O incêndio na boate Kiss aconteceu no dia 27 de janeiro de 2013, em Santa Maria- RS, e deixou 242 vítimas em. No dia 1º de dezembro, próxima quarta-feira, os sócios da boate Mauro Hoffmann e Elissandro Spohr e os músicos Marcelo Santos e Luciano Bonilha começam a responder a ação penal pelos crimes de homicídio qualificado com dolo eventual.
“Depois daquele dia”, dirigido pela jornalista santa-mariense Luciane Treulieb, irmã de João Aloisio Treulieb – uma das vítimas da tragédia, foi produzido pela TV OVO em 2017 e exibido pela primeira vez ao público em 2018, quando o incêndio completou 5 anos. O filme apresenta uma investigação sobre os impactos e aprendizados deixados pela tragédia em Santa Maria, as cicatrizes que marcaram a comunidade e as relações que, ao longo dos anos, criaram-se entre as vítimas, os familiares e a própria cidade. O filme busca tratar um tema duro de uma forma sensível, abordando como a vida seguiu e como a cidade, que foi abalada pela perda repentina de tantos jovens, se transformou. Luciane Treulieb narra a história através da sua perspectiva pessoal, por ter vivido com proximidade os acontecimentos e efeitos que vieram depois daquele dia.
“Achamos importante liberar o acesso ao filme neste momento do julgamento para lembrar às pessoas sobre a tragédia e o possível desfecho judicial, que finalmente deve ocorrer depois de tantos anos. De alguma forma, também pretendemos mostrar que cada uma daquelas 242 vítimas tem uma história – não são apenas números. No caso do filme, está sendo contado como o incêndio afetou a mim e a minha família”, explica a diretora.
Sinopse
Em janeiro de 2013, um incêndio na Boate Kiss matou 242 pessoas em Santa Maria. Luciane, que é irmã de uma das vítimas, reflete sobre os impactos e os aprendizados que a tragédia trouxe para a cidade e para si.
Luciane Treulieb: Roteirista e Diretora
Jornalista com especialização em Cinema e Linguagem Audiovisual, é atualmente editora-chefe da Revista Arco, revista de jornalismo científico e cultural da Universidade Federal de Santa Maria. Luciane realizou cursos complementares de formação na Escuela Internacional de Cine y TV (EICTV), em Cuba, na Academy of Media Film & TV, em Londres, e no Centro de Formación Profesional del Sindicato de la Industria Cinematográfica Argentina, em Buenos Aires. Depois daquele dia foi realizado para a conclusão do mestrado em Periodismo Documental na Universidad Nacional de Tres de Febrero, na Argentina.
TV OVO
Há mais de 25 anos, a TV OVO atua, em Santa Maria, como um importante espaço de formação audiovisual de jovens, produção de vídeos comunitários e de documentários preocupados como registro da memória.
Ficha Técnica Depois Daquele Dia
Duração: 51 minutos
Produtora: TV OVO
Roteiro e Direção: Luciane Treulieb
Direção de Fotografia: Marcos Borba
Montagem: Neli Mombelli
Produção: Luciane Treulieb, Neli Mombelli
Desenho de Som e Trilha Sonora Original: Márcio Echeverria Gomes
Finalização de Imagem: Carlos Donaduzzi
Apoio Técnico: Finish Produtora