O julgamento da tragédia boate Kiss foi transmitido ao vivo no canal TJRS (confira playlist com 26 vídeos acima), 4 réus foram julgados e condenados, do 28 indiciados pela polícia civil na época.
O incêndio na madrugada de 27 de janeiro de 2013 em Santa Maria, na Região Central do Rio Grande do Sul, deixou 242 pessoas mortas e outras 636 feridas. As vítimas, em sua maioria, jovens entre 17 e 30 anos.
Nesta quarta-feira, 1 de dezembro de 2021, presidido pelo juiz Orlando Faccini Neto, começou o julgamento dos quatro réus acusados pela tragédia da Boate Kiss: Os sócios da casa noturna Elissandro Callegaro Spohr e Mauro Londero Hoffmann, o vocalista da banda Gurizada Fandangueira e produtor musical da banda Marcelo de Jesus dos Santos, e do produtor musical Luciano Bonilha Leão. Todos responderem por homicídio simples com dolo eventual (242 vezes consumado, pelo número de mortos; e 636 vezes tentado, número de feridos). O júri sorteado é foi de sete pessoas, sendo uma mulher e seis homens. A sentença saí nesta sexta, dia 10.
A sentença foi lida na tarde da sexta-feira, 10 pelo juiz Orlando Faccini Neto. A Elissandro Spohr, foi aplicada pena de 22 anos e seis meses de reclusão, e a Mauro Hoffmann, de 19 anos e seis meses. Ambos eram sócios da casa noturna. A Marcelo de Jesus e Luciano Bonilha, integrantes da banda Gurizada Fandangueira, foram aplicadas penas de 18 anos de reclusão. Todos eram acusados pelo Ministério Público (MP) por 242 homicídios e 636 tentativas de homicídio por dolo eventual. O cumprimento das penas foi fixado como inicial fechado.
Uma das questões muito questionadas durante o julgamento foram a acusação de dolo eventual e não a de culposo.
Inicialmente, aos quatro réus foi imputada a prática de homicídios e tentativas de homicídio, praticados com dolo eventual, qualificados por fogo, asfixia e torpeza. No entanto, as qualificadoras foram afastadas, e eles responderam por homicídio simples.
A existência, ou não, de dolo (quando o agente assume o risco de cometer o crime) ocupou o cerne dos debates ao longo de oito anos. No dolo eventual, o indivíduo, mesmo tendo previsão do resultado, opta por praticar o ato. O autor prevê, admite e aceita o risco de produzi-lo. Não quer, mas prevê o resultado e pratica.
O júri do caso Kiss teve início no dia 1º deste mês. Passaram pelo plenário do Foro Central 28 depoentes, dos quais, 12 vítimas, 13 testemunhas e três informantes. Inicialmente, seriam ouvidas 34 pessoas, mas cada parte abriu mão de oitivas para otimizar o tempo dos trabalhos.
Outro apontamento foi o inquérito da polícia civil que na época apontou 28 indiciados como responsáveis pela tragédia e hoje apenas 4 estão em julgamento.
Independentemente das sentenças, tanto os réus quanto o MP podem recorrer da decisão, mas os tribunais só poderão modificar a pena ou determinar a realização de novo julgamento, sem modificar a decisão dos jurados.
O resultado da sentença foi transmitido na Tenda das Vítimas da Tragédia na Praça Saldanha Marinho em Santa Maria-RS:
CHEGADA DE PAIS EM SANTA MARIA:
LEIA TAMBÉM:
Resultado do julgamento pelo site TJRS: https://www.tjrs.jus.br/novo/noticia/caso-kiss-condenados-os-quatro-reus/
Reportagens:
” Foi como se fosse ontem” de Melina Guterres para Istoé: https://istoe.com.br/foi-como-se-fosse-ontem-diz-sobrevivente-da-tragedia-da-boate-kiss/
“A dor que nunca acaba” de Melina Guterres para Istoé: https://istoe.com.br/uma-dor-que-nunca-acaba/
Linha do tempo da Tragédia pelo MP: https://www.mprs.mp.br/hotsite/boatekiss/#!/timeline
Desabafo do delegado Marcelo Arigony que indiciou 28 pessoas como responsáveis na época no site do Claudemir Pereira: https://claudemirpereira.com.br/2021/12/a-culpa-e-minha-por-marcelo-mendes-arigony/
REVEJA:
Live dos 100 meses:
O inquérito que apontou 28 pessoas:
Após 1 ano da Tragédia: