA AGES:
LEIA TAMBÉM: