Performance Ethereum Origem – II Ato _
QUANDO: 06.12 (DOMINGO) – 20H
ONDE: no canal do Youtube da Moblanc Galeria _
Mais informações e instruções para fazer parte da performance em
@carolbergerperformer
Ritualizar é uma das formas de restaurar nossa humanidade e de preservar a sensibilidade. Os povos originários, nossos ancestrais celebram rituais em diferentes momentos da vida para resgatar o senso coletivo de interdependência entre os seres e a natureza.
Inspirada nesta sabedoria ancestral e a partir de uma extensa investigação sobre a pintura rupestre, a artista Carolina Berger está em um processo de pesquisa laboratorial para entender e compartilhar seus achados sobre as origens da arte, do pensamento e da linguagem.
Desde setembro, ainda mantendo isolamento social, a artista que acaba de chegar de São Paulo, começou a obra Ethereum Origem, trabalho processual que é parte da série de obras performáticas Ethereum. A primeira obra (Ethereum I Movimento) foi apresentada em 2018, na exposição Múltiplos, da Galeria Moblanc, que agora abre as portas para Ethereum Origem – I e II atos.
A obra inspira-se na ritualidade como um princípio vital de existência, de criação de um sentido do comum (coletivo) e de sensibilização cultivado pelos povos ancestrais para formar uma corrente de resgate da presença, através de uma invocação coletiva.
A obra passou por diversas etapas, começando com preparação e apresentação de Ethereum Origem – I ATO, como um rito de iniciação. A artista foi convidada internacional do Encuentro In/Media @encuentroinmedia (México), quando iniciou a concepção da obra. Agora, a artista finaliza o processo com um rito de passagem com o público, em tempo real, interagindo na performance online com experiências do agora que são pensadas como técnicas de restauração da presença.
O projeto acontece na Moblanc, galeria de arte que representa a artista. A galerista Andrea Capssa acompanha o processo e convidou a artista para seguir seus experimentos para que o público possa conhecer novas formas de transmitir conhecimento através da arte.
O público é ator e compositor Ethereum ORIGEM é uma ação coletiva de resgate da presença. Cada um que participa do projeto é um ator deste desejo de nos trazer de volta para o agora, para a presença, um estado de Ser onde tempo e espaço estão alinhados.
Neste movimento, a artista, que trabalha com pesquisa baseada na prática, cria em diversas mídias: desde relatos em áudio enquanto pinta a obra nas telas (de vídeo e de material), quanto também assim cria as letras e esboça a melodia das músicas que propõe ao compositor e produtor musical Ronaldo Palma. Para conceber as obras que são feitas ao vivo, com o corpo como artefato para pintar, ela ensaia movimentos que formam uma mescla de coreografia e rito, criando uma notação própria para a obra, considerando que a forma de mover-se irá determinar como são os
traços do corpo na pintura.
É a vez do público criar junto com os artistas-performers e tornar real um acontecimento de arte e conexão ao vivo.
Um espetáculo aberto e plural como um rito entre todos que celebram a arte como expressão de nossa presença no mundo.
A Rede Sina esteve na galeria conversando com a artista, confira:
Ver essa foto no Instagram
A a r t e d e r e s g a t a r a p r e s e n ç a
performance online da artista Carolina Berger acontece no próximo domingo e o público é compositor. Para realizar a performance, a artista criou uma campanha de financiamento coletivo no Catarse. O trabalho envolve muita pesquisa técnica e concepção com equipe criativa, equipe técnica, material e custos de produção. A performance final – Ethereum Origem II Ato ocorre de forma remota. Os artistas estarão cada um em uma localizacão. Carolina performa na galeria e Ronaldo em seu estúdio, em Santa Maria. Paulo Costa comanda o streaming em Campinas (SP).
Para apoiar financeiramente e participar da performance o público pode acessar o projeto pelo link
https://www.catarse.me/ethereumorigem
Performance Ethereum Origem – II Ato _
QUANDO: 06.12 (DOMINGO) – 20H
ONDE: no canal do Youtube da Moblanc Galeria _
https://www.youtube.com/channel/UCj5QjsCf8_kUzX4oO4FTAGQ
Mais informações e instruções para fazer parte da performance em
@carolbergerperformer
QUEM: Carolina Berger – Idealizadora do projeto. Performer e diretora de criação _
Ronaldo Palma – Compositor e Produtor Musical _ @monteblancomusic
Paulo Costa _ Artista Visual e programador (SP – Campinas)
O projeto acontece em parceria com a @moblanc.art ,
que cedeu espaço para o processo de criação da obra
e para as performances em tempo real.
Contatos:
Carolina Berger _ contato@carolinaberger.com.br /
Whatsapp: +55-11-99818538