Quando comecei a atuar profissionalmente na área da segurança e saúde no trabalho fiquei bastante impressionada com alguns dados: no mundo, a cada 15 segundos um trabalhador morre e cerca de 115 adoecem devido a sua prática laboral. Fazendo uma breve reflexão podemos dizer que todo trabalhador está condenado a adoecer devido a sua atividade, em menor ou maior grau. Desde algum desconforto nas costas, como médicos que passam horas em pé fazendo cirurgias delicadas ou até um ajudante de pedreiro na construção civil que pode perder a vida se não estiver usando o equipamento adequado. Por esta razão, eu começava todas as palestras com a mesma frase: todo trabalhador está sofrendo, já sofreu ou sofrerá algum tipo de doença ou acidente devido ao seu trabalho. Esta reflexão sempre foi um motivo de frustração na minha carreira, tinha a sensação de que poderia desenvolver várias atividades, mas que jamais encontraria “a cura” para esse adoecimento no trabalho. No final de 2015 tive a oportunidade de colocar em prática um projeto voltado para pequenas empresas, levando conhecimento e estimulando o desenvolvimento de ambientes de trabalho mais seguros e saudáveis. Foi neste mesmo período que li o livro: O negócio do século XXI, de Robert Kiyosaki, onde ele analisa o marketing de relacionamento, apontando todas as vantagens que levam tal modelo de negócio a ser considerado o melhor para empreender atualmente. Quando tive a oportunidade de participar de uma reunião na empresa que, até então, era apenas consumidora – Jeunesse, me deparei com aquele primeiro slide que sempre é mostrado nas apresentações: “geração jovem”. Dentre as colocações em relação a este lema pois, devido a linha de produtos conhecida como sistema de aprimoramento da juventude, aqui a idade é apenas um número, outras questões me fizeram refletir: eu estava diante de uma empresa que poderia me proporcionar desempenhar um trabalho com liberdade, que pode ser realizado no meu tempo livre, com as pessoas que quero bem, me aproximando de novos e velhos amigos que, assim como eu, estavam procurando mais saúde e melhores condições de trabalho, com ferramentas que poderiam possibilitar que eu desenvolvesse as minhas habilidades de relação e comunicação sendo remunerada por isso. Ou seja, o marketing de relacionamento na Jeunesse não é somente a melhor forma de empreender no século XXI, mas também era a alternativa que eu procurava para trabalhar com segurança e saúde podendo, de fato, me desenvolver profissionalmente para ganhar a vida e não encontrar doenças ou até mutilações, como acontece no modelo tradicional. E foi assim que eu deixei no passado a frase que tirava o sono: todo trabalhador está sofrendo, já sofreu ou sofrerá algum tipo de doença ou acidente devido ao seu trabalho. Sinceramente, não precisamos ser vítimas das más condições de trabalho que nos cercam, a oportunidade de fazer apenas aquilo que você gosta e ter uma segurança financeira decorrente da renda residual que pode ser alcançada no marketing de relacionamento, ainda mais com uma empresa que só melhora a saúde é real e já está acontecendo. Venha desfrutar de um trabalho digno, eu encorajo você a ser “geração jovem”.
Renata Schneider Viaro
Gaúcha de 34 anos, natural de Santa Maria, chegou ao Rio de Janeiro, em maio de 2003. Formada em nutrição, mestre em saúde pública pela Fundação Oswaldo Cruz, doutora em políticas públicas, estratégias e desenvolvimento pelo Instituto de Economia da UFRJ, desde 2012 atua como analista em Ciência e Tecnologia na Fundacentro, instituição vinculada ao Ministério do Trabalho, responsável por pesquisas e disseminação de conhecimento na área de segurança e saúde do trabalho no Brasil. É também professora de administração aplicada à engenharia de segurança do trabalho e em outubro de 2015 foi homenageada em Coimbra – Portugal, recebendo o título de Assessora para assuntos acadêmicos da Academia Brasileira de Engenharia de Segurança do Trabalho. Palestrante reconhecida pela sua preocupação com a qualidade de vida no ambiente laboral atua ativamente como distribuidora independente da Jeunesse Global[1], desde que estudou a fundo o modelo de negócios que proporciona que as pessoas tenham a oportunidade de trabalhar com qualidade de vida e, especialmente, ganhando uma condição de saúde de excelência devido ao sistema de aprimoramento da juventude, linha de produtos de alta tecnologia voltados ao rejuvenescimento. Em 01 de junho, tornou-se a mais nova Safira da empresa e ganhou um bônus promocional de avanço de título de R$ 18.000,00, com apenas 9 meses de trabalho.
[1] Jeunesse Global é uma empresa americana, munida de produtos exclusivos feitos nos Estados Unidos que possui um dos mais recompensadores planos de marketing do mercado. Cuja missão é: “A família Jeunesse cria um impacto positivo no mundo ao ajudar pessoas a aparentar e se sentir jovem, enquanto as empodera a liberar seu potencial.”, conforme pode ser acessado no site dos distribuidores independentes da empresa.