Quem é de Santa Maria-RS certamente já cruzou ou ouviu falar sobre a Irmã Lourdes Dill. Há 35 anos ela atua em prol da economia solidária, trabalho que rendeu o reconhecimento da cidade como capital da Economia Solidária da América Latina. Entre as diversas atividades que a Irmã Lourdes organiza, está a Feicoop, que além de movimentar a economia da cidade, gera renda aos pequenos produtores.
Está semana Santa Maria teve a infeliz notícia que a Irmã Lourdes será transferida em abril de 2022 para o Maranhão. Desde então diversas pessoas nas redes sociais tem se manifestado a favor da permanência da Irmã.
#FicaIrmaLourdes
#FicaIrmaLourdesDill
#DeixemaIrmãLourdesFicar
Um movimento criado por lideranças comunitárias em prol da permanência da Irmã Lourdes em Santa Maria, nasce com a hashtags #DeixemaIrmãLourdesFicar. O grupo lembra que a irmã, não tem poder de decisão sobre a permanência na cidade e que esta cabe a Igreja Católica. Eles mobilizados pessoas por grupos no whats e telegram, tem divulgado as artes:
Irmã Lourdes é economista com especialização em Movimentos Sociais, Organização Popular e Democracia Participativa, na UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais, há mais de 30 anos vem trabalhando em Santa Maria na atuação direta e ininterrupta no Projeto Esperança/Cooesperança, (setor vinculado ao Banco da Esperança da Arquidiocese de Santa Maria), onde atua como coordenadora. Participou de inúmeros Congressos, Conferências, Seminários, Assembléias e atividades de Formação e várias temáticas relacionadas ao trabalho que exerce, na Educação Popular e Movimentos Sociais. Contribuiu na organização de centenas de grupos de Economia Solidária e Agricultura Familiar da região, do Grupo GATS (Grupo Agroecológico Terra Sul), do Levante Popular da Juventude, da ADESM (Agência de Desenvolvimento de Santa Maria) a “Santa Maria que Queremos” do Eixo de Economia Solidária e do Planejamento Estratégico de 2014/ 2030, entre muitas outras atividades a nível local, regional e articulação Nacional.
As manifestações pela permanência da Irmã Lourdes em Santa Maria-RS seguem crescendo. Confira:
CONFIRA TAMBÉM O MANIFESTOS A FAVOR DA PERMANÊNCIA DA IRMÃ
EM PAUTA: DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E CONSCIÊNCIA SOCIAL (31/08 – SEG – 19H)
EM PAUTA: DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E CONSCIÊNCIA SOCIAL (31/08 – SEG – 19H)
EM PAUTA: DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E CONSCIÊNCIA SOCIAL (31/08 – SEG – 19H)
EM PAUTA: DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E CONSCIÊNCIA SOCIAL (31/08 – SEG – 19H)
ATO de 22 DE JANEIRO DE 2022 / ATO INTER-RELIGIOSO EM DEFESA da ECONOMIA SOLIDÁRIA
Na manhã de 22 de janeiro de 2022, o Comitê Popular em defesa da Economia Solidária, juntamente com os feirantes do feirão colonial do projeto Esperança e Cooesperança, entidades, cooperativas, associações, sindicatos, representantes do Movimento Negro/ Unificado (MNU), Indígenas, moradores em situação de rua, estudantes, jovens, universitários, entidades de educação, participaram do ato inter-religioso em defesa da Economia Solidária.
O ato inter-religioso foi um manifesto de divulgação contra a possível transferência da Irmã Lourdes Dill, da cidade de Santa Maria-RS, para o município de Barra do Corda, no estado do Maranhão. Como é de conhecimento público, a Irmã Lourdes Dill, pertencente à congregação católico-religiosa Filhas do Amor Divino, coordenadora do Projeto Esperança/Cooesperança
em nossa cidade e tem como certa a possibilidade de sua transferência para a cidade em questão. Veja mais no PDF a seguir:
Acompanhe todas manifestações nas redes sociais das hastags.
Facebook:
SIGA A FAN PAGE: https://www.facebook.com/comiteeconomiasolidariasm/
VEJA TAMBÉM:
NOTÍCIA SOBRE A TRANSFÊRENCIA DA IRMÃ LOURDES NO PARALELO 29 / PORTAL PARCEIRO DA REDE SINA:
A ECONOMIA SOLIDÁRIA DE SANTA MARIA NO GLOBO REPÓRTER DE 17/01/21
REVEJAS LIVES QUE A IRMÃ LOURDES PARTICIPOU NA REDE SINA
EM PAUTA: DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E CONSCIÊNCIA SOCIAL (31/08 – SEG – 19H)
EM PAUTA: DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E CONSCIÊNCIA SOCIAL (31/08 – SEG – 19H)