A participação feminina no pleito de 2020
Santa Maria tem 53 mulheres a mais concorrendo à Câmara de Vereadores nas eleições municipais deste ano em relação ao pleito de 2016. Conforme os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), das 348 candidaturas registradas em 2020, 235 são de homens e 113 são femininas.
A presença masculina nas urnas continua muito maior que a feminina no país: das 509,9 mil candidaturas, 388,8 mil são de homens (68,6%), enquanto as mulheres somam 184,3 mil (33,3%). O tema será debatido em live do Paralelo 29 com transmissão na Rede Sina (veja abaixo).
Como em Santa Maria, onde das seis chapas à prefeitura apenas duas têm mulheres em sua composição, e ainda como vices, o cenário brasileiro mostra que há mais representantes femininas concorrendo vagas dos legislativos municipais. Das mulheres concorrentes, 177,8 mil (96,4%) disputam cadeiras legislativas, enquanto 4.054 concorrem de vice, e apenas 2.516 concorrem a prefeita. Em contrapartida, 336,9 mil homens concorrem a vereador, 16,6 mil a prefeito e 15,2 mil a vice-prefeito. Leia matéria completa no site Paralelo 29.
Vitrine, propagandas capenga, paternidade assumida e vice na Capital
O primeiro dia do horário eleitoral gratuito começou tumultuado em Santa Maria. Com maior alcance de TV aberta, a RBS Santa Maria só veiculou, às 13h, os programas de três dos seis candidatos a prefeito. Foram ao ar somente as propagandas de Jader Maretoli (Republicanos), de Luciano Guerra (PT) e de Sergio Cechin (Progressistas). As inserções dos concorrentes a vereador também não foram veiculadas.
Isso é inédito. Já ocorreu de programas de candidatos serem retirados do ar por não estarem adequados à legislação eleitoral, mas, no caso de três majoritárias de uma só vez e mais as inserções de vereador, nunca havia acontecido.
Dos candidatos a prefeito, ficaram de fora Evandro de Barros Behr (Cidadania), Jorge Pozzobom (PSDB) e Marcelo Bisogno (PDT). As assessorias informaram que os programas foram entregues e alegam que o problema teria ocorrido com a plataforma utilizada pela RBS, que teria travado as propagandas e que algumas, inclusive, teriam ido parar em outras cidades. Leia mais noticias da coluna Giro do Paralelo no site Paralelo 29.
Live debate horário eleitoral e as mulheres na eleição
Além de uma coluna semanal publicada na Rede Sina, a cada 15 dias, o Site Paralelo 29 tem um espaço nas redes sociais e faz uma live com os editores do portal, jornalistas Jaqueline Silveira e José Mauro Batista, normalmente às segundas-feiras. Excepcionalmente nesta semana devido ao feriadão, ocorreu na tarde desta terça-feira (13). A análise do horário eleitoral gratuito e a participação das mulheres na eleição de Santa Maria dominaram a live. Confira:
Romaria da Medianeira será virtual em 2020
Pela primeira vez em quase 80 anos de história, a Romaria Estadual de Nossa Senhora Medianeira, em Santa Maria, não será realizada no formato tradicional. A 77ª edição do evento está confirmada para o segundo domingo de novembro, dia 8, mas em 2020, devido à pandemia de Covid-19, não haverá a procissão que sai de manhã da Catedral Metropolitana, na Avenida Rio Branco, em direção ao Santuário Basílica, no bairro que leva o nome da homenageada. Os devotos acompanharão as celebrações em casa, pela TV e pela internet.
A romaria virtual foi a alternativa encontrada pela Igreja Católica para manter uma das maiores e mais tradicionais festas religiosas do Rio Grande do Sul e do Brasil. Anualmente, segundo os organizadores e a Brigada Militar, mais de 300 mil romeiros participam da caminhada e das missas, tanto na Catedral quanto no Parque da Medianeira, onde fica o santuário. Leia mais no site Paralelo 29