A adaptação, ou a capacidade de adaptação, é um conhecimento que possui profundas e relevantes implicações no processo evolutivo planetário.
Mas o seu oposto, a incapacidade de adaptação é a premissa de estagnação e de declínio de qualquer espécie, incluindo a humana.
E, sob este aspecto, em alguns casos, …
A adaptação, ou a capacidade de adaptação, é um conhecimento que possui profundas e relevantes implicações no processo evolutivo planetário.
Mas o seu oposto, a incapacidade de adaptação é a premissa de estagnação e de declínio de qualquer espécie, incluindo a humana.
E, sob este aspecto, em alguns casos, a espécie mais desenvolvida intelectual e emocionalmente, isto é, os seres humanos, esquecem-se de que adaptar-se é natural e que não se adaptar é nadar contra a correnteza da existência e, como consequência, permanecem inalterados em seus mesquinhos mundos
Impassíveis em seus retrógrados preconceitos
E imutáveis em suas miseráveis emoções.
E, ao escolherem tão limitante senda, tais pessoas abrem mão da possibilidade tremendamente enriquecedora de passarem por uma genuína metamorfose
Deixando de ser uma pessoa inferiormente domesticada, adornada por um estilo de vida egoísta e segregadora para o de um indivíduo intrinsicamente curioso
Dotado de uma alma livre, construtiva e altruísta que utiliza plenamente o breve espaço de 70-80 anos para revelar a beleza de sua essência
Para transparecer o encanto de seus gestos
E para espalhar a imortalidade de sua sabedoria.
Em outras palavras, as pessoas que não permitem que seus naturais impulsos de adaptação e evolução ocorram, a vida, infelizmente, se torna um frívolo passatempo desperdiçado por alguém aprisionado num corpo que sobrevive sem rumo e sem significado dentro de um certo período histórico, basicamente repetindo antiquadas e desnaturadas ações que, em outros tempos, outros insensatos mecanicamente também o fizeram.
E, assim o fazem, até que o último suspiro do sopro mágico da vida seja retirado de seu frágil e decadente aglomerado de carne e ossos.
Por outro lado, também existem aqueles que abraçam a simplicidade da natureza e, em seus caminhos, questionam, mudam, tentam, inventam, reconstroem, evoluem, se adaptam, renascem várias vezes em vida, e, como o sol, brilham exuberantemente em cada segundo de suas jornadas e, ao fazê-lo, se tornam um raio de luz que iluminam,
Que aquecem,
Que incentivam
E que libertam as essências humanas.
Somos frutos da adaptação e da evolução e, nesse aspecto, o que você está fazendo para manter a jornada ascendente humana em sua mais auspiciosa trajetória?
Como citar este pensamento:
Cargnin dos Santos, Tadany. Como manter a vida em ascensão?
Se você deseja receber estes pensamentos e poemas diretamente no seu WhatsApp, envie uma mensagem para +91 9503299259 (Índia), que te adicionarei à lista (não é grupo).
Photo by Kanhaiya Sharma on Unsplash