Nesta segunda, dia 11, aconteceu o lançamento da marca do Centro Histórico de Santa Maria-RS, resultado da integração de diversas frentes entre elas, a Universidade Franciscana – UFN, Câmara de Comércio e Indústria de Santa Maria-CACISM, Sebrae, Coletivo Memória Ativa, Associação da Vila Belga, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação e proprietários do Hotel Dom Rafael, Mercado da Vila Belga.
Rodrigo Decimo da Cacism iniciou lembrando de uma experiência em Florianópolis onde inovação, preservação do patrimônio caminham juntos e o movimento de inovação de Santa Maria assim como a integração deste e diversos setores interessados na valorização do Centro Histórico. Posteriormente a marca criada pelo professor Roberto Gerhardt do curso de Desing da UFN foi apresentada.
Melina Guterres, integrante do Coletivo Memória Ativa e criadora da Rede Sina traz a importância do conhecimento para valorização do patrimônio cultural e o acervo da arquitetura de Art Déco existente na cidade. Ela lembrou também que o Coletivo Memória Ativa realizou sete caminhadas guiadas pelo Centro Histórico e sete exposições de fotografias em diferentes locais. Myrna Floresta, presidente da Associação da Vila Belga, que vive na área histórica conta que mais investidores estão buscando abrir negócios no local e lembra a importância do espaço ser preservado em sua estrutura. Anelis Flores e Clarissa de Oliveira Pereira, professoras de Arquitetura e Urbanismo UFN trouxeram um trabalho realizado junto também com os professores Francisco Queruz, Rafael Portela e alunos ao qual apresentam uma atualização do levantamento em três escalas, urbanística da Av. Rio Branco, uma paisagística do Largo da Estação da Gare e uma escala arquitetônica da Gare e detalhamentos.
André Blos, gerente regional do Sebrae falou que há empresários que já estão na região e ainda desconhecem o valor patrimonial do local, Irani Rupolo, reitora da UFN, chamou o encontro de um grande coletivo, ela acredita que o movimento contribuirá para o que o conhecimento se propague assim como o desenvolvimento da economia da região. Também lembrou da importância do documentário do jornalista Marcelo Canellas (a ser exibido na Globo News) que fala sobre Art Déco e preservação do patrimônio cultural de Santa Maria.
Na ocasião o prefeito Jorge Pozzobom, diante também de representantes da Universidade Federal de Santa Maria-UFSM presentes no local, lembrou o recente caso de ofensas do Luciano Hang, proprietário das lojas Havan, a qual esteve presente no lançamento. O prefeito criticou a atitude de Hang e pediu um salva de palmas a universidade. (Confira aqui como foi o protesto às declarações do empresário em praça pública). Sobre a região do Centro Histórico, lembrou a realização da pavimentação da Av. Rio Branco, projetos iluminação pública para Avenida, restauração do calçadão e importância do Memorial da Kiss (referente a tragédia onde 242 jovens faleceram numa boate em Santa Maria).
FOTOS:
ASSISTA:
MELINA GUTERRES, EDITORA DA REDE SINA E INTEGRANTE DO COLETIVO MEMÓRIA ATIVA FALA SOBRE CONHECIMENTO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DA REGIÃO
LIVE NO LANÇAMENTO: (problemas de conexão afetaram a transmissão)
ASSISTA TAMBÉM:
31/10/2019 – MARCELO CANELLAS, JORNALISTA DA REDE GLOBO QUE INTEGRA O COLETIVO MEMÓRIA ATIVA E REALIZA DOCUMENTÁRIO SOBRE ART DECÓ EM SANTA MARIA (A SER EXIBIDO NA GLOBO NEWS) CONVERSA COM IRANI RUPO, REITORA DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA-UFN
****
LEIA MAIS SOBRE: