Home / * PORTAL / Desejo de Dona Rosa e Santa Maria por Thais Bordin Anelli

Desejo de Dona Rosa e Santa Maria por Thais Bordin Anelli

Há 64 anos, Ana Rosa Lopes Bordin decidiu juntamente com o marido, Floriano Bordin, vir para Santa Maria. Dona Rosa e Seu Floriano moravam em Santa Flora e o objetivo era dar estudo para os filhos na “cidade grande”.

Nessa época, Veneranda Bordin, minha mãe, tinha apenas um ano de idade. O casal vendeu sua terrinha no campo, bois e cavalos, e migrou para Santa Maria com esse intuito de dar educação à família. Eles queriam morar em um ponto alto da cidade e o Bairro Itararé foi o escolhido.

Santa Maria, naquele tempo, já tinha vocação para ser cidade acolhedora de estudantes. E essa é a história da Família Bordin que um pouco mais tarde foi aumentando com a chegada da Verônica Bordin, minha tia.

Minha avó, mulher visionária, costureira e que aprendeu a escrever por cartas, já sabia que a educação mudaria o rumo da história de sua família. E tinha razão! Anos mais tarde, meus pais se conheceram na antiga FIC, hoje UFN, enquanto frequentavam os bancos universitários do Curso de Letras. E 27 anos depois, eu fiz Mestrado no mesmo andar que minha mãe estudou a graduação em Odontologia, 5º andar do CCSH – UFSM.

Eu amo a minha cidade que hoje completa 163 anos! E tenho a certeza de que a história da minha família é a história de muitas outras famílias aqui e daqui. Santa Maria, cidade cultura, formada por tantas outras Famílias Bordins, e sua vocação para a educação é o meu orgulho.

Please follow and like us:

Comente

comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.