É nesta quinta, 4, às 19h30 a Cerimônia de Premiação do 5º Prêmio Abra (assista no vídeo acima).
A Associação Brasileira de Autores Roteiristas – ABRA realiza o 5º Prêmio Abra de Roteiro. Os finalistas concorrem em onze categorias e foram escolhidos por membros da associação. Além das onze citadas, a comissão do prêmio ainda vai consagrar os prêmios de: Prêmio da Crítica, Roteirista do Ano e Prêmio Abraço (de Excelência em roteiro para os roteiristas em ascensão). A comissão do prêmio da crítica é composta pelos críticos: Cristina Padiglione (TelePadi / Folha), Flavia Guerra (Plano Geral – podcast), Carol Moreira (Modus Operandi/You Tube), Nilson Xavier (TV História), Arthur Gadelha (Presidente da Aceccine- Ceará / autor do Ensaio Crítico) e Marco Aurélio (Cinemas Afro-Atlânticos). A roteirista homenageada desta edição será a Adélia Sampaio e o prêmio Parceria será dado ao ICAB (Instituto de Conteúdos Audiovisuais Brasileiros) em virtude das iniciativas de incentivo disponibilizadas aos profissionais do audiovisual durante a pandemia.
Nascida em Belo Horizonte em 1944, Adelia Sampaio é a primeira mulher negra a dirigir um filme de longa-metragem no Brasil. Estreou como roteirista e diretora em 1979, com o curta-metragem Denúncia Vazia. Em 1984 lançou seu primeiro longa-metragem, Amor Maldito, do qual também foi roteirista e produtora. O filme inaugura a temática lésbica no cinema brasileiro, contanto a história real de amor entre duas mulheres. Dirigiu em 1987 o documentário Fugindo do Passado: Um Drink para Tetéia e História Banal, sobre a Ditadura Militar no Brasil. Em 2001, dirigiu o longa AI-5 – O Dia Que Não Existiu, em parceria com o jornalista Paulo Markun. Em 2018, dirigiu e escreveu o curta-metragem O Mundo de Dentro, que estreou no Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo. Aos 76 anos, Adelia Sampaio segue desenvolvendo projetos para cinema que devem ganhar as telas nos próximos anos. A escolha do seu nome como roteirista homenageada reforça a importância de mais representatividade dentro da indústria do audiovisual brasileira.
Durante a cerimônia também está prevista homenagens:
Ao associado e roteirista Márcio Tadeu dos Santos, além de outros roteiristas, escritores e artistas que faleceram entre o ano passado e esse ano, vítimas da Covid-19 ou por outras circunstâncias: Artur Xexéo, Cadu Barcellos, Paulo José, Renata Pallotini, Sandro Lopes, Vânia Debs e Nani.
Ao humorista Paulo Gustavo: O ator e roteirista Emiliano D’Ávila fará depoimento ao amigo e humorista Paulo Gustavo cujo nome do prêmio leva o nome do ator e comediante dado aos longas de Comédia – Prêmio Paulo Gustavo.
Ao autor de novelas Gilberto Braga falecido recentemente, com a participação (em vídeo) de seu parceiro de escrita o autor Ricardo Linhares, as atrizes Alessandra Negrini e Malu Mader e a roteirista Carla Faour.
Saiba mais sobre: https://www.premioabra.art.br/
(última atualização 05/11/2021 – 13h)
5º PRÊMIO ABRA/2021
CONHEÇA OS VENCEDORES:
SINA EM PAUTA: BATE-PAPO COM FINALISTAS DO PRÊMIO ABRAÇO / PRÊMIO ABRA (01/11 – SEG – 19H)
CONHEÇA TODOS FINALISTAS:
SINA EM PAUTA: BATE-PAPO COM FINALISTAS DO PRÊMIO ABRAÇO / PRÊMIO ABRA (01/11 – SEG – 19H)
VEJA TAMBÉM:
SINA EM PAUTA: BATE-PAPO COM FINALISTAS DO PRÊMIO ABRAÇO / PRÊMIO ABRA (01/11 – SEG – 19H)
VEJA COMO FOI A LIVE COM OS ROTEIRISTAS DO PRÊMIO ABRAÇO
SINA EM PAUTA: BATE-PAPO COM FINALISTAS DO PRÊMIO ABRAÇO / PRÊMIO ABRA (01/11 – SEG – 19H)