“CORAÇÃO VELOZ” PROMOVE CONSCIENTIZAÇÃO NO TRÂNSITO ATRAVÉS DO TEATRO
Santa Maria receberá em 2025 o projeto “Coração Veloz”, um espetáculo teatral com texto e direção de Helquer Paez, que visa conscientizar o público sobre os perigos da imprudência no trânsito. A montagem é da Cia. Retalhos de Teatro, que celebra seus 30 anos de atuação na cena cultural. O projeto conta com financiamento da Lei de Incentivo à Cultura de Santa Maria (LIC/SM) e apoio do CFC Viacentro e da Unimed Santa Maria.
SINOPSE
A peça conta a história de três personagens: Anastácia, uma digital influencer; Seu Jorge, condutor de transporte escolar; e Daniboy, um motociclista. Cada um deles cometeu imprudências no trânsito e, como consequência, tiveram suas vidas drasticamente transformadas. No desenrolar da trama, os três são transportados para um universo paralelo, onde têm a chance de reviver o passado e mudar seus destinos através da conscientização sobre segurança no trânsito.
O elenco conta com Rafael Jacinto no papel de Seu Jorge, Julio Cesar Aranda como Daniboy e Karina Maia interpretando Anastácia.
AÇÕES DO PROJETO
O projeto “Coração Veloz – 2025” realizará 12 ações artísticas entre fevereiro e setembro, período que inclui a Semana Nacional do Trânsito. Ao todo, serão dez apresentações teatrais e duas oficinas de teatro destinadas a estudantes do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de diversas escolas de Santa Maria – RS.
A primeira apresentação ocorrerá no dia 3 de abril, na Escola de Ensino Fundamental Duque de Caxias, às 20h, para os alunos do EJA.
OFICINAS DE TEATRO COMO CONTRAPARTIDA SOCIAL
Duas oficinas serão ministradas pelos integrantes da Cia. Retalhos de Teatro, sob o tema “A Pessoa no Espaço Físico”. A proposta é proporcionar uma experiência prática na linguagem teatral por meio de jogos teatrais. A atividade é voltada para crianças da Educação Infantil e alunos do Ensino Fundamental, com duração de 1h30min, sendo realizada em espaços como salas de aula, auditórios ou pátios escolares.
O IMPACTO DA PEÇA
“Coração Veloz” nasceu da preocupação com o alto índice de acidentes de trânsito em Santa Maria. O autor e diretor Helquer Paez baseou-se em pesquisas junto ao DETRAN e ao CFC para criar uma narrativa que sensibilize os espectadores. A peça busca fomentar uma mudança de comportamento por meio da arte, reforçando conceitos como respeito às leis de trânsito, uso do cinto de segurança e atenção ao volante.
A iniciativa também visa atingir profissionais do setor de transportes, sendo uma ferramenta educativa utilizada em eventos empresariais voltados para motoristas e trabalhadores que percorrem as estradas do país. Com o sucesso das edições anteriores, o projeto planeja ampliar sua estrutura, adquirindo equipamentos para melhorar a qualidade das apresentações em diferentes espaços.
Com uma mistura de entretenimento e educação, “Coração Veloz” promete emocionar e conscientizar públicos de todas as idades, contribuindo para um trânsito mais seguro e responsável.