Home / * PORTAL / Ciclo de debates sobre Educação Sexual e Prevenção ao Assédio e Abuso Contra Crianças e Adolescentes

Ciclo de debates sobre Educação Sexual e Prevenção ao Assédio e Abuso Contra Crianças e Adolescentes

Programação completa.

5ª LIVE: Como o feminismo pode empoderar as meninas dentro da escola e prevenir o assédio e o abuso sexual?

https://www.facebook.com/preufsm/videos/1207068299634183

 

4ª LIVE: Ética docente, Infância, Adolescência e Sexualidade.

https://www.facebook.com/preufsm/videos/351624359158272/

 

3 ª LIVE: Abordagem sobre prevenção das infeções sexualmente transmissíveis no ambiente escolar.

https://www.facebook.com/preufsm/videos/286706259409553/

 

2ª LIVE: Como proteger? Um olhar do Direito sobre os serviços de proteção à criança e ao adolescente.

https://www.facebook.com/preufsm/videos/579664842960537/

 

1ª LIVE: Abuso sexual e a contribuição da arte na educação sexual de crianças e adolescentes.

https://www.facebook.com/preufsm/videos/575293513419747/

Série de lives iniciam nesta terça-feira às 18h 

Transmissão em: Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal de Santa Maria
Acesso também em: aqui nessa notícia, fan pages Rede Sina, As Mulheres que Dizem Não

A partir de hoje, o Grupo de Estudos e Extensão Universidade das Mulheres (Geeum@) vai promover uma série de lives com a temática “Educação Sexual e Prevenção ao Assédio e Abuso Contra Crianças e Adolescentes”.

As conversas, seguem até 16 de julho, e irão abordar questões como abuso sexual, assédio, o papel das escolas na proteção às crianças e adolescentes, prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, ética docente, sexualidade e feminismo.

A ideia de fazer o ciclo de conversas veio de um pedido de uma aluna de Engenharia biomédica da Universidade Franciscana, Daniela Gomes, a qual sensibilizou-se profundamente ao acompanhar os relatos de abuso e assédio sexual realizados por alunas na última semana em Santa Maria-RS. Conversando com pessoas próximas, compartilhando vivências, percebeu a necessidade de debates sobre este assunto, onde se possa com clareza  identificar esse tipo de situação, saber agir e denunciar.

Simultaneamente, a professora Bruna Fani e a arte terapista Gabriele Dors já estavam se organizando para fazer um encontro online a fim de falar sobre a importância da arte na educação sexual de crianças e adolescentes e como forma de prevenir o assédio e o abuso. Dessa forma, as duas ideias chegaram ao Grupo de Estudos e Extensão Universidade das Mulheres – GEEUM@ (UFSM/UFN) que, com entusiasmo, se uniu e foi além, expandindo a proposta e os temas.

Nosso objetivo é trazer informações sobre o assunto, esclarecer dúvidas, desmistificar os conceitos de educação sexual e de educação para o feminismo. Além disso, queremos destacar a importância dessas duas propostas educacionais para a prevenção do assédio e do abuso no ambiente escolar, idade em que meninas – principalmente – são tão vulneráveis. Sendo assim, é importante aproveitar esse momento porque as pessoas estão sensibilizadas e mais propensas a ouvir e a querer se informar – explica uma das professoras que coordenam a ação, Maria Isabel Veras Orselli, docente do curso de Engenharia Biomédica da UFN.

As conversas serão transmitidas ao vivo e online na página do Facebook da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal de Santa Maria. As atividades contam com o apoio do Observatório de Direitos Humanos (ODH) da UFSM e da Rede Sina. A programação completa pode ser encontrada abaixo.

  •  Dia 30/06, às 18h:
    Abuso sexual e a contribuição da arte na educação sexual de crianças e adolescentes.
    Com Gabriele Dors (artista, professora e ativista pela causa) e Bruna Fani (professora, pesquisadora e ativista).
  • Dia 01/07, às 17h:
    Como proteger as crianças? Um olhar do direito sobre os serviços de proteção a crinaça e ao adolescente.
    Com Carlos Matiolli (Juiz da Vara da Infância e Juventude do PR), Bruna Fani e Gabriele Dors.
  • Dia 06/07, às 18h:
    Abordagem sobre prevenção das infecções sexualmente transmissíveis no ambiente escolar.
    Com Martha Souza (UFN) e Daniele Taschetto (acadêmica de Medicina-UFN).
  • Dia 09/07, às 16h:
    Ética docente, Infância, Adolescência e Sexualidade.
    Com Mitiele Seixas da Silva (UFSM), Juliana Coutinho (Psicóloga) e Luciana Rocha (NEAG – Colégio Pedro II).
  • Dia 16/07, às 18h:
    Como o feminismo pode empoderar as meninas dentro da escola e prevenir o assédio e o abuso sexual?
    Com Susana de Castro (UFRJ), Rita Machado (UEA) e Nikelen Witter (UFSM).

 

Conheça mais sobre o Grupo de Estudos e Extensão Universidade das Mulheres

 

O projeto Geeum@ surgiu em agosto de 2016 por iniciativa da historiadora Nikelen Acosta Witter. Atualmente o GEEUM@ é vinculado à Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e acontece em colaboração com a Universidade Franciscana. O grupo promove discussões de obras literárias sob a perspectiva de gênero, com uma análise crítica e atual, os encontros para as discussões das obras são realizados quinzenalmente (à exceção de feriados) e ocorrem tanto na UFN como na UFSM, sempre contando com um debate feito por uma ou duas mediadoras. A divulgação dos encontros é feita através da página do GEEUM@ (constando na publicação o local, data e obra) e também através de eventos no Facebook.

A Extensão do grupo iniciou-se em 2018 através do circuito de cinema Insubmiss@s – questões para o desassossego: ocupando Santa Maria com o Debate de Gênero, tendo o objetivo de promover o debate e ocupar vários espaços da cidade. Além disso, duas outras ações foram incorporadas à Extensão do Geeum@, uma delas é o projeto Meninas ComCiência que, em colaboração com a Residência Pedagógica (RP) do curso de Filosofia e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do curso de História da UFSM, visa a elaboração de um museu itinerante cujo objetivo é contar a história -apagada- das mulheres nas diversas áreas de atuação da ciência.

Ainda assim, o projeto GEEUM@ no acolhimento às Vítimas de Violência Doméstica é a outra ação de extensão, onde, em parceria com a Defensoria Pública do Estado (DPE), tem por objetivo possibilitar uma escuta ativa de mulheres que quiserem ser ouvidas enquanto aguardam o atendimento na DPE, essa escuta se dá através de um ambiente pensado e preparado para um acolhimento humanizado.

Please follow and like us:

Comente

comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.