Maurício Canterle retorna ao cinema com o Curta-Metragem “O Churras”
Santiago, RS – O cineasta Maurício Canterle Gonçalves, conhecido por sua contribuição ao cinema gaúcho, retoma as gravações com seu novo curta-metragem, O Churras, aprovado pela Lei Paulo Gustavo. Com uma trajetória marcada por produções premiadas, Maurício volta a explorar o universo audiovisual após um período dedicado à sua saúde mental.
Natural de Santa Maria, Maurício é formado em Publicidade e Propaganda pela UFSM e pós-graduado em Cinema pela Unisinos. Ao longo de sua carreira, dirigiu filmes como 1969 (2004), vencedor do prêmio de Melhor Curta na Mostra Local do Santa Maria Vídeo e Cinema, e Detalhe (2009), aclamado pela crítica e adquirido pelo SESC-SP. Seus projetos mais recentes, Espelho Hexagonal e Quanto Mais Suicidas, Menos Suicidas, também se destacaram em festivais nacionais e internacionais, consolidando seu nome no circuito cinematográfico.
“Quando eu gravo, eu me sinto vivo”
afirma Maurício lembrando a importância do cinema em sua vida, do gosto por trabalhar em equipe e de acompanhar desde o processo de produção. “Não é só o filme, o roteiro. É pela experiência toda”.
O Churras, que será filmado em plano sequência e em um único local, traz uma proposta intimista e reflexiva. A sinopse apresenta dois amigos assistindo a um jogo de futebol enquanto conversam sobre um filme imaginário. A escolha de uma narrativa simples e ao mesmo tempo profunda reflete o desejo de Maurício de explorar as nuances da interação humana e da criatividade artística.
As gravações estão programadas para o dia 28 de dezembro em Santiago, com uma equipe mista de profissionais locais e de outras regiões. O lançamento está previsto para agosto de 2025. curta reafirma o compromisso de Maurício com o cinema regional e a importância de projetos que impulsionam a cultura e o audiovisual no interior do estado.
CURTA: “O CHURRAS”
CURTA-METRAGEM
GRAVAÇÃO – 28/12/2024
LANÇAMENTO: AGOSTO DE 2025
SINOPSE: Dois amigos assistem um jogo de futebol enquanto conversam sobre um filme
imaginário.
FICHA TÉCNICA:
Elenco: Julio Cesar Aranda e Pablo Fernando Damian
Diretor: Maurício Canterle
Assistente de direção: Filipe Rosado
Diretor de fotografia: Pablo Zambeli
Foto still: Elias Tavares
Diretor de arte: Paulo Teixeira
Diretor de produção: Pedro Carrion
Assistente de produção: Gabe Silva
Maquiagem: Lohana Maidana
Alimentação: Rapha
Som Direto: Bruno Paniz
Trilha Sonora: Wallau
Acessibilidade: Mari
Assessoria de Imprensa: Rede Sina