18/09 – Sexta-feira, 18h
#9 Giro da Maria Cult
Colaboradores: Deivid Pazatto e Paola Saldanha
Nesta edição: Lolli Flop, Leona Brilha, Olha Que Eu Viro Bicho!, Laura Fernandes, TV OVO, Pablo Cardoso, Eduardo Abramson, Deborah Rosa, Igor Tadielo e João Vitor Menezes
COMPETIÇÃO DRAG VIRTUAL
Enquanto RuPaul’s Drag Race não chega ao Brasil, na internet são criados inúmeros concursos virtuais inspirados no programa. Durante a pandemia, no Instagram, vários perfis surgiram com o intuito de celebrar a arte drag queen nacional. Artistas de todas as regiões do país são selecionadas e competem entre si, mostrando suas habilidades com maquiagem, looks e comédia.
Santa Maria tem duas representantes nos concursos virtuais. A drag Lolli Flop segue na competição do Corrida das Loucas, com ótimo desempenho. Das três provas realizadas até o momento, Lolli venceu uma e ficou entre as melhores em duas. O reality virtual ainda conta com duas juradas da cidade, as drags Magenta Cianureto e Lilly T.
Leona Brilha participa de outro concurso, o Corrida das Drags BRASIL. Semanalmente, Leona apresenta diferentes looks, de acordo com a temática estabelecida. No último desafio, após a prova que tinha como tema Super Vilãs, a drag foi escolhida pelo público e permanece na competição virtual.
Se você ficou curioso, acesse os perfis no Instagram (@corridadasloucas e @corridadasdragsvirtual) e apoie Lolli e Leona.
LIC/SM 2021: PERÍODO PARA INSCRIÇÃO DE PROJETOS COMEÇA NESTA SEXTA-FEIRA
Nesta sexta-feira (18/09), a Prefeitura Municipal de Santa Maria (PMSM), por meio da Secretaria de Município da Cultura, Esporte e Lazer, abriu o protocolo para ingresso de projetos culturais a serem incentivados pela Lei de Incentivo à Cultura de Santa Maria (LIC/SM) 2021. O prazo segue até 05 de outubro. A divulgação dos resultados será realizada em 04 de dezembro. Mais detalhes e documentos estão disponíveis no site da PMSM.⠀
⠀
Com intuito de apoiar a criação e produção, valorizar e difundir as manifestações culturais, promover o livre acesso da população a essas expressões e fomentar o desenvolvimento cultural local, a LIC/SM beneficia as seguintes áreas: Música e dança; Teatro, circo e ópera; Cinema, fotografia e vídeo; Literatura; Artes plásticas e artes gráficas; Folclore e artesanato; Acervo de patrimônio histórico; Museologia e Bibliotecas. Qualquer pessoa que realize a declaração de imposto de renda ou empresa taxada com base no lucro real, pode contribuir em projetos culturais, com doação ou patrocínio, por meio do mecanismo de incentivo fiscal. A LIC/SM utiliza como incentivo cultural parte da receita proveniente do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU), Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISSQN) e Imposto sobre Transmissão Inter Vivos de Bens Imóveis (ITBI)
LAURA FERNANDES LANÇA WEBSERIE SOBRE A MÚSICA POPULAR BRASILEIRA
A webserie Nosso amor, MPB é o novo trabalho de Laura Fernandes, que começa a ser veiculado hoje (18/09). Composta por cinco episódios, e o vídeo de apresentação, a artista retrata a MPB em alguns momentos históricos, os gêneros e movimentos culturais que a compõem. A produção, cantada e narrada, contou com as parcerias de o Filipe de Césaro, que acompanha nas canções, Estúdio Criativo Azzo, responsável pela construção audiovisual da abra e Vinicius Oliveira, responsável pela captação sonora das músicas.
O projeto, uma homenagem ao produtor e incentivador cultural Caca Ferrer – pai de Laura -, é viabilizado pelo edital municipal Viva Cultura 2020 e será publicado nas redes sociais da artista (Facebook, Instagram e YouTube), todas as sextas-feiras, durante as próximas semanas.
Enquanto você aguarda o lançamento da websérie, confira o episódio de apresentação:
https://youtu.be/tXgWvxwqFdM
E NO FIM DE SEMANA TEM LIVE…
• Peça Olha Que Eu Viro Bicho!, na plataforma Viva o Palco
Desde às 9h de quarta-feira (16/09), está disponível, na plataforma Viva o Palco, a comédia Olha Que Eu Viro Bicho. O espetáculo, que ficará no ar até às 9h da próxima segunda-feira (21/09), é uma parceria entre o Teatro da Juventude do Rio de Janeiro com o Theatro Treze de Maio. A live, dirigida ao público infantil, tem interpretação do ator Marcelo Dusi e produção de Luiz Arthur.
Olha Que Eu Viro Bicho! é um trabalho que procura divertir e estimular a curiosidade do público através das peripécias de um detetive muito destrambelhado: Pirandelo Reco-Reco é um cidadão multifacetado, que no momento investiga uma ocorrência na residência do acadêmico Prof. Dr. Livronildo Libreto da Silva Xavier, figura ilustre da sociedade de Volta Grande do Mato Pequeno.”
O espetáculo tem classificação livre e o ingresso custa R$10,00. Para assistir, é necessário fazer um cadastro no site www.vivaopalco.com.br. A plataforma Viva O Palco, lançada pelo Theatro Treze de Maio, tem o objetivo de manter viva as atividades artísticas de Santa Maria.
• Live Farroupilha
Logo mais, às 20h, Pablo Cardoso, Eduardo Abramson, Deborah Rosa, Igor Tadielo e João Vitor Menezes participam de uma live farroupilha no DT Querência das Dores. O musical feito pelos artistas será transmitido pelo Instagram e Facebook do Clube Dores.
Devido a pandemia do Covid-19, a tradicional Semana Farroupilha do estado passou por algumas alterações e também chegou às redes sociais. Muitos centros tradicionalistas, para não ficarem sem suas comemorações, optaram pela realização de live shows.
• Documentário da TV OVO exibido no Festival de Cinema de Gramado
De sábado (19/09) até terça-feira (22/09), o documentário Quando Te Avisto, produzido pela TV OVO, estará disponível no Canal Brasil Play. O curta, dirigido por Neli Mombelli e Denise Copetti, integra a Mostra Gaúcha de Curtas e concorre a premiações. As exibições em plataforma de streaming fazem parte das mudanças aplicadas ao 48º Festival de Cinema de Gramado, que será totalmente virtual em 2020.
A produção santamariense retrata a presença indígena na cidade e foi desenvolvida a partir de oficinas de formação audiovisual, nas escolas das aldeias Guarani e Kaingang. Além do documentário, a iniciativa também propiciou a criação de vídeos pelos estudantes indígenas. Entre eles, Mbya Arandu (Saber Guarani), que foi escolhido como melhor documentário, no prêmio especial do júri no 13º Curta Taquary – Festival Internacional de Curta-Metragem, em Pernambuco.
Colaboradores:
Siga Maria Cult no Instagram e Facebook