O tema desta edição, “Cinema para todas”, reflete sobre a mulher enquanto protagonista na produção audiovisual
Estão abertas as inscrições para o 13ª Santa Maria Vídeo e Cinema (SMVC). Realizadores e realizadoras têm até o dia 13 de setembro para enviar seus trabalhos. O SMVC deste ano ocorre entre os dias 29 de outubro e 3 de novembro, e tem como tema “Cinema para todas”, uma reflexão sobre o protagonismo da mulher no audiovisual. As inscrições devem ser feitas no site do evento (http://www.smvc.com.br).
Os curtas-metragens devem ter, no máximo, 25 minutos de duração, incluído os créditos, e terem sido finalizados a partir de 1º de janeiro de 2018. Somente serão aceitos curtas que não foram inscritos nas outras edições do SMVC.
As obras podem ser categorizadas como Animação, Documentário e Ficção, e inscritas para a Mostra de Santa Maria e região, para a Mostra Nacional, ou para ambas. A programação de mostras não competitivas será divulgada até as datas do festival.
Para as mostras competitivas, poderão participar realizadores e realizadoras com nacionalidade brasileira ou com naturalização no país há mais de dois anos, em situação legal, com quantos trabalhos desejarem, desde que não caracterizem promoção institucional e/ou empresarial. Os trabalhos inscritos só serão aceitos se forem falados, dublados ou legendados em português. Além disso, para a Mostra de Santa Maria e região, só serão aceitas obras de cidades com até 70km de distância de Santa Maria.
A 13ª edição do SMVC é realizada pela Filmes de Junho Produtora, pela IdeiaAção Design e Planejamento e pela Padrinho Conteúdo e Assessoria. Para o diretor-artístico do festival, Luiz Alberto Cassol, “a edição de 2019 quer fazer uma reflexão sobre o protagonismo da mulher nas mais diferentes funções do audiovisual. É preciso reverberar isso sempre e refletir sobre esse lugar de fala”, enfatiza Cassol.
Mostra competitiva Nacional
Melhor Curta;
Melhor Animação;
Melhor Ficção;
Melhor Documentário;
Melhor Direção;
Melhor Roteiro;
Melhor Direção de Fotografia;
Melhor Montagem;
Melhor Trilha Sonora Original;
Melhor Direção de Arte;
Melhor Atriz;
Melhor Ator;
Melhor Desenho de Som;
Menções honrosas.
Mostra de Santa Maria e região
Melhor Curta;
Melhor Direção;
Melhor Roteiro;
Melhor Direção de Fotografia;
Melhor Montagem;
Melhor Trilha Sonora Original;
Melhor Direção de Arte;
Melhor Atriz;
Melhor Ator;
Melhor Desenho de Som;
Menções honrosas.
O público também poderá votar e eleger dois melhores curtas, um para cada mostra. O Prêmio Clayton Coelho de Direitos Humanos ficará a critério da Comissão Organizadora. A outorga do Troféu Cineclube Laterninha Aurélio, a critério da CESMA – Cooperativa dos Estudantes de Santa Maria e da Comissão Organizadora, e o prêmio Rede Sina, voltado para filmes com temática social, que será dado para um curta escolhido pela Sina – Comunicação Fora do Padrão.
Os curtas-metragens inscritos passam automaticamente a integrar o acervo do Santa Maria Vídeo e Cinema, podendo, a Comissão Organizadora, utilizá-los em Mostras Itinerantes, sem fins lucrativos, em outras cidades, estados e países. As obras também poderão ser veiculadas em campanhas publicitárias de divulgação do SMVC, próprias ou de terceiros.
(release Alexandra Zanela)