Home / * PORTAL / * SINA AUTORAL / A moda está mais democrática

A moda está mais democrática

 

A palavra democracia está na moda, ou a moda está mais democrática? calmem, não irei falar de política, porém vestir-se, não deixa de ser também um ato político. Aliás, nós seres humanos  além de seres sociais, também somos seres políticos por natureza, filosoficamente falando.

Esta é nossa primeira conversa sobre moda aqui na coluna Guga  do REDE SINA. Meu foco será sobre o universo masculino na moda e para darmos o ponta pé inicial, pensei  que, falar em moda democrática nos dias de hoje, está  mais do que na moda. Ops!

Para algumas coisas sou muito metódico, sendo assim, em nossas conversas, diversas vezes desfilarão nesta passarela o significado de determinadas expressões. Então, já que iremos falar de democracia e moda, veremos o que é democracia e oque é moda.

Democracia, do grego demos, “povo”, e kratos, “autoridade”.

Segundo o dicionário Aurélio: ”1- Governo do povo; soberania popular; democratismo. 2-Doutrina ou regime político baseado nos princípios da soberania popular e da distribuição eqüitativa do poder.”

Moda vem do latim “modus” e significa “modo”, “maneira “e “comportamento”. Em francês “mode” : uso, hábito ou estilo. Já no inglês, a etimologia da palavra “fashion”  refere-se ao latim “factio”, significando, fazendo ou fabricando com caráter industrial.

Moda nada mais é do que a ligação do vestuário e o contexto histórico de determinados grupos.

Já que analisamos os significados lá em seus primórdios( isto está parecendo telecurso 2000 rsrsr) podemos voltar para os dias atuais e perceber que muita coisa faz sentido, ou nem tanto quando falamos em moda. O fato é que a moda está e deve ser democrática. Se na democracia é o povo que toma as decisões políticas e vestir-se é também um ato político, nada mais justo do que as pessoas decidirem o que irão vestir, como irão vestir e onde irão vestir, salvo determinadas regras e exceções, como os ambientes profissionais por exemplo, que também já estão sofrendo transformações e não estão mais tão formais como antigamente.

Com certeza a globalização contribuiu  muito para que a moda esteja mais democrática, e creio que cada vez mais, outras gerações irão considerar a moda mais democrática do que anteriormente e, assim sucessivamente.

Porém seguido questiono-me, será que a moda está mesmo mais democrática? Penso que, issoé muito relativo pois, este fator dependeria de que moda estamos falando e para quem estamos querendo atingir.

Com o advento da internet e consequentemente das redes sociais, percebe-se  uma grande circulação de informações, dicas, ativismos políticos, redes de ajuda, blogueiros de moda, grifes on-line etc…  Sabemos que a exclusão digital ainda é muito grande, porém não podemos ignorar o fato de que muita gente hoje em dia tem acesso à estas informações e, por este motivo creio que o acesso às informações esteja mais democrático(sobre moda e diversos outros temas), mas o que ainda seleciona ou exclui muitas pessoas é o fator financeiro.

Não vejo isso com um problema, pois ao mesmo tempo, que a moda antes era mais restrita aos grandes desfiles, coleções e à um determinado grupo, nos dias de hoje percebemos, empreendedores e diversos outros movimentos de pessoas engajadas em tornar a moda mais ampla e acessível. Creio que esta seja a grande tendência da moda nos dias de hoje, ser mais democrática.

As mídias hoje em dia falam muito em moda, estilo e personalidade. Porém, a grande problemática caso as pessoas não saibam  filtrar as diversas informações e opções disponíveis, seja o risco de colocarem as mãos nos ouvidos e começarem a gritar ou saírem que nem árvores de natal nas ruas rsrsrs.

O fato povo, é que a moda tem de ser assim, bem leve, descontraída e confortável. Falar em moda não é falar somente em grandes marcas e grifes. Falar e discutir sobre moda nos dias atuais, é refletir sobre sustentabilidade, sobre economia, sobre empreendedorismo, sobre inclusão social e diversos outros aspectos que envolvem a coletividade, a vida social e a harmonia com o meio ambiente.

Falar moda, é pensar, sobre as diversas, formas, tamanhos, cores, identidades, preços, acessibilidades, realidades e diversos outros aspectos culturais, econômicos e sociais.

Pois é galerinha, é sobre isso que iremos dialogar por aqui, pois para mim a moda deve ser bem assim, democrática, ou seja, para todas e para todos.

Até a próxima.

GUGA ROCHA

FB_IMG_1454403348235Gustavo Rocha ou “Guga Rocha” como é conhecido e gosta de ser chamado é natural de Santa Maria/RS. Estudou Ciências Sociais na UFSM, focando mais na Antropologia.

Nosso novo colunista é apaixonado por assuntos que envolvem moda, como sentido de expressão e comunicação. O cara também é muito ligado em música, principalmente eletrônica, porém não dispensa um bom samba de raiz e adora dançar até pingar. 

Guga também  simpatiza com as  causas de diversos  movimentos sociais, onde tem se engajado ultimamente, como militante no combate contra o racismo, o machismo e a homofobia.

Atualmente ele é comissário de voo  e semanalmente, Guga aterrissará aqui na página da REDE SINA, fazendo algumas abordagens sobre o universo que envolve a moda masculina.

 

Compartilhe

Comente

comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.