A ABRA – Associação Brasileira de Autores-Roteiristas publicou nesta sexta-feira, 5 de outubro uma carta aberta de roteiristas em defesa da democracia.
Confira:
“CARTA ABERTA: ROTEIRISTAS EM DEFESA DA DEMOCRACIA
A ABRA – Associação Brasileira de Autores-Roteiristas – é uma associação que congrega 450 Autores-Roteiristas, que escrevem para os mais variados formatos narrativos, de curtas, séries e webséries a novelas, filmes e minisséries. Tem entre seus quadros autores de diferentes espectros políticos e ideológicos.
Vemos com muita preocupação o turbulento cenário político que o Brasil enfrenta neste momento e queremos manifestar nosso absoluto repúdio a qualquer iniciativa que coloque em risco a democracia e a defesa intransigente dos direitos humanos.
É também com grande preocupação que a ABRA vê propostas de extinção do Ministério da Cultura ou da indicação de nomes para ocupá-lo que não têm qualquer histórico de execução de políticas públicas. Defendemos, desde já, a manutenção das políticas e avanços para o setor obtidos durante todo nosso período democrático, especialmente com a fundação da ANCINE em 2001, incorporando as conquistas dos últimos anos, como a criação do Fundo Setorial do Audiovisual, solidificando uma das indústrias mais fortes do país que cresce a uma média de 5% ao ano.
Como uma Associação defensora de Autores que trabalham essencialmente com sua liberdade criativa, a ABRA quer externar a necessidade da sociedade brasileira e dos candidatos que disputam a eleição de firmarem compromisso permanente com a liberdade de expressão. Repudiamos desde já qualquer ação que represente retrocesso e coloque em ameaça esse direito, como a censura e a restrição das liberdades de associação e manifestação que são fundamentais para o exercício do nosso ofício.
Atenciosamente,