Home / * PORTAL / Clipe Gargalo de Renan Barbosa (especial para Rede Sina)

Clipe Gargalo de Renan Barbosa (especial para Rede Sina)

Gargalo

(Kaneu Ramos/Renan Barbosa)

A cada passo
No descaminho
Busco teu rosto
Em desalinho
A cada gota
Me desmantelo
Bebo meu trago
De dor e zelo
A cada corte
Traço teu nome
Troço da morte
Trituro a fome
Você nem nota
Quando me calo
Segue à procura
do próprio falo
Se cada nota
Fecha a garganta
Solte essa puta
Sepulte a santa

Renan Barbosa. Foto: André D’ugo

Sobre Renan Barbosa:

Paraibano de Campina Grande, iniciou a carreira artística em 1988, num festival de MPB, interpretando a canção “Destino”, de sua autoria, premiada como Melhor Letra. Ali, era apenas um tímido estudante de Medicina que subia ao palco pela primeira vez na vida, mas nunca mais parou de cantar e compor.
Em 1993, mudou-se para Ribeirão Preto (SP) onde, além de especializar em Psiquiatria no Hospital das Clínicas da USP, deu continuidade aos projetos musicais, em teatros, casas de shows e SESCs do interior paulista. Desde
2005 reside na cidade de São Paulo, e concilia música e medicina de modo harmônico e com devoção extrema aos dois ofícios.
Na capital paulista alcançou maior visibilidade, consolidando uma sólida trajetória em espaços como CEUs e SESCs, Villaggio Café, Café Piu Piu, Vermont Itaim, Espaço Tu, Ao Vivo Music, Bistrô Esmeralda, Teatro da Rotina e Teatro Bruta Flor.
Em 2011, foi o idealizador, produtor e um dos cantores do show “Os homens de Chico”, com vinte e uma canções que incluíam somente personagens masculinos de Chico Buarque, apresentado em três sessões (com ingressos esgotados) no teatro do SESC Pompeia – São Paulo.
​Preferindo o contato ao vivo com a plateia, só aos 25 anos de carreira, no final de 2014, produziu e lançou o primeiro CD, A voz do agora, distribuído pela Tratore. O projeto teve direção musical de Dino Barioni, participações especiais de Toninho Ferragutti e Mário Manga, fotografia de Gal Oppido e incluiu composições inéditas de MPB, de compositores como Fred Martins, Francisco Bosco, Alice Ruiz e Mário Martinez, Cassandra Véras,
Coletivo Cabeu, entre outros. O show “A voz do agora”, lançamento do CD homônimo, teve várias apresentações na cidade de São Paulo entre 2015 e 2016.
Em 2016, estreou o show “do desejo”: um mergulho no universo do desejo a partir do cancioneiro de Chico Buarque (exclusivamente com personagens femininas) e poemas de Hilda Hilst. Esse projeto, um dos mais bem sucedidos de sua carreira, foi apresentado em S. Paulo, João Pessoa e Campina Grande, ao longo dos três anos seguintes.
Entre 2016 e 2019, outros shows vieram: “Viço”, “Singularplural”, “Se todo mundo sambasse seria tão fácil viver”, “A vida se alarga quando um ponto finda”, “Passagem da noite”. ​

Em novembro de 2019, lançou o EP “Não sou melhor do que tu”, disponível em todas as plataformas digitais. No show, além das músicas do EP, assinadas por Renan e seus parceiros, clássicos da MPB e canções de Vitor Ramil e Chico César. ​Neste trabalho, incorpora uma estética roqueira, inspirada nos ídolos Cássia Eller e Cazuza. O show de lançamento ocorreu em novembro de 2019, no Espaço da Companhia da Revista, em São Paulo. Em 2020, com as restrições da pandemia, lançou vídeos de quarentena nos canais digitais. Este ano, prepara a volta aos palcos e trabalha na produção de um novo EP.
Renan passeia com liberdade e pertinência por todos os ritmos da nossa música. A voz forte, de timbre original, também surpreende pela suavidade, com um acento ao mesmo tempo agreste e extremamente urbano. Chama a atenção pela presença de palco e o modo como se apropria das verdades da letra. A ligação com a palavra se explica
porque o artista, que na adolescência chegou a vencer alguns concursos de contos, tem três irmãos jornalistas, é ex-professor de escrita criativa e se espelha nos ídolos Noel Rosa, Dorival Caymmi e Chico Buarque para contar histórias através da canção.

Please follow and like us:

Comente

comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.