Home / POR ESTADO / BAHIA / Gamboa, onde a vida é boa.

Gamboa, onde a vida é boa.

gamboachegada

Para desligar do dia-a-dia agitado da vida urbana, nada como um vilarejo sossegado à beira-mar. Lá o mar é azul, a areia branca e fina e onde se pode mergulhar em águas cristalinas, tomar banho de argila medicinal retirada diretamente da fonte natural, passear na praia e comer bem, a preços módicos.
Existe? Sim, o lugar ideal para relaxar é Gamboa, localizada na Ilha de Tinharé, no litoral baiano, a 10 minutos da badalada Morro de São Paulo.
Com 1,5Km de extensão de praia, Gamboa aindagamboa2 mantém as características e o aconchego de uma vila de pescadores, longe do turismo de massa e da agitação da vizinha Morro.
Banhada por um azul intenso e águas calmas e transparentes, permite curtir a praia sem música alta ou muita gente ao redor e ainda, sem a agitação e as festas noturnas. A beleza nat
ural, marcada pelos coqueirais e a mata atlântica, é completada pela ausência de carros circulando nas ruas ou pelas vielas cercadas de casinhas típicas, com vizinhos que sentam à sombra das árvores para conversar. A maioria dos nativos da região mora em Gamboa, o que possível um contato mais direto com o jeito de viver ainda preservado da ilha. Após uma temporada no local em contato com os moradores, o boca a boca traz ao visitante as dicas dos melhores locais, melhores comidas e aluguéis.
gamboaGamboa permaneceu um longo tempo sem a presença do turismo. Hoje, abriga algumas boas pousadas, bares e restaurantes à beira-mar com comida regional, atendimento acolhedor, dando conta das necessidades de quem resolve passar uma temporada por lá. Não há luxos, é possível também alugar casas por temporadas e o comércio é de subsistência. Tudo isso sem deixar de ser uma pacata e tranquila vila de pescadores.
Os barcos dão conta do trajeto frequente entre as Gamboa e Morro de São Paulo – 10 minutos de travessia no preço de R$ 3,00 –, ou cerca de 30/40 minutos para quem quer caminhar pela beira-mar na maré baixa. Nesse caso, é preciso estar de olho nas tábuas de marés para evitar surpresas desagradáveis, uma vez que há muitas pedras no trajeto.
Tais facilidades atendem àqueles que quiserem mesclar a tranquilidade de Gamboa, com a badalação de Morro de São Paulo com praias movimentadas repletas de jovens vindos de todos os cantos do mundo, passeios pelas piscinas naturais, esportes radicais e um charmoso comércio.
gamboa3 (1)

Onde ficar

Em Gamboa, além das pequenas pousadas que se caracterizam pela simplicidade, aconchego, hospitalidade e preços convidativos, há a opção do Camping da Gamboa bem estruturado e em frente ao mar. Hotéis e pousadas de luxo estão na vila de Morro de São Paulo.
Hoje, as reservas para hospedagem em Gamboa podem ser feitas na internet em sites como o booking, trivago ou tripadvisior, ou ainda, através de contato direto com as pousadas que, na maioria, possuem sites próprios. Entre as mais conhecidas estão a Pousada do Sol , a Pousada Canto do Mar , a Pousada Biônica e a Pousada da Tia Tita.

argila2Como chegar

Para chegar a Gamboa é preciso ir primeiro a Valença ou a Salvador. De lá, há três modos de chegar ao vilarejo. Quem não quiser fazer a travessia por mar, podem viajar até Morro de São Paulo de avião. De lá, são apenas mais 10 minutos de barco até Gamboa.
Saindo de Salvador, as empresas Addey Taxi Aéreo ( (71) 3377-1993/ 3248-3703(PLANTÃO 24H)) – e Aerostar Taxi Aéreo (71) 3612-8600) fazem o translado em 25 minutos.
Já que optar por ir por mar aberto, com preços mais em conta, os catamarãs partem diariamente do Terminal Marítimo de Salvador, no Comércio, em horários alternados, até Morro de São Paulo e, de lá, para Gamboa. É preciso verificar os horários em que eles vão até o vilarejo. Em outros, é necessário chegar em Morro e pegar outro barco para Gamboa.
Os catamarãs vão por mar aberto numa viagem de cerca de três horas sujeitas aos balanços do mar – cuidado quem enjoa – porém, é a ideal para quem não quer gastar muito com transporte.
Também saindo do Terminal é possível ir até a Ilha de Itaparica de barca ou catamarã – a travessia dura 40 minutos – e de lá pegar um ônibus indo, por terra, até a Ponta do Curral, próximo à cidade de Valença, onde se apanha uma lancha rápida até Morro ou Gamboa. O custo é bem em conta.
Outra alternativa é o ferry boat, principalmente para quem vai de carro, embora numa viagem mais longa. Ele sai do Terminal de São Joaquim em Salvador indo até Bom Despacho, na Ilha de Itaparica (aproximadamente 60 minutos). De carro ou van que ficam à disposição, seguem em direção a Valença (entre 1h20 a 1h40), e de lá para Morro de SP de lancha ou barco (de 10 a 40 minutos). Quem alugar carro, deve lembrar que eles não entram na ilha.
Quem vai pela primeira vez e não quer aventurar-se sozinho no percurso, é interessante buscar agências que fazem o translado, tomando o cuidado de acertar todos os preços antecipadamente. Eles podem apanhar o turista no aeroporto e ou nos hotéis e levar até os terminais, acompanhado de guias.
A Cassi turismo  é uma das empresas sérias que atua no setor.

 

Texto e fotos: Equipe Rede Sina

Compartilhe

Comente

comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.