No domingo, dia 6, na cerimônia de premiação da Mostra Competitiva de Curtas do Rota Festival de Roteiro no Rio de Janeiro, foi entregue por Roberta Miller, jornalista, produtora e roteirista o Prêmio Rede Sina/ Melhor Curta com Tema Social para o curta “Vinde Como Estais”, representado por seu roteirista Rafael Ribeiro, que também recebeu o prêmio de Melhor Roteirista da Mostra.
A categoria (Melhor Curta com Tema Social) foi criada pela proprietária e editora da Rede Sina Melina Guterres com objetivo de valorizar as obras audiovisuais com arte política-social. A parceria acontece desde o ano passado com o Rota Festival no Rio de Janeiro e também em Santa Maria-RS com o SMVC.
ROTA – Festival de Roteiro Audiovisual realizou a sua terceira edição de 2 a 7 de outubro. Foi criado em 2017 por Gabriela Liuzzi Dalmasso, Carla Perozzo e Evandro Melo com o objetivo de ser um espaço de congregação entre os diversos profissionais do audiovisual brasileiro, instituições de ensino e o mercado audiovisual. Mais sobre o festival em: https://www.rotafestival.com/
Confira mais sobre o curta:
SINOPSE:
Novembro de 2018. Em um clima pós-eleições, Kit Redstone desembarca na devastada Cidade Olímpica, Rio de Janeiro. Escritor, diretor e performer teatral radicado em Londres, Kit é um homem transgênero e vem ao Brasil com o objetivo de produzir uma peça teatral com atores transexuais no país que mais mata travestis do mundo. Durante o processo, conhecemos esses artistas e suas perspectivas sobre como é ser LGBTQI+ e artista em um cenário apocalíptico para as minorias sociais e produtores de cultura no país. Duração: 16’
BIOGRAFIA DE DIRETORES
Galba Gogóia
Cineasta pernambucana, atriz, travesti e militante do movimento LGBTQI+. Jéssika, seu primeiro filme como diretora, esteve em festivais como Mostra de Tiradentes e Festival do Rio.
Rafael Ribeiro
Diretor, roteirista, produtor e montador carioca, nasceu em 1990. É bacharel em Cinema a Vídeo e mestrando em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense. Dirigiu os curtas-metragens Descompasso (2010) Emergir (2013), A Filha do Homem (2014), Invasão Drag (2018) e Vinde Como Estais (2019). Seus trabalhos são voltados para discussões de gênero, sexualidades e cultura pop, com enfoque em temáticas LGBTQI+.
FICHA TÉCNICA:
Curta Metragem
Ano de Produção: 2019
Duração: 17 minutos
Gênero: Documentário
Suporte de Captação: Ultra HD/digital
Suporte de Exibição: Digital
Formato de Projeção: 16:9
Cor: Cor
Tipo de Som: Wav Stereo
DIREÇÃO: Rafael Ribeiro e Galba Gogóia
ROTEIRO: Rafael Ribeiro
PRODUÇÃO EXECUTIVA: Beto Waite, Diego Tavares, Rafael Ribeiro, Thiago Tavares e Veridiana Cardoso
PRODUÇÃO: Veridiana Cardoso e Karine Amenta
FOTOGRAFIA: Otávio Schocair
SOM DIRETO: Beto Waite
MONTAGEM: Rafael Ribeiro
COLORISTA: Musta Juli
ASSISTENTE DE DIREÇÃO: Fernanda Florentino Lima
ASSISTENTE DE PRODUÇÃO: Maria Luísa Rodrigues
ASSISTENTES DE FOTOGRAFIA: Mallu Correa, Tatiana Delgado e Bruno Ronsini
ASSISTENTES DE SOM: Carol Latch e Tiago Pierre
IMAGENS WOW FESTIVAL: Beto Waite
VIDEO-ARTE: Tauane Luzes
APOIO: Filmes do Zé, Cazota Filmes e Transarte
ELENCO: Kit Redstone, Kaique Theodoro, Kethelleen Cajueiro, Ralph Duccini, Rebeca Blando, Vanessa Alves
MÚSICA: ‘Ir Contramão, Ser Contração’
Criação e performance: Pedro Drumond
‘Nas Costas dos Olhos’ – Criação e performance: Pedro Drumond
‘Tidal Wave’ – Criação e performance: Silent Partner
‘Roxy Music’ – Criação: Jonaz Sampaio e Léo BreedLove
Performance: Verônica Decide Morrer