Home / POR ESTADO / RIO DE JANEIRO / COPACABANA / Mariene de Castro no Teatro NET

Mariene de Castro no Teatro NET

mmelaNesta quinta-feira, 3, às 21h a cantora Mariene de Castro se apresenta no Teatro Net em Copacabana com o show Lindeza, cujo nome se origina por ser um apelido que o percussionista Marco Lobo carinhosamente deu à cantora durante o projeto “Eu vim da Bahia”, no qual participa também o pianista Rafael Vernet. Como não poderia deixar de ser, os dois estarão presentes no show.

Em “Lindeza”, a artista canta clássicos da MPB e sambas de roda, acompanhada pelos instrumentos de percussão, piano de calda  e baixo acústico. No repertório, músicas que fazem parte da memória afetiva de Mariene e que, de alguma forma, estiveram presente em sua trajetória nesses quinze anos de carreira. Tais como “Por causa de você”, de Tom Jobim e Dolores Duran; “A hora do adeus”, de Luiz Gonzaga; “Lamento Sertanejo”, de Gilberto Gil e Dominguinhos; “Dono dos teus olhos”, sucesso de Humberto Teixeira, conhecido na voz de Gal Costa; “João Valentão”, de Dorival Caymmi, entre outras. Os sambas “Amuleto de Sorte”, de Nelson Rufino; “Abre caminho”, de Roque Ferreira, Mariene de Castro e Jota Veloso também estarão no show, além da romântica “Eu quero ir com você”, de Flávia Wenceslau.

 Esse projeto evidencia a beleza da junção de dois grandes artistas baianos que depois de tanto tempo de amizade, resolveram compartilhar suas experiências: Mariene, mulher, mãe e uma das principais representantes do samba da Bahia e Marco, que já acompanhou grandes artistas, traz na sua percussão genuína o sotaque baiano e o refinamento da responsabilidade de grandes trabalhos realizados como percussionista. Essa conexão é acrescentada ao piano de Rafael Vernet, gaúcho, dono de um olhar centrado e melódico, que passeia muito bem nessa proposta de um encontro natural onde tenha emoção e toque o público.

A banda que acompanha Mariene é formada por Guto Wirtti, no baixo acústico e Bóka Reis, na percussão, completando o desenho na construção de um show acústico e intimista, em que a intérprete, cria a identificação de sensibilidade, num olhar diferenciado cantando coisas novas.

Mais sobre Mariene em: http://www.marienedecastro.com.br/

Confira a programação completa do Teatro Net em:

http://www.theatronetrio.com.br/pt-br/programacao.html

O teatro fica na Rua Siqueira Campos – N° 143 – 2º Piso. Copacabana

 

Sobre Mariene:

A intimidade com o palco, que fica latente a quem assiste a um show da artista, começou muito cedo. Aos cinco anos, ela já se apresentava em espetáculos de dança no Teatro Castro Alvemmms, em Salvador, sua cidade natal. Na adolescência, soltava a voz como integrante do grupo Timbalada, de Carlinhos Brown e, em 1996, teve a oportunidade de realizar seu primeiro show solo, no Pelourinho. No mesmo dia, na plateia, estavam produtores franceses que se encantaram por Mariene e a convidaram para uma turnê por 20 cidades da França. Na ocasião, chegou a ser comparada pela crítica local à mítica cantora Edith Piaf, pela força de sua interpretação e a singularidade de seu timbre vocal.

Em 2004, ganhou o Prêmio Brasken de Música e gravou o seu primeiro CD, Abre Caminho, escolhido no ano seguinte como o Melhor Disco Regional no Prêmio TIM. O segundo álbum, Santo de Casa – Ao Vivo, foi lançado em 2010, com a sala principal do Teatro Castro Alves completamente lotada. Antes do tributo a Clara, Mariene lançou ainda o álbum Tabaroinha, em 2012, e vem conquistando o reconhecimento de nomes de peso no mundo do samba, como Beth Carvalho, que a convidou para participar de seu CD e DVD Beth Carvalho Canta o Samba da Bahia.

Lançado em 2012, o DVD Ser de Luz tem no coro a participação especial de três integrantes da Velha Guarda da Portela: Tia Surica, Áurea Maria e Neide Sant’Anna, que conviveram com Clara Nunes e também ajudaram a orientar a cantora baiana fora de cena. João Nogueira foi compadre de Clara, e seu filho, Diogo, participa do tributo dividindo com Mariene a música Juízo Final, de Nelson Cavaquinho. Com Zeca Pagodinho, ela canta Coisa da Antiga, de Wilson Moreira e Nei Lopes. Clássicos como Conto de Areia (Romildo/Toninho), Guerreira (Paulo César Pinheiro/João Nogueira), A Deusa dos Orixás (Toninho/Romildo), O Mar Serenou (Candeia), entre outros grandes sucessos da saudosa cantora mineira estão no DVD.mm

Mariene se apresentou no réveillon de Copacabana em 2013. Ainda neste ano, a cantora recebeu o Prêmio Artista Faro MPB do Ano no Prêmio Contigo!/MPB FM. A música acabou levando também Mariene ao mundo do cinema. Ela interpreta Elas Contam na trilha sonora do longa Mujeres Del Mundo, e defende Ilha da Maré na trilha de Ó Paí, Ó. Como atriz, participou de Jardim das Folhas Sagradas, de Póla Ribeiro, e protagonizou Quase Samba, de Ricardo Targino. Foi também uma das entrevistadas do documentário Damas do Samba, de Suzanna Lira, que trata da importância da presença feminina no samba. Importância que, se depender de Mariene de Castro, as novas gerações têm tudo para levar adiante.

Compartilhe

Comente

comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.